A cada dia mais mulheres se destacam no Agro - Digital Balde Branco

CARTA AO LEITOR

A cada dia mais mulheres

se destacam no Agro

Ano após ano, na come­mo­ra­ção do Dia da Mulher, em 8 de mar­ço, vemos um cená­rio em ple­na evo­lu­ção. Com a cele­ri­da­de das tec­no­lo­gi­as digi­tais das redes soci­ais, cons­ta­ta­mos o gran­de núme­ro de mulhe­res que vêm ganhan­do visi­bi­li­da­de por suas ações no setor, por meio de lives, entre­vis­tas vir­tu­ais, fotos e víde­os no Ins­ta­gram, You­tu­be, Face­bo­ok… São pro­fis­si­o­nais que “fazem e acon­te­cem” em seu tra­ba­lho, par­ti­cu­lar­men­te na cadeia pro­du­ti­va do lei­te. São pro­du­to­ras, empre­en­de­do­ras, pes­qui­sa­do­ras, pro­fes­so­ras do ensi­no supe­ri­or, con­sul­to­ras téc­ni­cas. Todas mos­tran­do sua con­tri­bui­ção para o engran­de­ci­men­to da ati­vi­da­de leiteira.

E, mui­tas vezes, che­ga­ram a esse pata­mar ven­cen­do desa­fi­os de toda a sor­te e sem esmo­re­cer. Exem­plos que podem ser­vir de ins­pi­ra­ção para que mui­tas outras mulhe­res bus­quem empo­de­ra­men­to para enri­que­cer sua ati­vi­da­de, sua pro­fis­são, sua auto­es­ti­ma e a melho­ria de ren­da, jun­ta­men­te com a famí­lia. Para mos­trar alguns exem­plos de pro­fis­si­o­nais envol­vi­das em dife­ren­tes aspec­tos da cadeia pro­du­ti­va do lei­te, a Bal­de Bran­co con­ver­sou com algu­mas delas. Leia em nos­sa repor­ta­gem especial.

E, tocan­do nos­sa pau­ta para levar impor­tan­tes con­tri­bui­ções aos pro­du­to­res, no item rela­ci­o­na­do à nutri­ção, ela­bo­ra­mos duas repor­ta­gens, com os temas adi­ti­vos ali­men­ta­res na die­ta das vacas e bene­fí­ci­os da sila­gem de grão de milho rei­dra­ta­do. Duas tec­no­lo­gi­as que aju­dam a incre­men­tar a produtividade.

Como exem­plo de amor à ati­vi­da­de lei­tei­ra, pro­fis­si­o­na­lis­mo e boa ges­tão, con­ver­sa­mos com o pro­du­tor Ale­xan­dre Fors­sell Tos­ca­no, da Fazen­da São Sebas­tião, em São José do Bar­rei­ro (SP). Vale a pena conhe­cer todo o seu pla­ne­ja­men­to para ganhar esca­la de pro­du­ção, pro­du­ti­vi­da­de e qua­li­da­de do leite.

Outro des­ta­que vai para os cui­da­dos que o pro­du­tor deve ter quan­to ao arma­ze­na­men­to dos ali­men­tos dos bovi­nos, para evi­tar os ris­cos de con­ta­mi­na­ções por micror­ga­nis­mos, sobre­tu­do fun­gos, que pro­du­zem as mico­to­xi­nas, mui­to pre­ju­di­ci­ais à saú­de dos ani­mais e, por exten­são, das pes­so­as. Por últi­mo, a entre­vis­ta com Leni­ra El Faro Zadra, do Ins­ti­tu­to de Zoo­tec­nia de São Pau­lo, que traz a visão e a expe­ri­ên­cia da mulher na pes­qui­sa cien­tí­fi­ca na área da bovi­no­cul­tu­ra de leite.

Boa lei­tu­ra!

João Antô­nio dos Santos

Edi­tor

 

EXPE­DI­EN­TE

 

Edi­tor

João Antô­nio dos San­tos
editor@baldebranco.com.br

Repór­ter

Erick Hen­ri­que
reporter@baldebranco.com.br

Edi­ção de Arte

Casa da Arte
cdadesign.com.br

Cola­bo­ra­do­res

Denis Tei­xei­ra Rocha
Glau­co Rodri­gues Car­va­lho
João César de Resen­de
Luiz H. Pitom­bo
Natá­lia Gri­gol
Pau­lo do Car­mo Mar­tins
Pedro Arcu­ri
Rafa­el Ribeiro

Dire­to­ria Comercial

Mari­an­na Cor­rea
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9–9975-6429

Repre­sen­tan­te comercial

Vivi­a­ne Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953–6952

Assi­na­tu­ras

Ales­san­dra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (what­sapp)

Escri­tó­rio cen­tral
(11) 99480–8631 wattsapp

Coor­de­na­ção Administrativa

Cristhi­a­ne Melo
(11) 99480–8631
(11) 97028–5684

 

Edi­ção: 19.000 exemplares

Assi­na­tu­ra anu­al: R$ 140,00
Exem­plar atra­sa­do: R$ 14,00

Auto­ri­za­mos a repro­du­ção total ou par­ci­al de nos­sos arti­gos, des­de que men­ci­o­na­da a fonte.

Os con­cei­tos emi­ti­dos nos arti­gos assi­na­dos ou nos anún­ci­os de publi­ci­da­de são intei­ra­men­te de res­pon­sa­bi­li­da­de de seus auto­res, não tra­du­zin­do neces­sa­ri­a­men­te a opi­nião da revista.

Bal­de Bran­co é uma publi­ca­ção regis­tra­da no INPI — Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pro­pri­e­da­de Indus­tri­al sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Impren­sa (6º Ofí­cio) sob nº 20963 de 12.01.90.

Rolar para cima