balde branco
revista-balde-branco-perguntas-e-respostas-ed674

PERGUNTAS E RESPOSTAS

BEZERRAS

Dieta sólida (parte 10)

Sob o patrocínio do programa Alta Cria, a Balde Branco publica nesta seção – Perguntas e Respostas – uma série de matérias com informações sobre as Boas Práticas na Criação de Bezerras, sob a coordenação de Rafael Azevedo, gerente de produto da Alta Genetics e coordenador e conselheiro do programa Alta Cria

O que devo levar em consideração na tomada de decisão de comprar ração pronta para as bezerras ou fazer a batida na fazenda?

O produtor deve considerar sua capacidade de produção, qualidade dos ingredientes, controle da qualidade do processo (de forma que a mistura final seja sempre a mesma) e, o mais importante, a adoção de formulação adequada para animais em aleitamento.

 

Independentemente da idade, o critério principal para o desaleitamento seria o consumo de ração (aproximadamente 2 kg/dia – durante três dias seguidos)? Teria alguma idade mínima, mesmo tendo esse consumo de 2 kg por dia? 

O consumo de concentrado é o aspecto mais importante para o sucesso do desaleitamento. Os animais devem estar consumindo no mínimo 800 gramas/dia, durante três dias consecutivos, para que o desaleitamento possa ser realizado sem prejuízos ao desempenho na fase subsequente. Trabalhos mais novos estão apontando para valores de, no mínimo 1,5 kg/dia, por três dias consecutivos, como critério de desaleitamento. As alterações no rúmen ocorrem tanto do ponto de vista anatômico quanto metabólico. O consumo de alimento sólido que leva à produção de ácidos graxos de cadeia curta, principalmente propiônico e butírico, após sua fermentação ruminal, estimula o desenvolvimento ruminal com aumento do número, altura e largura de papilas, assim como estimula o aparato enzimático do epitélio ruminal a se tornar apto para metabolizar produtos finais de fermentação que serão absorvidos. A idade mínima para o desaleitamento é de 21 dias, período em que uma das enzimas importantes para o metabolismo desses ácidos começa a ser produzida no epitélio ruminal. Porém, o desaleitamento muito precoce vai, em muitos casos, restringir o crescimento da bezerra e aumentar o risco de doenças.

 

Qual o melhor volumoso para as bezerras em aleitamento? E qual seria o pior, porém ainda aceitável?

O melhor volumoso é o feno de boa qualidade. Os outros volumosos possuem baixo teor de matéria seca, o que resulta em enchimento do rúmen e redução do consumo. O pior seria a cana-de-açúcar ou capim velho, devido ao longo tempo gasto para deixar o rúmen, o que provoca enchimento e redução do consumo.

 

A partir de qual binômio peso X idade que o feno, fornecido à vontade, interfere em menor ganho de peso e crescimento das bezerras?

Durante a fase de aleitamento, se o feno estiver sendo oferecido à vontade para as bezerras, e o consumo de concentrado estiver sendo substituído pelo de feno, vamos observar redução do ganho de peso.

 

A introdução de volumoso na dieta das bezerras pode diminuir o ganho de peso? 

Sim, quando o volumoso causar queda na ingestão de concentrado.

 

Qual o momento ideal de iniciar o fornecimento de feno às bezerras?

Durante a fase de aleitamento, devemos introduzir volumoso à dieta de bezerras quando estivermos observando fezes líquidas ou pastosas, com bolhas de gás, geralmente aparecendo próximo aos 45 dias de idade. Após 30 dias de idade, o consumo de concentrado aumenta rapidamente, levando alguns animais a apresentar quadros de pH baixo no rúmen e timpanismo. Nesse momento, devemos introduzir pequena quantidade de volumoso à dieta para auxiliar a ruminação, produção de saliva, movimentação do rúmen, exposição de ácidos graxos voláteis (AGV) ao epitélio do rúmen, absorção de AGV e entrada de bicarbonato via transporte epitelial (passagem de AGV para corrente circulatória e bicarbonato do sangue para rúmen). A quantidade de feno oferecida nesse momento não deve ser superior a 5% do fornecimento do concentrado.

Acompanhe mais algumas das principais dúvidas dos produtores sobre a forma correta de fornecer a dieta sólida, de forma a garantir a saúde e o bom desenvolvimento das bezerras
Perguntas respondidas por: • Carla Maris Machado Bittar – Esalq/USP • Alex de Matos Teixeira – Famev/UFU • Rodrigo Melo Meneses – EV/UFMG • Sandra Gesteira Coelho – EV/UFMG
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?