Assim caminha a humanidade - Digital Balde Branco

TENDÊNCIAS

Pedro Braga Arcuri 

Pesquisador da Embrapa Gado de Leite

  Tive­mos tam­bém nes­te ano infin­do a elei­ção dos novos pre­fei­tos e vere­a­do­res, ape­sar da pan­de­mia e com mui­tos méri­tos pela rea­li­za­ção qua­se sem inci­den­tes. Um fato fun­da­men­tal de renovação”

Assim caminha a humanidade

Dezem­bro é o últi­mo mês do ano, mas 2020 não aca­bou. Somen­te quan­do a mai­or par­te da popu­la­ção bra­si­lei­ra for vaci­na­da con­tra o vírus covid-19 pode­re­mos con­si­de­rá-lo ter­mi­na­do. Epi­de­mi­as e pan­de­mi­as são par­te da his­tó­ria da huma­ni­da­de; cada uma delas guar­da em si mui­tas tra­gé­di­as, mas tam­bém lições. No fim do sécu­lo 18 a vaci­na­ção sur­giu como for­ma de con­tro­le da varío­la. O ter­mo vaci­na, aliás, vem de vaca, por­que o inó­cu­lo era obti­do de vacas con­ta­mi­na­das pela for­ma mais bran­da de varío­la. A pan­de­mia de cóle­ra na Euro­pa de mea­dos do sécu­lo 19 trou­xe a lição da higi­e­ne sani­tá­ria e da neces­si­da­de de sis­te­mas de sane­a­men­to urba­no. No sécu­lo 20 a gri­pe espa­nho­la foi tão ou mais devas­ta­do­ra que a atu­al pan­de­mia, pro­mo­ven­do medi­das de iso­la­men­to soci­al nas con­di­ções per­mi­ti­das naque­la época.

Como con­sequên­cia da pan­de­mia atu­al, ganha­ram for­ça e impor­tân­cia na cadeia pro­du­ti­va de lei­te bra­si­lei­ra a ori­gem, a ras­tre­a­bi­li­da­de e mes­mo a his­tó­ria asso­ci­a­da ao lei­te, como foi pro­du­zi­do e em quais con­di­ções os ani­mais eram man­ti­dos. O lei­te e seus deri­va­dos são pro­du­tos natu­rais, natu­ral­men­te ricos em vita­mi­nas, pro­teí­nas e mine­rais de alta taxa de absor­ção e podem ter bai­xa pega­da de car­bo­no. Em duas pala­vras, bios­se­gu­ri­da­de e pro­du­ção sus­ten­tá­vel, que inclui pri­o­ri­ta­ri­a­men­te o bem-estar ani­mal. Todas essas con­di­ções são deri­va­das prin­ci­pal­men­te do com­por­ta­men­to dos con­su­mi­do­res, de darem pre­fe­rên­cia, no momen­to da com­pra, aos pro­du­tos com qua­li­da­de e cer­ti­fi­ca­dos para as con­di­ções aci­ma. Con­su­mi­do­res satis­fei­tos com­pran­do pro­du­tos oriun­dos de vacas e seus pro­pri­e­tá­ri­os feli­zes, com míni­mo impac­to no ambiente. 

Esta nova pos­tu­ra é uma carac­te­rís­ti­ca dos jovens adul­tos, e por­tan­to ten­de a cres­cer e sedi­men­tar como con­di­ção para per­ma­nên­cia no mer­ca­do. Pas­sa a ser um fator de agre­ga­ção de valor a ali­men­tos, sen­do que tais con­di­ções estão con­ti­das no movi­men­to mais amplo, cri­a­do pela ONU em 2015, os Obje­ti­vos de Desen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel (ODS). Ain­da vamos falar mui­to deles, afi­nal todos os paí­ses mem­bros da ONU são signatários. 

Todos esses assun­tos, e mui­tos outros são con­si­de­ra­dos no pla­no Com­pe­te­Lei­te­BR do Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, apre­sen­ta­do ao setor duran­te 2020 e que está em fase de revi­são. Por isso, neces­si­ta da opi­nião de todos os que par­ti­ci­pam da cadeia, dire­ta­men­te ou por meio de repre­sen­tan­tes dos que atu­am na lida diá­ria, em qual­quer setor, de pro­du­ção, pro­ces­sa­men­to e distribuição.

Tive­mos tam­bém nes­te ano infin­do a elei­ção dos novos pre­fei­tos e vere­a­do­res, ape­sar da pan­de­mia e com mui­tos méri­tos pela rea­li­za­ção qua­se sem inci­den­tes. Um fato fun­da­men­tal de reno­va­ção. São eles que podem deci­dir de modo ime­di­a­to as con­di­ções de infra­es­tru­tu­ra vitais para a pro­du­ção de lei­te de qua­li­da­de, sua dis­tri­bui­ção e seu uso como fon­te de ren­da local, espe­ci­al­men­te para os peque­nos pro­du­to­res e muni­cí­pi­os com pou­cas opções de desen­vol­vi­men­to econômico.

Mais uma con­sequên­cia da pan­de­mia na cadeia do lei­te, a ini­ci­a­ti­va Ide­as for Milk da Embra­pa foi rea­li­za­da toda ela à dis­tân­cia, vir­tu­al­men­te. O Desa­fio de Star­tups e a entre­ga do Prê­mio Ide­as for Milk de Ino­va­ção ocor­rem ain­da nes­te mês de dezem­bro. Um dos úni­cos even­tos rea­li­za­dos no ano que ain­da não aca­bou, com o auxí­lio de par­cei­ros e mui­ta gar­ra, ampli­a­mos seu alcan­ce como ini­ci­a­ti­va pro­mo­to­ra de solu­ções, pro­du­tos ou pro­ces­sos ino­va­do­res para os dife­ren­tes seto­res da cadeia do lei­te e, ain­da, pro­mo­to­ra do con­cei­to de Food­Te­ch, de olho nos consumidores. 

Assim cami­nha a huma­ni­da­de, viven­do tra­gé­di­as dolo­ro­sas e delas extrain­do lições e opor­tu­ni­da­des que nos fazem evo­luir. Um dia, que o dese­jo este­ja pró­xi­mo, 2020 vai ter­mi­nar. Saú­de e paz a todos e às suas famílias! 

Rolar para cima