balde branco

Projeto será transformado em macro programa de transferência de tecnologia para atender várias regiões do país a partir de 16 unidades da Embrapa

Por Rubens Neiva (com reportagem de Gisele Rosso)

O projeto Balde Cheio, que se tornou uma referência em capacitação de profissionais de assistência técnica e produtores de leite, pode se tornar um macro programa de transferência de tecnologias da Embrapa. Dentro do sistema de gestão da instituição, macro programas são as instâncias que abrigam vários projetos de pesquisa sobre um mesmo tema.

Dessa forma, o Balde Cheio deixaria de ser uma ação de uma das unidades da Embrapa, de São Carlos-SP, para se tornar um programa da instituição, englobando outras unidades com a mesma finalidade. Esse redimensionamento ampliará as ações do projeto, permitindo maior aporte de recursos, tanto da Embrapa, como de órgãos parceiros, o que possibilitará a ampliação do número de produtores assistidos.

Várias reuniões estão já foram realizadas com esse objetivo. Entre elas, o Seminário Leite e Derivados-Balde Cheio e Outras Tecnologias, ocorrido no início de dezembro, em Goianá-MG. O evento que durou quatro dias reuniu representantes do Sebrae e pesquisadores e analistas das unidades da Embrapa que trabalham com leite.

Segundo o chefe do Departamento de Transferência de Tecnologias da Embrapa, Fernando Amaral, o objetivo foi definir as linhas de atuação da Embrapa e do Sebrae na construção de uma rede com as metodologias consolidadas do projeto Balde Cheio, com coordenação nacional. Além da Embrapa Pecuária Sudeste e da Embrapa Gado de Leite, o Sebrae (entre outras instituições, conforme a região) terá papel fundamental na formulação e condução do projeto.

Produtor familiar – O Balde Cheio surgiu há 18 anos, idealizado pelo pesquisador Arthur Chinelato de Camargo, da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos-SP. Em linhas gerais, o objetivo é capacitar extensionistas e produtores de leite, utilizando propriedades rurais para difundir informações e tecnologias aplicadas em cada região, monitorando os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.

Segundo Chinelato, o foco do Balde Cheio são as propriedades de base familiar: “Além do aumento da produtividade e da rentabilidade, buscamos a recuperação da autoestima e da dignidade do produtor de leite por meio do aumento da renda, permitindo a fixação da família no meio rural”. Quanto à extensão rural, o pesquisador diz que o objetivo é restabelecer a importância do extensionista como fator essencial no desenvolvimento sustentável da atividade leiteira.

Em linhas gerais, o que o Balde Cheio pretende é incrementar a pecuária de leite via transferência das tecnologias que melhor se adaptem à realidade de cada propriedade. Sobre essa perspectiva, o chefe-adjunto da Embrapa Pecuária Sudeste, André Novo, desfaz um grande mito do projeto: “O Balde Cheio não quer impor um pacote tecnológico, mas fazer com que o produtor trabalhe de forma profissional”.

Uma das exigências para participar do projeto é fazer a escrituração básica: anotações zootécnicas como controle leiteiro e reprodutivo e controle financeiro da propriedade. Também são necessários os controles de brucelose e tuberculose e o atendimento de todas as exigências legais relativas à atividade. O projeto trabalha com o conceito de unidades demonstrativas, onde a fazenda é a sala de aula para o técnico da extensão. Reuniões e dias de campo envolvendo os produtores de uma localidade são realizados periodicamente, sempre com a autorização do dono.

Em tais encontros, os produtores recebem as orientações dos profissionais da assistência técnica, bem como de um instrutor, capacitados pelos pesquisadores da Embrapa. “O que preconizamos são tecnologias consagradas de intensificação da produção como adubação de culturas forrageiras, obedecendo peculiaridades regionais”, diz Novo. Outra exigência para que uma propriedade se torne uma unidade demonstrativa é que o proprietário permita a visitação por outros técnicos e produtores da região.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?