Belo Horizonte sediará a Megaleite 2017 - Digital Balde Branco

A capi­tal do mai­or Esta­do pro­du­tor de lei­te do país sedi­a­rá no pró­xi­mo ano a 14ª edi­ção da Expo­si­ção do Agro­ne­gó­cio do Lei­te — MEGA­LEI­TE 2017. A fei­ra será rea­li­za­da de 28 de junho a 1º de julho, no Par­que da Game­lei­ra, e deve reu­nir as prin­ci­pais raças lei­tei­ras do país.

Como qua­tro cida­des se can­di­da­ta­ram para sedi­ar a fei­ra (Belo Hori­zon­te, Lins, Bra­sí­lia e Ube­ra­ba), a Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do rea­li­zou um pro­ces­so de esco­lha da cida­de-sede em duas eta­pas: a pri­mei­ra com base em cri­té­ri­os pré-esta­be­le­ci­dos nas áre­as Téc­ni­ca-Ope­ra­ci­o­nal-Admi­nis­tra­ti­va, Polí­ti­ca-Ins­ti­tu­ci­o­nal e Finan­cei­ra; a segun­da por vota­ção das clas­si­fi­ca­das na pri­mei­ra fase, que foram Belo Hori­zon­te e Bra­sí­lia. Vota­ram os atu­ais dez dire­to­res da enti­da­de e dos dez dire­to­res elei­tos para o tri­ê­nio 2017/2019. Belo Hori­zon­te foi elei­ta com 11 votos, sen­do que Brasília/DF rece­beu 9 votos.

O Gover­no de Minas Gerais, por meio da Code­mig-Com­pa­nhia de Desen­vol­vi­men­to Econô­mi­co do Esta­do de Minas Gerais, se com­pro­me­teu a dar o apor­te finan­cei­ro de R$ 1,5 milhão para rea­li­za­ção da fei­ra em 2017 no Par­que da Game­lei­ra. O Pla­no de Tra­ba­lho do Gover­no de Minas para a Mega­lei­te 2017 inclui ain­da a rea­li­za­ção na sema­na da fei­ra de outros dois gran­des even­tos liga­dos à cadeia pro­du­ti­va do lei­te: 38ª Sema­na Naci­o­nal do Lati­ci­nis­ta, orga­ni­za­do pela Epa­mig-Empre­sa de Pes­qui­sa Agro­pe­cuá­ria de Minas Gerais, que ocor­re todos os anos em Juiz de Fora; e o even­to téc­ni­co-cien­tí­fi­co, nos mol­des do Inter­lei­te, orga­ni­za­do e coor­de­na­do pela Faemg-Fede­ra­ção de Agri­cul­tu­ra e Pecuá­ria do Esta­do de Minas Gerais e pela Milkpoint.

Esta será segun­da vez que a fei­ra acon­te­ce em Belo Hori­zon­te. Em 2016, a expo­si­ção pas­sou a ser iti­ne­ran­te e ocor­reu na capi­tal mineira.

Rolar para cima