Análise da silagem é indispensável para garantir dieta equilibrada aos animais
ANÁLISE DA SILAGEM A CAMPO
Projeto da KWS Sementes já está rodando em algumas regiões do País, fazendo a análise da silagem na propriedade e orientando sobre como produzir o alimento com mais eficiência e qualidade
João Antônio dos Santos
Trata-se do projeto inédito Silo Mais, lançado durante o 32º Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). O Silo Mais é uma prestação de serviço para que o pecuarista aumente sua eficiência na produção de silagem e no balanceamento adequado na dieta das vacas leiteiras. “É um laboratório móvel instalado num furgão, o LabMóvel, que faz análises do material do silo da fazenda. Essas análises permitem capacitar o produtor a obter uma silagem de alta qualidade, pois não adianta fazer pesquisas com híbridos de milho que têm mais energia e melhor conversão em leite se o produtor não está preparado, se está errando em alguma etapa do processo”, explica Dimas Cardoso, gerente de Silagem América do Sul da KWS Sementes.
Ele explica que o LabMóvel é dotado de equipamentos para diagnosticar a qualidade da silagem e dos processos de ensilagem do produtor: análise bromatológica no equipamento NIRS, peneiras penn state para avaliação da distribuição de partículas da silagem, cilindro para medir a densidade do silo, câmera termográfica para medir temperatura do material, copo para medir o processamento de grãos da silagem, picadora de plantas e koster para verificar a matéria seca, entre outros itens.
Dimas Cardoso: é uma prestação de serviço gratuita para orientar o
produtor a obter uma silagem de alta qualidade
O carro-laboratório é operado pelo zootecnista Marco Guagnoni, que faz a análise da silagem e apresenta o diagnóstico ao produtor. Com base nesse relatório, o técnico compara com os padrões aos quais o produtor pode chegar para obter silagem de alta qualidade. “Isso possibilita ao pecuarista se tornar mais eficiente na produção desse alimento. É uma prestação de serviço de custo zero que a KWS oferece aos produtores”, observa Cardoso, acrescentando que, com isso, a empresa dá vazão a seu trabalho de pesquisa para obter híbridos mais eficientes para produzir silagem de alta qualidade. “Se o produtor não acertar seu processo na silagem, bem como o ajuste na formulação da dieta, ele não vai se beneficiar das vantagens do potencial desses híbridos.”
O LabMóvel visita as propriedades, assim como organiza dias de campo e demonstrações do serviço em exposições. Segundo Cardoso, são os dias de análises da silagem, em que o produtor traz amostras de seu silo para uma análise gratuita, em troca de algum alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.
Esse serviço já está atendendo a propriedades de regiões do Centro-Oeste e Sudeste e, em breve, mais um furgão- laboratório estará percorrendo a região Sul do País.
Vale reforçar que o projeto com o foco na produtividade e qualidade da silagem também visa à redução do custo da alimentação do rebanho, já que o peso maior do custo de produção é o concentrado. “Com base no resultado da análise bromatológica, o zootecnista orienta na formulação adequada da dieta. Tendo uma silagem de alta qualidade o produtor pode diminuir a quantidade do concentrado na dieta de suas vacas leiteiras. Ou também desafiar o animal, para aumentar a produtividade, já que dispõe de um volumoso de alta qualidade”, ressalta Cardoso.
LabMóvel, dotado de equipamentos que permitem uma análise criteriosa da qualidade da silagem
Ele destaca ainda que esse projeto atraiu um parceiro muito importante: a Abraleite, que abraçou a causa devido aos benefícios que o serviço traz para os produtores de leite. “Focada no fortalecimento da classe produtora de leite, a entidade reconheceu que esse serviço contribui para maior desempenho e produtividade da fazenda leiteira.”
Por sua vez, Geraldo Borges, presidente da Abraleite, observa que essa iniciativa de orientar sobre a produção da silagem a partir da análise do alimento na própria fazenda é um serviço muito importante para os produtores. “Com base no relatório da qualidade da silagem, o zootecnista orienta o produtor como corrigir a dieta, reduzindo custos e ganhando em produtividade, bem como faz indicações para aperfeiçoar o próximo plantio do milho”, diz ele, enfatizando que o caminho do sucesso na produção leiteira passa necessariamente pela produção eficiente de alimento de qualidade e pela adequada formulação da dieta para as vacas em lactação.
Mais informações: e-mail: dimas.cardoso@kws.com;
tel. (34) 99937-0772
Todos os Direitos Reservados - Balde Branco © 2023
Personalidade Virtual