CARTA AO LEITOR

Mais uma vez:

só unida a classe produtora será capaz de defender seus interesses

“Éimportante frisar que, apesar de o preço do leite avançar, isso não significa lucro para o produtor.” Tomando emprestada esta frase do relatório de março da Coluna do Cepea, escrita pela pesquisadora Natália Grigol, constatamos que a situação do produtor de leite ainda está longe de ser satisfatória. Nos últimos tempos, sobe o preço do leite, porém sobem mais os preços dos insumos… Ainda patinando nesse círculo vicioso, mais um problema surge para prejudicar o setor leiteiro: a retirada da alíquota de importação de queijos pelo Ministério da Economia e pela Camex.

A Abraleite está à frente dessa luta e já encaminhou ofício às autoridades competentes pleiteando, com sólidos argumentos, que essa decisão equivocada seja anulada, segundo destacou Geraldo Borges, presidente da entidade. Mais uma vez, conforme a Balde Branco tem defendido em quase todas as suas edições: só a mobilização e a união dos produtores em suas entidades representativas será capaz de fortalecer a classe produtora de leite.

Agora, falando desta edição, o destaque é a água. Aproveitando o Dia Mundial da Água, comemorado no mês passado, trazemos o exemplo de uma valiosa iniciativa, que se constitui na prática de proteção desse recurso inestimável. Trata-se do programa Produtor de Água, com exemplos de fazendas leiteiras do Vale do Paraíba.

Tema também superimportante são as pesquisas sobre melhoramento genético dos bovinos leiteiros. E aqui dois exemplos de pesquisas: marcador molecular, o DPR, que é um indicador da fertilidade da matriz, que vai contribuir para a eficiência reprodutiva do rebanho. A outra pesquisa traz o índice de tolerância ao estresse térmico de animais Girolandos. Os resultados da pesquisa serão apresentados pela associação da raça durante a Megaleite 2022.

A nossa entrevistada da edição é Débora Pereira, jornalista brasileira que vive na França, onde se tornou mestra queijeira de renome internacional. Profunda conhecedora do universo dos queijos artesanais, ela fala sobre esse segmento que cresce no Brasil.
Boa leitura!

João Antônio dos Santos

Editor

EXPEDIENTE

Editor

João Antônio dos Santos
editor@baldebranco.com.br

Repórter

Erick Henrique
reporter@baldebranco.com.br

Edição de Arte

Casa da Arte
cdadesign@outlook.com

Colaboradores

Denis Teixeira Rocha
Gisele Dela Ricci
Glauco Rodrigues Carvalho
Jéssica Olivier
João Carlos de Faria
Kennya B. Siqueira
Luiz H. Pitombo
Natália Grigol
Paulo do Carmo Martins
Pedro Arcuri
Sophia Honigmann
Wiliam Tabchoury

Diretoria Comercial

Marianna Correa
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9-9975-6429

Representante comercial

Viviane Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953-6952

Assinaturas

Alessandra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (whatsapp)

Escritório central
(11) 99480-8631 wattsapp

Coordenação Administrativa

Cristhiane Melo
(11) 99480-8631
(11) 97028-5684

Edição: 19.000 exemplares

Assinatura anual: R$ 140,00
Exemplar atrasado: R$ 14,00

Autorizamos a reprodução total ou parcial de nossos artigos, desde que mencionada a fonte.

Os conceitos emitidos nos artigos assinados ou nos anúncios de publicidade são inteiramente de responsabilidade de seus autores, não traduzindo necessariamente a opinião da revista.

Balde Branco é uma publicação registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Imprensa (6º Ofício) sob nº 20963 de 12.01.90.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?