balde branco

CARTA AO LEITOR

Balde Branco: 56 anos

divulgando as boas práticas na pecuária leiteira

Este, podemos dizer, é ao longo de mais de cinco décadas o tema central presente nas 668 edições da revista. São reportagens, entrevistas, notícias, artigos técnicos sobre tecnologias e ações para o melhoramento da produção leiteira, com a colaboração dos mais renomados especialistas, técnicos e produtores. E vem crise, vai crise… e os produtores de leite continuam produzindo, enfrentando e superando os desafios para sobreviver na atividade, inclusive neste período de pandemia provocada pelo coronavírus. Num momento como esse, mesmo que o mercado esteja favorável à cadeia do leite, sobretudo com os preços aos produtores batendo recordes de alta, mais necessário se faz este tema. Ou seja, o produtor deve continuar em sua busca por tecnologias e gestão eficiente da propriedade para alcançar maior escala de produção e qualidade do leite. E ele só conseguirá isso por meio do profissionalismo baseado nas Boas Práticas de Produção, claro, sem se esquecer de que tudo deve ser feito seguindo os princípios da sustentabilidade.

Em nossa matéria “Especial – Balde Branco 56 anos”, em homenagem aos técnicos a campo – veterinários, zootecnistas, agrônomos e técnicos agrícolas –, cinco técnicos representativos dessa categoria profissional, ligados a programas de assistência técnica e a consultorias, refletem sobre alguns temas importantes da pecuária leiteira.

E, mantendo sempre essa linha de pensamento, nesta edição nossa matéria de capa aborda o sistema de pastejo, destacando que qualquer produtor pode explorar todo o potencial da pastagem de que dispõe na propriedade, fazendo o certo, sob orientação de assistência técnica especializada. E assim ter abundância de volumoso de qualidade para alimentar seu rebanho.

Entre outros temas de interesse dos produtores, destacamos o “Snaplage – Silagem de espiga”, que fala sobre essa tecnologia de silagem de milho e seus diversos benefícios na alimentação do gado leiteiro.

E lá na Região Norte, no Amazonas, com programas de fomento e sob orientação técnica, a cadeia do leite encontra novas formas de se adaptar e sobreviver às condições climáticas da região. São as “Queijarias Flutuantes”, que estão garantindo a viabilidade dos produtores de leite ribeirinhos.

Boa leitura!

João Antônio dos Santos

Editor

Editor
João Antônio dos Santos
editor@baldebranco.com.br

Repórter
Erick Henrique
reporter@baldebranco.com.br

Edição de Arte
Casa da Arte
cdadesign.com.br

Colaboradores
Carlos Augusto Siguinolf
Denis Teixeira Rocha
Glauco Rodrigues Carvalho
João César de Resende
Natália Grigol
Paulo do Carmo Martins
Pedro Arcuri
Ronaldo de Carvalho
Samuel Miguel Hylario
Walter Miguel Ribeiro
William H. Mariano
Rafael Ribeiro

Diretoria Comercial
Marianna Correa
marianna.correa@terra.com.br
(11) 2081-2163 e (11) 9-9975-6429

Representante comercial
Viviane Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953-6952

Assinaturas
Alessandra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (whatsapp)

Escritório central
baldebranco@baldebranco.com.br
www.baldebranco.com.br
(11) 2081-3045

Coordenação Administrativa
Cristhiane Melo
cristhiane.melo@baldebranco.com.br
(11) 2081-2579

Edição: 19.000 exemplares

Assinatura anual: R$ 140,00
Exemplar atrasado: R$ 11,00

Autorizamos a reprodução total ou parcial de nossos artigos, desde que mencionada a fonte.

Os conceitos emitidos nos artigos assinados ou nos anúncios de publicidade são inteiramente de responsabilidade de seus autores, não traduzindo necessariamente a opinião da revista.

Balde Branco é uma publicação registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Imprensa (6º Ofício) sob nº 20963 de 12.01.90.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?