balde branco

CARTA AO LEITOR

Analistas do mercado leiteiro recomendam

cautela e olho vivo nos custos em 2022

Como sempre acontece, é comum iniciar a primeira edição do ano com um balanço do que representou o ano anterior e qual será a sua influência – positiva ou negativa – a partir de agora. O que trazemos para nossos leitores são algumas análises, sobretudo sobre o que o produtor pode esperar, ou seja, as Perspectivas para 2022. Além disso, como enfrentar as tendências negativas “herdadas” do ano que se encerrou. Assim, vale ler as reportagens “Especialistas recomendam cautela e equilíbrio dos custos em 2022” e “Balanço da CNA”, que apontam alguns aspectos favoráveis em um cenário, porém, ainda de muita incerteza. É sobre o que a Balde vem sempre alertando: gestão eficiente, com tudo muito bem ajustado porteira adentro, para poder enfrentar as oscilações e os percalços de mercado, fora da porteira.

E, ainda falando de números, a seção “Leite em Números” mostra que, apesar de todos os transtornos que se abateram sobre o produtor em 2021, ainda foi um ano positivo na balança comercial do setor lácteo, ou seja, caiu um pouco o déficit, embora este ainda vá perdurar por alguns anos. E, finalizando, aponta as boas perspectivas no cenário global desse mercado.

Outro destaque da edição, a reportagem de capa, é o ótimo exemplo de sustentabilidade que vem de Santa Catarina. Lá, em várias propriedades, o manejo ambiental correto, segundo os princípios do sistema agroflorestal, conserva as áreas de caívas (área de extrativismo da erva-mate, em remanescentes da floresta de araucárias), em integração com a pecuária leiteira. Com isso, a produtividade de diversas pequenas propriedades familiares tem aumentado expressivamente.

Abordamos, ainda, outros temas relevantes para o setor leiteiro, como a importância da assistência técnico-gerencial para incrementar o negócio de produtores familiares. Os bons exemplos vêm do Educampo/Sebrae-MG e da ATeG/Senar-RJ, que mostram os avanços significativos de produtores que se integraram a esses programas.

Ainda sobre esse tema, trazemos que o programa da DSM-Tortuga “A qualidade do leite começa aqui” completa dez anos, acumulando a avaliação da matéria-prima de 1,2 milhão de vacas em 22 mil propriedades leiteiras, nos principais Estados leiteiros do Brasil. Programa que tem levado à melhoria significativa da qualidade do leite nessas propriedades.

Na entrevista do mês, conversamos com Veridiana L. Daley, doutora em Ciências, com especialização na área de modelagem das exigências nutricionais de vacas e bezerras leiteiras. Ela é coautora do RLM Leite da Esalq-USP. Como participou da elaboração de capítulos do Nasem (NRC 2021), discorre sobre a importância das atualizações dessa nova versão.

Boa leitura!

João Antônio dos Santos

Editor

EXPEDIENTE

Editor

João Antônio dos Santos
editor@baldebranco.com.br

Repórter

Erick Henrique
reporter@baldebranco.com.br

Edição de Arte

Casa da Arte
cdadesign@outlook.com

Colaboradores

Denis Teixeira Rocha
Gisele Dela Ricci
Glauco Rodrigues Carvalho
João Carlos de Faria
Luiz H. Pitombo
Natália Grigol
Paulo do Carmo Martins
Pedro Arcuri
Sophia Honigmann

Diretoria Comercial

Marianna Correa
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9-9975-6429

Representante comercial

Viviane Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953-6952

Assinaturas

Alessandra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (whatsapp)

Escritório central
(11) 99480-8631 wattsapp

Coordenação Administrativa

Cristhiane Melo
(11) 99480-8631
(11) 97028-5684

Edição: 19.000 exemplares

Assinatura anual: R$ 140,00
Exemplar atrasado: R$ 14,00

Autorizamos a reprodução total ou parcial de nossos artigos, desde que mencionada a fonte.

Os conceitos emitidos nos artigos assinados ou nos anúncios de publicidade são inteiramente de responsabilidade de seus autores, não traduzindo necessariamente a opinião da revista.

Balde Branco é uma publicação registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Imprensa (6º Ofício) sob nº 20963 de 12.01.90.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?