balde branco
koepon nederland

PERGUNTAS E RESPOSTAS

BEZERRAS

Sanidade – Doenças respiratórias

Sob patrocínio do programa Alta Cria, a Balde Branco publica nesta seção – Perguntas e Respostas – uma série de matérias com informações sobre as boas práticas na criação de bezerras, sob a coordenação de Rafael Azevedo, gerente de produto da Alta Genetics e coordenador e conselheiro do programa Alta Cria

Quais os principais agentes causadores das doenças respiratórias?
Os principais são Mannheimia haemolytica, Pasteurella multocida, Histophilus somni, Mycoplasma bovis, vírus sincicial respiratório bovino (BRSV), vírus da parainfluenza tipo 3 (PI-3) e herpesvírus bovino tipo 1 (BoHV-1).

 

Quais os principais sintomas das doenças respiratórias e como identificá-las de forma precoce?
Respiração rápida e superficial, febre, tosse, secreção nasal e sons de crepitação à auscultação, revelando presença de exsudato nas vias aéreas. Para identificar de forma precoce, a observação individual do padrão respiratório e da atividade da bezerra durante o fornecimento da dieta (líquida ou sólida) é importante. A bezerra demora mais tempo para beber o leite e interrompe a ingestão para respirar, mais ofegante e, usualmente, apresenta febre.

 

Como diferenciar, das doenças respiratórias, outras doenças que podem gerar alterações na frequência respiratória das bezerras?
O principal diagnóstico diferencial de doença respiratória em bezerras é a tristeza parasitária bovina (TPB), pois, em ambos os quadros, há febre. Além disso, se a bezerra já tem anemia devido à TPB, ela também se apresentará ofegante e mais apática. Como as mucosas em bovinos não são bons indicativos para observação de anemia, pois a coloração normal já é rósea clara, quando se observam mucosas pálidas, a anemia já é grave. Então, a mensuração do hematócrito e/ou identificação de agentes da TPB em esfregaço sanguíneo é importante.

 

Qual a eficiência das vacinas existentes no Brasil para prevenir doenças respiratórias e qual o período ideal para vacinar as bezerras?
A eficiência dessas vacinas, quando bem utilizadas, é boa. Trabalhos recentes mostram redução de aparecimento de lesões pulmonares quando avaliadas por meio de ultrassonografia e demonstram melhor desempenho dos animais. Porém, essas vacinas devem ser apenas ferramentas para auxiliar na prevenção, já que fatores de ambiente e manejo são muito importantes. O melhor período de utilização deve ser definido na própria fazenda. A maior frequência de DRB é na fase de 40 dias de idade e no período após desaleitamento. Vacinar os animais com vacinas intranasais, pelo menos 15 dias antes do período considerado como crítico, é fundamental para ter sucesso, portanto uma medida interessante para a utilização pode ser ao nascimento e aos 40 dias após a primeira vacinação.

 

Quais estratégias estão disponíveis para prevenção de problemas respiratórios em períodos de alta amplitude térmica entre dia e noite?
Proporcionar ambiente que amenize essa variação, como a presença de cercas vivas ou cortinas em galpões para minimizar o vento no bezerreiro, cobertura vegetal ou cama que permita que a bezerra tenha os membros cobertos, quando deitada, e sombra.

 

Quais os pontos em relação à ambiência que podemos melhorar para diminuir o risco de doenças respiratórias no bezerreiro?
A ventilação é o principal fator determinante para a redução do risco de doenças respiratórias, pois permite a redução de umidade do ambiente e remoção de gases que irritam o trato respiratório. Alta densidade animal aumenta a umidade e reduz a qualidade do ar, o que exige ainda melhor ventilação. No entanto, vento direto sobre os animais não é desejável.

 

Qual índice é considerado aceitável para doenças respiratórias em bezerras no período de aleitamento?
De acordo com o padrão-ouro da criação de bezerras, menos que 10% dos animais devem apresentar pneumonia nessa fase.

 

 

Acompanhe mais algumas das principais dúvidas dos produtores sobre o problema das doenças respiratórias, com prevenção e tratamento, visando garantir a saúde e o bom desenvolvimento das bezerras
Perguntas respondidas por: • José Azael Zambrano – Rehagro • José Eduardo Portela Santos - UF • Rodrigo Melo Meneses – EV/UFMG
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?