CARTA AO LEITOR

Alta no preço do leite e

mulheres em merecido destaque

O início do ano – quando normalmente há excesso de oferta de leite – traz uma notícia atípica para o produtor, com o registro de aumento de 5% no preço do litro captado em janeiro, na “Média Brasil” líquida do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, chegando a R$ 2,6619/litro. Isso representa 17,6% a mais do que o preço registrado em janeiro do ano passado, em termos reais, com os valores sendo deflacionados pelo IPCA de janeiro/2023.

Sem se aprofundar na análise desses dados, que são mais bem tratados na coluna do Cepea, publicada aqui mensalmente, diríamos que a notícia é relativamente boa, apesar dos preços elevados dos insumos observados entre 2021/2022 e do índice de variação positivo dos custos de produção, com alta de 1,4% em janeiro, conforme o ICPLeite/Embrapa.

De positivo mesmo podemos destacar algumas das pautas que trazemos nesta edição da revista Balde Branco, a começar pela solução muito criativa encontrada por duas mulheres de Minas Gerais, que uniram suas experiências para incentivar o consumo de lácteos de cabras e de ovelhas, levando informação ao mercado por meio da Caravana do Leite e Queijo de Cabra e Ovelha, tema da nossa reportagem de capa.

Ao destacar esta iniciativa de duas mulheres, aliás, lembramos que este é o mês em que se convencionou homenageá-las, com a celebração do Dia das Mulheres, em 8 de março, embora elas devessem estar em evidência e serem lembradas todos os dias do ano.

Por isso também nossa entrevistada, Indianara Cristina Pires, é uma produtora de leite paranaense, jovem, mãe e batalhadora pelas causas do setor, que demonstra, com suas palavras, o quanto a força da mulher ainda precisa ser reconhecida.

Outro assunto importante tratado nesta edição, que certamente vai chamar a atenção do leitor, é o nível tecnológico alcançado na produção de leite em Sergipe, algo que tem demonstrado o grande esforço na busca da eficiência e da profissionalização do setor que vem ocorrendo naquele Estado.

Finalmente, vale a pena conferir as reportagens sobre o aleitamento de bezerras, um desafio à reflexão em relação ao olhar que se deve ter em relação ao seu custo-benefício, e também sobre o aumento na produtividade no município catarinense de Itapiranga, que se tornou nacionalmente uma referência para outras bacias leiteiras.

Boa leitura!

João Antônio dos Santos

Editor

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?