balde branco

CARTA AO LEITOR

Gestão e planejamento

para alcançar os objetivos no negócio leite

Dentre os temas abordados nesta edição, destacamos três que tocam em questões recorrentes na revista Balde Branco ao longo dos anos: a busca pelo alto desempenho com base nos ajustes da gestão, com planejamento das ações rumo aos objetivos da atividade e implementação das metas para atingi-los. E tudo adequado às condições da propriedade e dos recursos do produtor. Isso é o que está retratado no perfil da Agropecuária Régia, no município paranaense de Palmeiras, que alcançou a média de mais de 52 mil litros de leite por dia. É a nossa reportagem de capa.

Nessa mesma linha de raciocínio, ou seja, a busca por elevar o desempenho na fazenda leiteira, por meio de uma gestão eficiente, vem um artigo do consultor Bruno Marinho M. Guimarães. Ele cita uma série de dicas sobre como obter maior controle e assertividade do gerenciamento da propriedade, destacando que esse é o primeiro passo para a profissionalização da atividade leiteira.

E o terceiro destaque, que tem tudo a ver com a profissionalização na produção leiteira, é a garantia da sanidade do rebanho, em particular no controle da brucelose e da tuberculose. E isso é tão importante que Santa Catarina passou a rastrear o rebanho leiteiro, já que almeja alcançar o patamar de insignificância dessas doenças, visando à exportação de leite.

Voltando a mira para a importância do programa de apoio e orientação ao pequeno produtor de leite, trouxemos o exemplo do SebraeTec – Fertilização in Vitro (FIV), oferecido pelo Sebrae-MG, juntamente com alguns parceiros. Esse programa, de estímulo ao produtor para utilizar a FIV, visa proporcionar o melhoramento genético mais rápido no rebanho leiteiro, tornando a tecnologia FIV acessível às pequenas propriedades.

Para finalizar, nosso entrevistado da edição é João Guilherme Brenner, presidente da APCBRH (Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), que fala sobre a importância dessa raça e as ações de seu mandato.

Boa leitura!

João Antônio dos Santos

Editor

EXPEDIENTE

Editor

João Antônio dos Santos
editor@baldebranco.com.br

Repórter

Erick Henrique
reporter@baldebranco.com.br

Edição de Arte

Casa da Arte
cdadesign@outlook.com

Colaboradores

Bruno Marinho M. Guimarães
Denis Teixeira Rocha
Gisele Dela Ricci
Glauco Rodrigues Carvalho
Jéssica Olivier
João Carlos de Faria
Lorraine Nóbrega
Kennya B. Siqueira
Luiz H. Pitombo
Natália Grigol
Paulo do Carmo Martins
Pedro Arcuri

Diretoria Comercial

Marianna Correa
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9-9975-6429

Representante comercial

Viviane Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953-6952

Assinaturas

Alessandra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (whatsapp)

Escritório central
(11) 99480-8631 wattsapp

Coordenação Administrativa

Cristhiane Melo
(11) 99480-8631
(11) 97028-5684

Edição: 19.000 exemplares

Assinatura anual: R$ 140,00
Exemplar atrasado: R$ 14,00

Autorizamos a reprodução total ou parcial de nossos artigos, desde que mencionada a fonte.

Os conceitos emitidos nos artigos assinados ou nos anúncios de publicidade são inteiramente de responsabilidade de seus autores, não traduzindo necessariamente a opinião da revista.

Balde Branco é uma publicação registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Imprensa (6º Ofício) sob nº 20963 de 12.01.90.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?