balde branco

Evento reuniu estudantes e profissionais de diversas áreas da cadeia do leite, além de especialistas do ramo de informação e tecnologias digitais

LEITE 4.0

Busca pela qualidade alimentou o

IDEAS FOR MILK 2019

Desenvolver uma solução que cause alto impacto para a sociedade, tenha tecnologia e garanta maior eficiência para o produtor e a indústria, sem complicações. Parece utópico? Não para as startups do leite

Flávia Tonin

“Sabem quem é o maior produtor de leite do Brasil?”, questionou o estudante de Medicina Veterinária Sávio Filho, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). “É a régua que mede o tanque de leite!”, e tirou risos da audiência ao explicar que, pela pesquisa que fizeram, há um erro médio de um centímetro nas medições realizadas antes da captação de leite. “Se extrapolado este valor para o número de produtores do País, com certeza de um em um centímetro a régua é quem acumula a maior produção leiteira”, explicou, ao defender sua ideia. Como alternativa, ele e seus colegas da Volutech apresentaram equipamento capaz de monitorar os tanques de leite, fornecendo dados de medição de volume e de temperatura.

Esta solução, simples e prática, baseada em um problema real do produtor, venceu o Desafio de Startups, etapa final do Ideas for Milk 2019, capitaneado pela Embrapa Gado de Leite, com empenho de seu chefe-geral, Paulo do Carmo Martins, além de outras empresas do setor. O evento foi realizado no Cubo, em São Paulo, SP, no dia 22 de novembro, e contou com oito apresentações de startups, dentre as 58 inscritas.

Mais do que eleger uma vencedora, o legado do Ideas for Milk está em motivar a colaboração entre os diversos elos da cadeia. No palco, cujo cenário reproduziu uma simpática vaquinha com peças de lego, se apresentaram as startups e, do outro lado, na plateia, profissionais de diversas área da cadeia do leite disponíveis o dia todo, para avaliar e dar sugestões com base em sua experiência. Eram executivos de laticínios de diversas regiões do Brasil e de grandes empresas do setor. Produtores que superam as dezenas de mil litros diários. Diretores de entidades do leite e da agricultura sustentável; cientistas e editores das principais mídias do agronegócio, entre outros. “A Embrapa é referência de conhecimento e ela, associada às startups, dão um show”, resumiu René Machado, head de Milksourcing da Nestlé Brasil.

Nitidamente, em cada apresentação, seguida de pergunta e resposta de todos os envolvidos, se via a junção da inovação com a experiência, como bem definiu Paulo do Carmo Martins na abertura do evento: “O Ideas for Milk é fruto de conhecimento com quem tem coragem de correr riscos”. E foi isso o que, mais uma vez, constatou a equipe da revista Balde Branco, que acompanha o evento desde o início, tanto que foi um dos 12 parceiros homenageados pela organização. Para o produtor Maurício Silveira Coelho, da Fazenda Santa Luzia, presente desde o primeiro ano, “mais do que as soluções, o evento é uma grande oportunidade de incentivar outras cabeças a pensarem no segmento do leite”.

Equipe da Volutech, startup nascida no Parque Tecnológico de Viçosa (MG)

Entre as propostas apresentadas, a maioria estava centrada na preocupação com a qualidade do leite, reflexo das INs 76 e 77, as quais fazem o setor correr para se organizar. “A pesquisa já foi muito focada em produtividade, sobre a qual temos um vasto conhecimento. Hoje, a baixa qualidade é um ponto de maior estrangulamento, por isso acredito que há maior demanda por projetos”, avaliou Maurício Coelho, que também participou do grupo de jurados. Para o também jurado e pesquisador Iran José Oliveira da Silva, da Esalq/USP, de Piracicaba, “as propostas estão em um nível muito alto e a tecnologia associada à simplicidade prevaleceu na hora da escolha”, analisou.

E para o produtor? Quando a solução chega ao campo? Há projetos mais estruturados que já estão em fase de aplicação e outros são protótipos, porém fica nítido que há agilidade para que boas soluções cheguem ao campo. Os vencedores da Volutech são um exemplo, pois durante a apresentação houve quem se interessasse pelo projeto e, no primeiro dia útil seguinte, já tinham recebidos ligações. “Foi realmente um divisor de águas”, comenta Sávio Filho, ainda em meio ao assédio.

Prova dessa agilidade foram as propostas apresentadas em anos anteriores e que já estão no mercado. A Onfarm, por exemplo, iniciativa vencedora de 2018, tem atualmente 395 fazendas em rotinas de teste e mais de 35 mil vacas analisadas. Conta, também, com um aporte de investimentos, como relatamos em reportagem da edição anterior.

Além disso, o propósito do Ideas for MIlk reverbera para fora da cadeia do leite. Nos mesmos moldes, em Chapecó-SC, nasceu o InovaPork e InovaAvi, pela Embrapa Suínos e Aves, além do Ideas for Farm (Embrapa Meio Norte) e Avança Café (Embrapa Café). O Ideas for Milk é um programa iniciado em 2016, em um formato com caravanas que incentivam o tema nas universidades. Em seguida, há o Vacathon, que é uma imersão na Embrapa Gado de Leite para que os participantes tenham contato com a cadeia produtiva e criem suas propostas, para, quando amadurecidas, possam também se inscrever no Desafio de Startups.

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A revista Balde Branco recebe
homenagem da organização
do Ideas for Milk

AS TRÊS STARTUPS VENCEDORAS DE 2019

1º |  VOLUTECH – Desenvolveu um equipamento capaz de monitorar tanques de armazenamento de leite, podendo ser instalado em qualquer tanque do mercado. O sistema monitora o estado do equipamento, fornecendo parâmetros de seu funcionamento, como acionamento da refrigeração e do agitador, detecção de abertura da tampa e de nivelamento, fornecendo também medições de volume e da temperatura do leite em seu interior. Os dados obtidos são enviados para servidores que automaticamente os tratam e retornam informações importantes para a logística e gestão de laticínios e fazendas. (www.volutech.com.br)

2º | BIONEXUS – Plataforma para monitoramento e gestão diária da qualidade do leite. Com equipamento móvel, as análises dos indicadores do leite podem ser efetuadas desde a propriedade até a recepção na indústria. Os dados ficam disponíveis na nuvem, integrando produtor, indústria e consultoria rural. (contato@bionexus.com.br)

3º | CRIATECH – Tem por objetivo realizar o monitoramento diário de bezerras e novilhas de forma eletrônica e voluntária, para que haja redução na  idade ao primeiro parto. Medir e pesar novilhas permite a comparação do animal com o padrão da raça ou com as metas estabelecidas pela propriedade, podendo detectar precocemente problemas no programa de criação, como doenças, dietas desbalanceadas, instalações ou manejos inapropriados. (www.intergado.com.br)

ATENÇÃO ÀS NOVAS DEMANDAS

“O consumidor mudou e nós, do leite, precisamos trabalhar com a lógica do novo consumidor”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, ao anunciar um novo trabalho dentro do Ideas for Milk, que é o reconhecimento a quem já pensa em inovações na área de alimentos, com foco na parte final da cadeia. O objetivo é também incentivar criações que diversificam a oferta de produtos ao consumidor com base no leite. As empresas premiadas foram:

Nestlé – Por ser a primeira empresa a desenvolver Supply Chain Management com foco na produção orgânica em escala, em parceria com fazendas orgânicas certificadas.

Cotrijal – Acesso à tecnologia 4.0 (IoT) ao produtor familiar e com isso aumentar a rentabilidade de propriedades leiteiras familiares para monitoramento de animais.

Verde Campo – Pela produção de laticínios saudáveis sem conservantes, aromatizantes e corantes artificiais, com os produtos utilizando leite fresco recebido diariamente por fazendas certificadas.

Danone – Por ser o primeiro iogurte orgânico infantil, feito com ingredientes de origem 100% natural, sem corantes, sem conservantes e adoçado com açúcar orgânico.

Letti – Por ser a primeira linha de leites produzidos exclusivamente de vacas A2A2 selecionadas genomicamente. 

Betânia – Pela bebida à base de iogurte que não precisa de refrigeração, gerando impacto na logística, por dispensar a cadeia de frio (Yogi & Leve), favorecendo a praticidade do consumidor. 

Tirolez – Lançamento de um produto inovador no mercado, que visa criar um valor diferenciado ao queijo cottage, oferecendo um alimento nutritivo (queijo cottage com geleia de fruta)

Equipe da Esalq/USP e IF São Paulo conquistou o 1º Lugar, com a solução denominada Milcup

 

VACATHON
ESALQ/USP E IF SÃO PAULO SÃO AS VENCEDORAS
Rubens Neiva

“Além do Desafio de Startups, o Ideas for Milk, realizado pela Embrapa Gado de Leite, contou com hackathon, uma maratona de programação que reuniu cerca de 100 estudantes de 25 instituições de ensino de várias partes do Brasil. Com nome de “Vacathon”, o objetivo foi propor soluções para os grandes desafios da pecuária de leite nacional. Os estudantes ficaram uma semana acampados na sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora-MG. Neste período, visitaram o campo experimental da instituição, conheceram a indústria de laticínios da Epamig (Instituto de Laticínios Cândido Tostes) e receberam mentoria de pesquisadores e analistas da Embrapa.
A apresentação das soluções propostas pelos estudantes ocorreu no dia primeiro de novembro. A equipe vencedora foi formada por estudantes da Esalq/USP e IF São Paulo. Eles apresentaram a solução denominada Milcup – uma caneca com sensores eletrônicos que faz a análise de mastite na propriedade em tempo real. A solução é composta de um aplicativo que reúne todos os dados ao longo do tempo para que o manejo das vacas seja feito de forma assertiva.

Outras equipes que fecharam as cinco primeiras colocações foram

IF Sudeste – Campus Juiz de Fora (MG)

Apresentou a solução Eletromilk

Sistema que busca a eficiência energética, otimizando a engenharia de processos das propriedades para fins de economia de energia elétrica, sustentabilidade e maior qualidade do leite.

 

Universidade Estadual de Goiânia – UEG (GO)

Apresentou a solução Nutrimilk

Aplicativo que otimiza o uso de concentrado em rebanhos de pequenas e médias propriedades, a fim de reduzir custos e aumentar a margem de lucro.

 

PUC Minas – Belo Horizonte (MG)

Apresentou a solução Muu Bank

Primeiro banco digital da cadeia do leite. Utiliza uma criptomoeda, a bitmuu, que equivale ao valor real de um litro de leite. O produtor poderá antecipar seus recebíveis e ganhar em bitmuu.

 

Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (RS)

Apresentou a solução Zeitt

Dispositivo portátil que faz análise da qualidade do leite na propriedade.

O Ideas for Milk

é um evento criado pela Embrapa Gado de Leite com a proposta de fomentar um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo. 

 O objetivo é que os estudantes tenham contato com a atividade rural e criem startups voltadas para os problemas da produção leiteira. 

Segundo o chefe de Transferência e Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, “as startups voltadas para o agronegócio (agtechs) chamam atenção de investidores, pois esse é um mercado de baixa concorrência, que gera muita riqueza”.

 
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