Um rebanho que tem uma alimentação eficiente apresenta efeitos positivos na saúde das vacas e na produção de leite. Atentos a isso, os produtores de Goiás têm aderido, de maneira crescente, às soluções oferecidas pela Lely, empresa holandesa, referência em automação para pecuária leiteira. O diretor comercial da Lely, Ricardo Goulart, conta que, até o momento, 18 unidades do Juno já foram vendidas e 12 instaladas no Estado. “Esta evolução é um forte indicativo de que os produtores têm acompanhado o novo modelo de negócio do agro como um todo, que, cada vez mais, requer inovação e tecnologia”, diz Goulart. Outro exemplo que demonstra essa mudança de cenário em Goiás é o crescente interesse dos produtores pelo robô de ordenha Lely Astronaut A5. “Até o início do próximo ano, sete fazendas terão o sistema instalado, e a primeira instalação já feita, inclusive, marcando a chegada da ordenha automatizada na região”, afirma.
A genética ABS se solidifica na liderança do mercado, ocupando lugar de destaque no Sumário de Touros do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), divulgado no dia 6 de junho, durante a Megaleite. O touro Robber (foto) foi o grande destaque, com GPTA Leite de 2.596 kg, se confirmando o número 1 da Raça Girolando. “O Robber aumentou bastante seu GPTA Leite e está muito acima do segundo colocado. É o grande destaque da raça Girolando”, ressalta o gerente de Mercado e Contas-Chave Leite ABS, Marcello Mamedes.
O exemplar Berlim FIV Imperial, animal da raça Girolando 3/4, que integra a bateria da Alta Genectis do Brasil e pertence à Fazenda Imperial, é o Grande Campeão da raça na Megaleite, realizada de 7 a 10 de junho, em Belo Horizonte (MG). Para saber mais sobre o touro, acesse o site da central www.altagenectis.com.br.
A utilização de endectocidas, produtos que controlam tanto as principais infecções por verminoses quanto as infestações por parasitas externos como bernes e carrapatos, é muito recomendada pelos mais diversos profissionais da área e tem sido uma prática de grande valia devido à sua praticidade. Entretanto, a preocupação com os períodos de carência para o leite e o abate dos animais tratados deve ser levada em conta, especialmente quando se empregam endectocidas, que, dependendo das formulações, costumam ser bastante longos. Desenvolvido com o princípio ativo eprinomectina, o Eprecis tem “carência zero” para o leite das vacas tratadas e de apenas 12 dias para o abate. A solução também é segura para vacas prenhes em qualquer estágio da gestação. “Além de levar em conta a eficiência e a segurança para os animais e consumidores de proteína de origem animal, a formulação do Eprecis traz segurança e conforto para o produtor rural, sem precisar interromper os seus processos”, explica o gerente de serviços veterinários para bovinos da Ceva, Marcos Malacco.
Durante o evento, que foi realizado entre 7 e 10 de junho, em Belo Horizonte (MG), especialistas da empresa mostraram diferenciais das tecnologias Bovigold, Mycofix Plus 5.0 e Feproxi, além da moderna ferramenta Smartmilk, voltadas para fazendas e bovinos de leite. “Foi muito bom poder voltar para a Megaleite e apresentar soluções que realmente são benéficas para o produtor e seus animais”, afirma o gerente técnico Latam de Gado de Leite da DSM-Firmenich, Marcelo Machado. “O principal objetivo dessas tecnologias é garantir maior lucratividade nas fazendas leiteiras, com a otimização dos índices zootécnicos relacionados à reprodução e produção”, explica.
A companhia de saúde animal oferece ao mercado o produto Catofós B12, um fortificante injetável de alta performance à base de Butafosan (Fósforo 100% orgânico) e vitamina B12, que contribui para o incremento do metabolismo energético animal. Segundo a JA Saúde Animal, a solução melhora o desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho.
No dia 8 de junho ocorreu o 3º Debatec – Cenatte Embriões, realizado em Belo Horizonte (MG). O Debatec foi criado em 2017 com o objetivo de proporcionar um momento de integração e discussão entre os profissionais que trabalham com a empresa durante todo o ano. “Este encontro apresentou, por meio de palestras técnicas ao longo do dia, avanços tecnológicos que auxiliam no campo, inovações que a empresa levará aos seus parceiros durante o ano e perspectivas do mercado nacional e internacional de embriões”, destaca o coordenador de parcerias comerciais e filiais, Felipe Machado. Na ocasião, o time de especialistas da central ministrou a palestra “Oportunidades Mercadológicas do Setor de Genética Bovina e Perspectivas Futuras do Mercado de Embriões no Brasil”, com Daniel Carvalho (diretor de Mercados Semex Brasil) e Carlos Pellegrino (gerente comercial Cenatte Embriões).
Todos os Direitos Reservados - Balde Branco © 2023
Personalidade Virtual