Balde Branco: há 56 anos divulgando as boas práticas na pecuária leiteira - Digital Balde Branco

CARTA AO LEITOR

Balde Branco: 56 anos

divulgando as boas práticas na pecuária leiteira 

Este, pode­mos dizer, é ao lon­go de mais de cin­co déca­das o tema cen­tral pre­sen­te nas 668 edi­ções da revis­ta. São repor­ta­gens, entre­vis­tas, notí­ci­as, arti­gos téc­ni­cos sobre tec­no­lo­gi­as e ações para o melho­ra­men­to da pro­du­ção lei­tei­ra, com a cola­bo­ra­ção dos mais reno­ma­dos espe­ci­a­lis­tas, téc­ni­cos e pro­du­to­res. E vem cri­se, vai cri­se… e os pro­du­to­res de lei­te con­ti­nu­am pro­du­zin­do, enfren­tan­do e supe­ran­do os desa­fi­os para sobre­vi­ver na ati­vi­da­de, inclu­si­ve nes­te perío­do de pan­de­mia pro­vo­ca­da pelo coro­na­ví­rus. Num momen­to como esse, mes­mo que o mer­ca­do este­ja favo­rá­vel à cadeia do lei­te, sobre­tu­do com os pre­ços aos pro­du­to­res baten­do recor­des de alta, mais neces­sá­rio se faz este tema. Ou seja, o pro­du­tor deve con­ti­nu­ar em sua bus­ca por tec­no­lo­gi­as e ges­tão efi­ci­en­te da pro­pri­e­da­de para alcan­çar mai­or esca­la de pro­du­ção e qua­li­da­de do lei­te. E ele só con­se­gui­rá isso por meio do pro­fis­si­o­na­lis­mo base­a­do nas Boas Prá­ti­cas de Pro­du­ção, cla­ro, sem se esque­cer de que tudo deve ser fei­to seguin­do os prin­cí­pi­os da sus­ten­ta­bi­li­da­de.

Em nos­sa maté­ria “Espe­ci­al – Bal­de Bran­co 56 anos”, em home­na­gem aos téc­ni­cos a cam­po – vete­ri­ná­ri­os, zoo­tec­nis­tas, agrô­no­mos e téc­ni­cos agrí­co­las –, cin­co téc­ni­cos repre­sen­ta­ti­vos des­sa cate­go­ria pro­fis­si­o­nal, liga­dos a pro­gra­mas de assis­tên­cia téc­ni­ca e a con­sul­to­ri­as, refle­tem sobre alguns temas impor­tan­tes da pecuá­ria leiteira.

E, man­ten­do sem­pre essa linha de pen­sa­men­to, nes­ta edi­ção nos­sa maté­ria de capa abor­da o sis­te­ma de pas­te­jo, des­ta­can­do que qual­quer pro­du­tor pode explo­rar todo o poten­ci­al da pas­ta­gem de que dis­põe na pro­pri­e­da­de, fazen­do o cer­to, sob ori­en­ta­ção de assis­tên­cia téc­ni­ca espe­ci­a­li­za­da. E assim ter abun­dân­cia de volu­mo­so de qua­li­da­de para ali­men­tar seu rebanho.

Entre outros temas de inte­res­se dos pro­du­to­res, des­ta­ca­mos o “Sna­pla­ge – Sila­gem de espi­ga”, que fala sobre essa tec­no­lo­gia de sila­gem de milho e seus diver­sos bene­fí­ci­os na ali­men­ta­ção do gado leiteiro.

E lá na Região Nor­te, no Ama­zo­nas, com pro­gra­mas de fomen­to e sob ori­en­ta­ção téc­ni­ca, a cadeia do lei­te encon­tra novas for­mas de se adap­tar e sobre­vi­ver às con­di­ções cli­má­ti­cas da região. São as “Quei­ja­ri­as Flu­tu­an­tes”, que estão garan­tin­do a via­bi­li­da­de dos pro­du­to­res de lei­te ribeirinhos.

Boa lei­tu­ra!

João Antô­nio dos Santos

Edi­tor

Edi­tor
João Antô­nio dos San­tos
editor@baldebranco.com.br

Repór­ter
Erick Hen­ri­que
reporter@baldebranco.com.br

Edi­ção de Arte
Casa da Arte
cdadesign.com.br

Cola­bo­ra­do­res
Car­los Augus­to Sigui­nolf
Denis Tei­xei­ra Rocha
Glau­co Rodri­gues Car­va­lho
João César de Resen­de
Natá­lia Gri­gol
Pau­lo do Car­mo Mar­tins
Pedro Arcu­ri
Ronal­do de Car­va­lho
Samu­el Miguel Hyla­rio
Wal­ter Miguel Ribei­ro
Wil­li­am H. Mari­a­no
Rafa­el Ribeiro

Dire­to­ria Comer­ci­al
Mari­an­na Cor­rea
marianna.correa@terra.com.br
(11) 2081–2163 e (11) 9–9975-6429

Repre­sen­tan­te comer­ci­al
Vivi­a­ne Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953–6952

Assi­na­tu­ras
Ales­san­dra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (what­sapp)

Escri­tó­rio cen­tral
baldebranco@baldebranco.com.br
www.baldebranco.com.br
(11) 2081–3045

Coor­de­na­ção Admi­nis­tra­ti­va
Cristhi­a­ne Melo
cristhiane.melo@baldebranco.com.br
(11) 2081–2579

Edi­ção: 19.000 exemplares

Assi­na­tu­ra anu­al: R$ 140,00
Exem­plar atra­sa­do: R$ 11,00

Auto­ri­za­mos a repro­du­ção total ou par­ci­al de nos­sos arti­gos, des­de que men­ci­o­na­da a fonte.

Os con­cei­tos emi­ti­dos nos arti­gos assi­na­dos ou nos anún­ci­os de publi­ci­da­de são intei­ra­men­te de res­pon­sa­bi­li­da­de de seus auto­res, não tra­du­zin­do neces­sa­ri­a­men­te a opi­nião da revista.

Bal­de Bran­co é uma publi­ca­ção regis­tra­da no INPI — Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pro­pri­e­da­de Indus­tri­al sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Impren­sa (6º Ofí­cio) sob nº 20963 de 12.01.90.

Rolar para cima