A nutrição é a chave no funcionamento do organismo dos bovinos de leite e o seu equilíbrio – ou a falta dele – pode interferir em inúmeros processos, inclusive na reprodução. “A nutrição animal tem papel fundamental na reprodução de fêmeas leiteiras, tendo associação direta sobre o desempenho reprodutivo e fisiológico do animal. Além disso, é responsável pelo funcionamento das rotas metabólicas que permitem ao animal expressar todo o seu potencial produtivo e reprodutivo”, explica a zootecnista Anna Caroline Guedes, assistente técnica comercial da Auster Nutrição Animal. Para fornecer o equilíbrio nutricional adequado para a reprodução de vacas leiteiras, a Auster Nutrição Animal disponibiliza diversas linhas de suplementos para suprirem essas deficiências nutricionais dos bovinos leiteiros. A empresa oferece, também, o programa Gerenciamento 360°, que analisa os animais sob todos os ângulos: manejo, ambiente, nutrição, sanidade e fertilidade.
O “Dia Mundial de Combate à Raiva”, celebrado no dia 28 de setembro, fortalece a discussão sobre a importância da prevenção por meio da vacinação dos animais, sejam os grande porte, como os bovinos de leite e corte, como os pets. Enfermidade conhecida desde a antiguidade, ainda não tem cura e continua fazendo vítimas, pois sua taxa de letalidade é próxima de 100%. A doença é uma zoonose transmitida pelo contato com a saliva de animal infectado pelo vírus, que compromete o sistema nervoso central. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela transmissão da doença, que acomete bovinos, cães, gatos, cavalos, macacos e o homem. “A raiva pode ser prevenida e evitada e a vacinação dos animais é fundamental para evitar a contaminação. Além disso, a vacinação deve ser anual”, observa Karin Botteon, consultora de Assuntos Veterinários da Boehringer Ingelheim Animal Health.
A companhia acaba de promover Fernanda Hoe ao cargo de diretora-geral da Elanco no País. Fernanda assume a posição após liderar por quase dois anos o time de marketing da empresa em toda a América Latina, e torna-se, assim, a primeira executiva a comandar uma multinacional em saúde animal no Brasil. Com formação em medicina veterinária pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp/Botucatu), mestrado na University of Wisconsin (EUA) e MBA na Fundação Getúlio Vargas, Fernanda Hoe está na Elanco desde 2013, com passagens por diferentes cargos, dentre os quais estão, além da diretoria de Marketing para a América Latina, a diretoria Técnica e de Marketing no Brasil, a gerência de Marketing Latam do portfólio da Divisão de Ruminantes da empresa e a liderança do setor de Pesquisa e Desenvolvimento.
A companhia é uma das parceiras do Silo – Inovação Aberta, hub voltado à pesquisa científica e à inovação da cadeia produtiva leiteira, da Embrapa Gado de Leite, instalado em Juiz de Fora (MG). A iniciativa resulta de parceria público-privada e tem como objetivo reunir competências colaborativas de empresas e instituições para evolução tecnológica nos vários elos da cadeia do leite, incluindo cercamento inteligente. Como parte da parceria, a Belgo ajudou na estratégia de proteção da fazenda da Embrapa em Coronel Pacheco, com aplicação de um modelo de tela soldada, 100% sustentável, e que atende às demandas de biosseguridade no sistema de compost barn, além de um modelo de cerca pronta para proteção do sistema de usina fotovoltaica.
Defensor do bem-estar animal, Sergio Schuler, vice-presidente da DSM Produtos Nutricionais, é o novo presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS). Ele acredita nas boas práticas e no conceito de prevenção, como aplicabilidade da sustentabilidade, e busca em sua trajetória o fortalecimento dos 3Ps: de pessoas, produtividade e planeta. “Temos como foco uma agenda positiva nacional e internacional. Existem diversas propriedades carbono eficientes, com preservação ambiental e propagação de iniciativas a favor de uma pecuária mais sustentável”, sinaliza o dirigente.
A reprodução bovina é um processo que requer atenção e que pode ser otimizada com estratégias direcionadas a fim de que o bem-estar animal seja preservado, ao mesmo tempo em que se melhora o desempenho reprodutivo. Para ajudar nesse processo, a Bimeda lançou o Biprogest, dispositivo intravaginal em forma de T destinado a bovinos, que tem a função de regular o ciclo estral das vacas, auxiliando na aplicação de programas de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), programas de superovulação de doadoras em tempo fixo (TETF) e sincronização de receptoras.
Na busca de fortalecer o seu posicionamento de estar sempre próxima de seus clientes, e em alinhamento com sua diretriz estratégica de crescimento, a Vaccinar contrata novo gerente regional de vendas Ruminantes: David Rodrigo Octaviano. Com mais de 14 anos de experiência comercial no setor de pecuária, atuou em vários Estados brasileiros, como Maranhão, Pará e Tocantins. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Franca, no interior de São Paulo, o novo integrante da companhia tem MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A Brevant Sementes, marca da Corteva Agriscience, investe continuamente em pesquisa e inovação para apoiar o agricultor no dia a dia da lavoura. Por isso, apresenta novos híbridos de milho para safrinha que unem genética, biotecnologia, e Tratamentos Industrial de Sementes, protegendo o potencial produtivo e oferecendo resultados superiores em diversas regiões do Brasil. “Os novos híbridos para a safrinha são recomendados para quem procura alto rendimento, precocidade e ampla adaptação. Com os lançamentos, buscamos simplificar cada vez mais a vida do agricultor”, afirma Anelcindo Souza, líder de Marketing da Brevant Sementes. O híbrido B2800VYHR tem como principais características: estabilidade, alto teto produtivo e amplitude de janela de plantio.
Todos os Direitos Reservados - Balde Branco © 2023
Personalidade Virtual