balde branco
revista-balde-branco-perguntas-e-respostas-01-ed675

PERGUNTAS E RESPOSTAS

BEZERRAS

Dieta sólida (parte 11)

Sob patrocínio do programa Alta Cria, a Balde Branco publica nesta seção – Perguntas e Respostas – uma série de matérias com informações sobre as boas práticas na criação de bezerras, sob a coordenação de Rafael Azevedo, gerente de produto da Alta Genetics e coordenador e conselheiro do programa Alta Cria

Existe algum tamanho ideal da fibra de feno para ser fornecido às bezerras? Esse tamanho deve ser mantido até que idade?

Durante a fase de aleitamento, devemos reduzir o tamanho do feno para evitar desperdício. O tamanho das partículas deve ser próximo a 5 centímetros.

 

Fornecimento de feno antes dos 60 dias de idade pode prejudicar o consumo de concentrado, afetando assim a formação das papilas ruminais?

Se o consumo for grande, sim. Por isso devemos limitar o consumo a não mais que 5% da matéria natural.

 

O feno peletizado tem o mesmo efeito do feno na forma tradicional?

Não, pois o tamanho da partícula após a mastigação é muito pequeno para estimular a ruminação.

 

Como deve ser fornecido o feno às bezerras? Poderia ser usada a medida de uma “mão” de feno sobre o baldinho de ração de cada animal ou o melhor seria deixar uma redinha de feno à vontade, separada do baldinho de ração?

Picado em partículas próximas a 5 cm para evitar desperdício. De forma prática, podemos, sim, utilizar uma mão de feno picado misturada ao concentrado oferecido às bezerras a partir de 30 ou 45 dias de idade.

 

Existe diferença entre fornecer ração peletizada e ração farelada com feno misturado?

Existe. O ideal é que as bezerras recebam concentrado que estimule a movimentação do rúmen. Na grande maioria dos concentrados peletizados produzidos no Brasil, o pellet é facilmente quebrado na boca do animal, chegando ao rúmen na forma farelada e não estimulando a ruminação. Dessa forma, o concentrado farelado com inclusão de 5% de feno (5 cm), oferecido a partir de 30 a 45 dias de idade, vai estimular mais o rúmen que o concentrado peletizado, sendo melhor para as bezerras.

 

A partir de qual idade deve-se iniciar o fornecimento de silagem de milho para as bezerras?

Primeiramente, deve-se pensar que a escolha do volumoso a ser fornecido deve estar inserida no planejamento alimentar do rebanho. Entretanto, é importante considerar que, quando comparada ao feno, em virtude de suas características, a silagem de milho apresenta menor estabilidade aeróbia e ácidos orgânicos como produtos finais da fermentação, o que, dependendo das condições de manejo e ambiente, podem afetar negativamente o consumo de dieta sólida do animal na fase de aleitamento. Sendo assim, deve-se, preferencialmente, iniciar o fornecimento de silagem de milho após o desaleitamento dos animais.

 

Com qual idade posso começar a fornecer silagem de milho e com qual idade posso retirar o feno, passando a fornecer somente silagem como volumoso?

A silagem de milho ou de outra forrageira deve ser fornecida a partir do desaleitamento. É importante lembrar que o volumoso (feno) representa uma pequena fração da dieta sólida do animal durante o aleitamento, porém uma grande fração da dieta nas fases subsequentes. Portanto, deve-se, primeiramente, estabelecer o manejo nutricional para adaptação dos animais, não apenas ao novo volumoso como também à estratégia de dieta total (volumoso e concentrado). Preferencialmente, deve-se iniciar esse procedimento no primeiro lote coletivo após o desaleitamento, realizando adaptação à nova dieta (silagem de milho e concentrado). A partir do segundo lote coletivo, é possível adotar a silagem de milho como volumoso único, lembrando a necessidade de fornecer uma dieta balanceada de acordo com a meta de desempenho almejada.

Acompanhe mais algumas das principais dúvidas dos produtores sobre a forma correta de fornecer a dieta sólida, de forma a garantir a saúde e o bom desenvolvimento das bezerras
Perguntas respondidas por: • Carla Maris Machado Bittar – Esalq/USP • Alex de Matos Teixeira – Famev/UFU • Rodrigo Melo Meneses – EV/UFMG • Sandra Gesteira Coelho – EV/UFMG
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?