CURTAS

Raça Girolando tem queda de 40% nas emissões de metano, aponta estudo

O dia 1° de fevereiro marca o reconhecimento oficial do Girolando como raça bovina brasileira pelo Ministério da Agricultura, fato que ocorreu no ano de 1996. Segundo a Associação de Criadores da raça, o Girolando atende o conceito de “vaca do futuro”, que se baseia em um animal que cause menor impacto ambiental, tenha maior eficiência em produção, seja tolerante às mudanças climáticas e que contribua para a redução na emissão de gases de efeito estufa. Estudos realizados pela Embrapa Gado de Leite ao longo de 18 anos (2000 a 2018) comprovam a sustentabilidade da raça. Houve aumento de 60% na produção de leite de bovinos da raça Girolando, enquanto a emissão de metano apresentou redução de 40% no período estudado. “É uma alternativa importante para os produtores de leite contornarem os desafios climáticos, fazendo com que seja possível atender aos requisitos da COP-26, em um dos cinco pilares, a agricultura e pecuária de baixo carbono e preservando as condições de bem-estar animal”, destaca o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Barbosa da Silva, responsável pelas avaliações genéticas e genômicas do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).

DIRETOR DA EPAGRI É ELEITO PARA A PRESIDÊNCIA DO CBQL

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri, Vagner Miranda Portes (foto), é o presidente eleito do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL). Ele assume o cargo para o mandato 2023/24. O CBQL é uma entidade civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que trabalha em em prol da qualidade do leite e derivados produzidos em território nacional. Portes explica que a missão do CBQL é promover a qualidade do leite e derivados no Brasil, “dentro de um rigor científico, com muita responsabilidade social”. Assim, a entidade se propõe a ser um fórum permanente para fornecer e motivar o estabelecimento de mecanismos para promoção da qualidade do leite e derivados no País, sempre zelando pela sanidade dos alimentos lácteos e pela sustentabilidade da cadeia produtiva.

ABCSINDI PROMOVE ENCONTRO TÉCNICO EM UBERABA

Com o intuito de debater sobre o futuro da raça Sindi no Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi) promoveu, em fevereiro, o Fórum e Encontro Técnico “Cenários e perspectivas para a raça Sindi”. O evento técnico tem parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e ocorreu na sede da entidade, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A programação incluiu painéis de discussão e palestras acerca do mercado pecuário brasileiro, características fenotípicas e produtivas de acordo com o padrão racial da raça Sindi, resultados da raça em programas da ABCZ, manejo eficiente, modelos de produção e futuro da raça. O presidente da ABCSindi, Orlando Procópio, destacou a importância dos debates para o fortalecimento do setor e a promoção do Sindi. “O crescimento expressivo da raça é muito bom, mas nos traz essa preocupação, pois todo crescimento precisa ser alicerçado. Este é um encontro no qual estamos envolvendo técnicos da ABCZ, jurados, além de criadores, já que são eles que balizam o dia a dia da raça, seja nas exposições ou nas propriedades.”

Colacap inaugura uma nova loja em Cachoeira Paulista-SP

Uma nova e moderna loja foi inaugurada em fevereiro pela Cooperativa de Laticínios de Cachoeira Paulista (Colacap), beneficiando não só os seus associados, mas também a toda a população da cidade, que ganhou um novo local para realizar suas compras. A construção, que teve um investimento de cerca de R$ 3 milhões, incluindo parte do estoque de mercadorias, faz parte de um plano estratégico definido pela atual diretoria, ao assumir a Colacap há cerca de dois anos. A expectativa, segundo presidente Marcelo Bonci, é ter o retorno desse valor nos dois primeiros anos e um incremento imediato de ao menos 50% no volume de vendas. “A loja é o braço direito da cooperativa e nos ajuda a manter e a passa pelas dificuldades da venda do leite spot. O produtor ganha porque vai ter mais produtos na loja que, vendendo mais, também lhe traz maior ganhos”, disse Bonci.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE LEITE A ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM NOVO HORIZONTE

A iniciativa teve início em fevereiro e foi apresentada pelo prefeito de Novo Horizonte (SP), Fabiano Belentani, ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antônio Junqueira. Na primeira etapa, a distribuição será destinada às creches e escolas de tempo integral, tanto municipais quanto estaduais. Ao todo, mais de 1.900 alunos serão beneficiados pelo programa. A estimativa da prefeitura de Novo Horizonte é oferecer algo em torno de 1.300 litros de leite por semana. Para o secretário de Agricultura, a iniciativa serve como modelo de gestão e de exemplo aos demais órgãos governamentais. “Gostaria de frisar que essa ação está de parabéns e isso é muito importante para a população e estudantes, que terão um alimento saudável e de qualidade. Também para que outras prefeituras adotem o programa como exemplo”, enfatizou Junqueira.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?