balde branco
revista-balde-branco-perguntas-e-respostas-ed680

PERGUNTAS E RESPOSTAS

BEZERRAS

Sanidade – Doenças respiratórias (parte 16)

Sob patrocínio do programa Alta Cria, a Balde Branco publica nesta seção – Perguntas e Respostas – uma série de matérias com orientações sobre as boas práticas na criação de bezerras, sob a coordenação de Rafael Azevedo, gerente de produto da Alta Genetics e coordenador e conselheiro do programa Alta Cria

Qual o melhor método de ventilação no bezerreiro, pensando em proporcionar ambiente ideal para reduzir casos de doenças respiratórias?
Há vários métodos para manter o bezerreiro com qualidade de ar adequada. O mais comum é ambiente aberto com ventilação natural. No entanto, ventilação natural é, em muitos casos, insuficiente. Nesses casos, o uso de ventiladores – que, além de facilitar a eliminação de ar de má qualidade, tem a opção de proporcionar resfriamento por condução e convecção – é recomendado nos bezerreiros. Para tal, é indicado que a velocidade do ar seja de pelo menos 2 metros por segundo. Dependendo do sistema de criação, há a opção de uso de tubos de ventilação forçada, também chamados sistemas de ventilação positiva com tubos. Esses são localizados próximos ao teto da instalação ao longo de todo o galpão. Esse tipo de sistema com tubos é comum em locais onde o inverno é mais rigoroso e, durante os meses de inverno, não há calor suficiente para criar movimento do ar pelas cortinas ou chaminés devido à falta de flutuabilidade do ar frio. Quando se utilizam tubos com ventilação positiva, é indicado fazer o cálculo para o mínimo de 15 pés cúbicos por minuto (cerca de 0,4 m3/minuto) de ar por bezerra.

Qual o nível crítico de amônia que pode causar problemas respiratórios?
Muito da literatura sobre qualidade de ar e níveis de amônia que podem afetar o trato respiratório das bezerras é proveniente de risco ocupacional por trabalhadores em locais onde há concentração de amônia acima de 25 partes por milhão (ppm, ou mg/kg). Níveis acima de 35 ppm por mais de 15 minutos não são recomendados. No caso de bezerras, é citado, na literatura, valor máximo de até 15 ppm em bezerreiros. Um aspecto importante para reduzir a concentração de amônia no ar das instalações de bezerras, além da ventilação, é a remoção e a troca da matéria de cama no qual se acumula esterco e urina. Amônia urinária se volatiliza facilmente, o que prejudica a qualidade do ar.

A cal utilizada para desinfecção das instalações pode contribuir para o desenvolvimento de doenças respiratórias nas bezerras?
Sim. Dependendo da forma que é utilizada, pode gerar muita poeira e irritar o trato respiratório dos animais.

A criação individualizada das bezerras pode diminuir o risco de doenças respiratórias?
Sim. A criação individualizada visa ao impedimento do contato direto entre os animais e essa é uma forma de minimizar a disseminação de doenças.

Em sistemas coletivos de criação, com alta lotação e muitos casos de doenças respiratórias, quais seriam os métodos mais eficazes para prevenção e redução dessa doença?
Melhorar a condição de ventilação, a frequência da limpeza do ambiente e vacinar os animais contra doenças respiratórias.

Em criações coletivas, quando a bezerra é diagnosticada com doença respiratória, ela deve ser isolada das outras para tratamento?
Sim, pois a bezerra doente excreta grande quantidade de patógenos, aumentando o desafio para os demais animais. Além disso, o animal doente tem menor capacidade de competir com os demais, dificultando a sua recuperação.

Qual a relação entre o modo de fornecer leite às bezerras (balde, balde com bico ou mamadeira) com casos de doenças respiratórias?
Fornecimento de leite por mamadeira ou em baldes não altera o risco de doenças respiratórias. A exceção ocorre apenas nos casos em que o uso de mamadeiras com bicos malconservados e com fluxo de leite exagerado, podendo levar a bezerra a aspirar o conteúdo. É comum pessoas aumentarem, de maneira exagerada, o tamanho do orifício do bico da mamadeira com o intuito de alimentar a bezerra mais rapidamente. Isso não deve ser feito para evitar o risco de aspiração e ocorrência de pneumonia. De maneira geral, pneumonia por aspiração tem baixa resposta aos tratamentos tradicionais com antibióticos e anti-inflamatórios.

Acompanhe mais algumas das principais dúvidas dos produtores sobre o problema das doenças respiratórias, com prevenção e tratamento, visando garantir a saúde e o bom desenvolvimento das bezerras
Perguntas respondidas por: • José Azael Zambrano – Rehagro • José Eduardo Portela Santos - UF • Rodrigo Melo Meneses – EV/UFMG
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?