É a terceira edição do Ideas for Milk, liderado pela Embrapa
Assim como as fintechs invadiram o setor financeiro, a visibilidade das agtechs, ou startups do agronegócio, vem aumentando diariamente. O campo demanda cada vez mais tecnologia, em busca de melhor produtividade e maior renda para o produtor rural. Um exemplo é o setor de leite, cujo faturamento total da cadeia produtiva chega a R$ 70 bilhões ao ano, e que tem na inovação uma alternativa para impulsionar seu crescimento de forma saudável.
“A margem do negócio do leite é pequena e toda tecnologia voltada a melhorar a precisão dessa cadeia é bem-vinda. Isso reduz os custos e aumenta a qualidade do produto”, diz o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins.
A Associação Brasileira de Startup (ABStartups) estima que existem atualmente 391 agtechs no País, de um universo de 6.329 startups. Como a penetração do agronegócio no mercado brasileiro de tecnologia da informação ainda é muito baixa e há necessidade de ampliar o acesso do setor a essas inovações, o entendimento é que existem inúmeras oportunidades para quem deseja empreender na área.
Um exemplo está na cadeia do leite. A área exige muita profissionalização e produção em escala, o que aumenta a demanda da chamada pecuária de precisão. E quem se antecipar às tendências pode se aproveitar do momento propício.
Foi pensando neste cenário que a Embrapa Gado de Leite idealizou o Ideas for Milk, um desafio de startups voltadas para o segmento em que atua, cujas inscrições gratuitas estão abertas até 28 de outubro pelo site https://www.ideasformilk.com.br/desafio-startups-2018/inscricao. A competição nacional tem como foco empreendedores com ideias inovadoras baseadas em softwares web, aplicativos mobile ou soluções em hardware, incluindo internet das coisas, para os diversos setores produtivos da cadeia do leite. Este é o terceiro ano do evento, que dessa vez será realizado em São Paulo, depois de já ter passado por Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG).
“O Ideas for Milk teve um papel bem relevante para nós. Quando participamos, já tínhamos a empresa, mas estávamos no mercado de uma maneira bastante embrionária. O Ideas for Milk serviu para revolucionar o que entendíamos sobre leite, sobre vacas. Conhecemos muita gente e fizemos contatos importantes. Ele tem tudo para crescer a cada ano e se tornar um dos grandes eventos de tecnologia do Brasil”, diz o sócio-fundador da Cowmed, Leonardo Guedes.
A empresa foi a segunda colocada no Desafio de Startups 2017, ainda com o nome “SmartFarm – Tradutor de Vacas”. A Cowmed produz uma coleira que monitora parâmetros comportamentais das vacas ligados a saúde e reprodução, e emite alertas via aplicativo de celular e software relacionados a saúde, cio e nutrição.
“Ficamos visivelmente mais conhecidos e ganhamos repercussão e visibilidade em termos de marketing e vendas. Com certeza absoluta tivemos mais resultados depois da nossa participação. Muita gente que nos conhece foi a partir do Ideas for Milk”, afirma Guedes.
O objetivo da Embrapa é que o Ideas for Milk cumpra o papel de criar uma nova oportunidade no mercado para o público com interesse na cadeia do leite e ampliar o ecossistema de inovação, envolvendo um grande número de empresas e entidades. Martins garante que a Embrapa e as empresas do setor leiteiro estão interessadas no desenvolvimento tecnológico e na valorização das ideias.
“Uma startup que participar do evento pode ganhar o mundo. Quem avalia essas empresas são produtores e empresários do setor com uma visão dinâmica e inovadora. É uma visibilidade inigualável”, diz Martins. A tecnologia aplicada no Brasil pode ser replicada internacionalmente, como em países da América Latina ou da África, lembra.
Rede de parceiros – Junto com a Embrapa, são realizadores do Ideas for Milk: BovControl, Qranio, Kick Venture, Agripoint, Carrusca Inovation, Texto Comunicação. Em três anos, já atraiu mais de 70 parceiros, como Nestlé, VivaLácteos, Microsoft, Sebrae, Tim e renomadas instituições de ensino superior.