balde branco

CARTAS

QUAL O MELHOR TIPO DE SOLO E A MELHOR LOCALIZAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE CAPINEIRAS?
Jorge Albuquerque – por e-mail

Pesquisadores da Embrapa Gado de Leite orientam que, para a formação de capineiras, o solo deve ter estrutura leve e boa fertilidade. Sua localização em relação aos estábulos é muito importante: quanto mais próxima a capineira, mais fácil é a distribuição de dejetos orgânicos, e mais barato é o transporte da forragem cortada para fornecer aos animais no cocho. Normalmente, são utilizados os solos localizados no segmento da paisagem conhecido como terraço (área plana da propriedade que não está sujeita a inundação). Nesse segmento, via de regra, estão localizados a moradia do proprietário, o curral, a sala de ordenha e as principais culturas produzidas na propriedade. Assim, é neste local que deve ser instalada a capineira, pois facilita o transporte da forragem colhida. Também é o terraço que apresenta, em geral, os solos mais férteis em uma propriedade.

É VIÁVEL A PRODUÇÃO DE ALFAFA EM REGIÕES TROPICAIS?
Sandro Moreira

As pesquisas com alfafa em regiões tropicais, principalmente no Brasil, são recentes e sempre indicam essa leguminosa como volumoso de alta produtividade e valor nutritivo. Assim, trabalhos realizados pela Embrapa Gado de Leite na região Sudeste mostram que, sob condições de irrigação no período da seca, é possível obter produções anuais de matéria seca de, aproximadamente, 27 toneladas por hectare, com um teor de 25% de proteína bruta.

A AFIRMAÇÃO “SOLO POBRE, FORRAGEM POBRE” É CORRETA?
José de Castro

Publicações da Embrapa Gado de Leite indicam que há, geralmente, uma relação direta entre a qualidade e, principalmente, a quantidade de forragem produzida e o nível de fertilidade do solo. Entretanto, existem algumas forrageiras, adaptadas às condições de baixa fertilidade do solo, capazes de produzir forragem de média qualidade, como o capim-gordura e a Brachiaria decumbens. A correção da fertilidade do solo minimiza essa situação.

Errata | Na edição de outubro 2019, na pág. 47, 2.º parágrafo, o nome do produtor é Rodrigo Feijó da Costa, e a Fazenda Ômega, em Castro, divisa com Carambeí-PR.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?