Quais as funções da aplicação de calcário no solo?
Sérgio Lima, por e‑mail
Além da correção da acidez do solo, a aplicação de calcário deve também ser feita para corrigir as deficiências de cálcio e magnésio, quando esses nutrientes estiverem em níveis baixos no solo e as forrageiras a serem plantadas forem tolerantes à acidez. Segundo a equipe técnica da Embrapa Gado de Leite, neste caso, a quantidade de calcário a ser aplicada é menor do que a necessária para elevar o pH e neutralizar o alumínio no solo.
Há algum problema em realizar calagens sucessivas nas pastagens?
Joana Carla, por e‑mail
Desde que baseada em análises do solo e observadas as exigências da forrageira em termos de pH, cálcio e magnésio, não há nenhum inconveniente na realização de calagens anuais. Mas, segundo a Embrapa Gado de Leite, as calagens feitas sem critérios são antieconômicas, provocam condições desfavoráveis de disponibilidade de certos elementos no solo, como potássio e diversos micronutrientes, como zinco, manganês e ferro. Como consequência, as plantas podem apresentar sintomas de deficiência ou toxidade de alguns elementos.
Quantos dias devo esperar para colocar o gado no pasto após a aplicação de chorume? Hugo Martins, por e‑mail
Segundo recomendações da Embrapa, o gado pode entrar no pasto aproximadamente 30 dias após a aplicação do chorume. A ocorrência de chuvas ou irrigação pode reduzir esse período.
Que quantidade de macro elementos (N, P, K) uma vaca em lactação devolve à pastagem em seus excrementos? Roberto Silveira, por e‑mail
Segundo dados da Embrapa Gado de Leite, estima-se que uma vaca adulta de 450 kg de peso vivo produza, por ano, de 13 a 16 toneladas de excrementos (fezes e urina), que contêm aproximadamente 70 kg de N (nitrogênio), 30 kg de P2O5 (fósforo) e 54 kg de K2O (potássio).