Adeus ao nosso querido colaborador João Cesar de Resende - Digital Balde Branco

CARTA AO LEITOR

Adeus ao nosso querido colaborador

JOÃO CESAR DE RESENDE

“O céu ganha uma nova estre­la. Fale­ceu, no dia 28 de junho, o pes­qui­sa­dor da Embra­pa Gado de Lei­te João Cesar de Resen­de. Enge­nhei­ro agrô­no­mo, for­ma­do pela Uni­ver­si­da­de Fede­ral de Lavras, João tam­bém era mes­tre em Eco­no­mia Rural e dou­tor em Pro­du­ção Ani­mal. Na Embra­pa des­de 1983, atu­a­va na área de soci­o­e­co­no­mia, com aná­li­ses econô­mi­cas sobre o mer­ca­do de lei­te, impac­tos econô­mi­cos de tec­no­lo­gi­as e ges­tão de sis­te­mas de pro­du­ção. Um pro­fis­si­o­nal com gran­de capa­ci­da­de téc­ni­ca, inte­li­gen­te, sem­pre pre­o­cu­pa­do em levar infor­ma­ções e tec­no­lo­gi­as aos pro­du­to­res de lei­te. Paci­en­te e con­ci­li­a­dor, João Cesar foi um gran­de ser huma­no, dis­pos­to sem­pre a aju­dar o pró­xi­mo. Pes­so­as assim não deve­ri­am par­tir tão cedo. Gos­ta­va de uma boa con­ver­sa, de um bom café e de des­co­brir coi­sas novas, o que fazia dele um eter­no inves­ti­ga­dor da agro­pe­cuá­ria bra­si­lei­ra. Na revis­ta Bal­de Bran­co, João Cesar era um dos colu­nis­tas da seção Lei­te em Núme­ros. Agra­de­ce­mos por fazer par­te de nos­sas vidas. Nos­sos sin­ce­ros sen­ti­men­tos aos fami­li­a­res e amigos.”

Nós, da equi­pe da revis­ta Bal­de Bran­co, faze­mos nos­sas essas pala­vras de Glau­co Rodri­gues Car­va­lho, cole­ga de João Cesar, na Embra­pa e nos arti­gos na revis­ta, jun­ta­men­te com Dênis Tei­xei­ra da Rocha. Nos­sas con­do­lên­ci­as à famí­lia de João Cesar, exten­si­vas a seus ami­gos e cole­gas na Embrapa.

Mes­mo ante essa gran­de cons­ter­na­ção pela per­da des­se par­cei­ro de tan­tas edi­ções, temos de pros­se­guir. E, nes­ta edi­ção, nos­sa repor­ta­gem de capa ver­sa sobre uma prá­ti­ca indis­pen­sá­vel para o pro­du­tor de lei­te: pla­ne­ja­men­to de volu­mo­so, sob a pers­pec­ti­va de se ter ali­men­to sufi­ci­en­te e de qua­li­da­de duran­te o ano intei­ro. E, na sequên­cia, sila­gem – ter­cei­ri­za­ção na colhei­ta da for­ra­gem; mane­jo do ester­co; máqui­nas e dicas de manu­ten­ção pre­ven­ti­va, entre outros temas rele­van­tes para o bom desem­pe­nho na pecuá­ria leiteira.

Na entre­vis­ta, a pes­qui­sa­do­ra Isa­bel Cris­ti­na Fer­rei­ra, da Embra­pa, dis­cor­re sobre a impor­tân­cia da ILPF tam­bém na pecuá­ria leiteira.

Boa lei­tu­ra, mui­ta saú­de e paz!

João Antô­nio dos Santos

Edi­tor

EXPE­DI­EN­TE

Edi­tor

João Antô­nio dos San­tos
editor@baldebranco.com.br

Repór­ter

Erick Hen­ri­que
reporter@baldebranco.com.br

Edi­ção de Arte

Casa da Arte
cdadesign.com.br

Cola­bo­ra­do­res

Denis Tei­xei­ra Rocha
Gise­le Dela Ric­ci
Glau­co Rodri­gues Car­va­lho
João César de Resen­de
Luiz H. Pitom­bo
Natá­lia Gri­gol
Pau­lo do Car­mo Mar­tins
Pedro Arcu­ri
Rafa­el Ribeiro

Dire­to­ria Comercial

Mari­an­na Cor­rea
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9–9975-6429

Repre­sen­tan­te comercial

Vivi­a­ne Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953–6952

Assi­na­tu­ras

Ales­san­dra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (what­sapp)

Escri­tó­rio cen­tral
(11) 99480–8631 wattsapp

Coor­de­na­ção Administrativa

Cristhi­a­ne Melo
(11) 99480–8631
(11) 97028–5684

Edi­ção: 19.000 exemplares

Assi­na­tu­ra anu­al: R$ 140,00
Exem­plar atra­sa­do: R$ 14,00

Auto­ri­za­mos a repro­du­ção total ou par­ci­al de nos­sos arti­gos, des­de que men­ci­o­na­da a fonte.

Os con­cei­tos emi­ti­dos nos arti­gos assi­na­dos ou nos anún­ci­os de publi­ci­da­de são intei­ra­men­te de res­pon­sa­bi­li­da­de de seus auto­res, não tra­du­zin­do neces­sa­ri­a­men­te a opi­nião da revista.

Bal­de Bran­co é uma publi­ca­ção regis­tra­da no INPI — Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pro­pri­e­da­de Indus­tri­al sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Impren­sa (6º Ofí­cio) sob nº 20963 de 12.01.90.

Rolar para cima