Cartas - Digital Balde Branco

CARTAS

O que se deve fazer, objetivamente, para melhorar o consumo de alimentos pelas vacas em lactação?

José Ari­ma­teia Gonçalves

Os pes­qui­sa­do­res da Embra­pa Gado de Lei­te ensi­nam que para maxi­mi­zar o con­su­mo de ali­men­tos de vacas em pro­du­ção é neces­sá­rio seguir algu­mas regras,  entre elas: 1- ofe­re­cer die­ta balan­ce­a­da em ter­mos de ener­gia, pro­teí­na, fibra, vita­mi­nas e mine­rais; 2 — uti­li­zar ali­men­tos de boa acei­ta­bi­li­da­de como sila­gens e fenos bem con­ser­va­dos, con­cen­tra­dos arma­ze­na­dos em con­di­ções ade­qua­das; 3 — não for­ne­cer mais do que 3 a 4 kg de con­cen­tra­do de uma só vez;  4 — for­ne­cer sem­pre que pos­sí­vel die­ta com­ple­ta com volu­mo­sos e con­cen­tra­dos mis­tu­ra­dos; 5 — garan­tir aces­so irres­tri­to à água de boa qua­li­da­de, e, para ani­mais mane­ja­dos em pas­ta­gem é pre­ci­so asse­gu­rar tam­bém o aten­di­men­to das neces­si­da­des de bem-estar, dis­po­ni­bi­li­zan­do água e som­bra no pas­to. É neces­sá­rio aten­tar ao mane­jo das pas­ta­gens para que haja ofer­ta de for­ra­gem em quan­ti­da­de e qua­li­da­de nutri­ci­o­nal ade­qua­da. Caso haja neces­si­da­de, deve-se for­ne­cer suple­men­ta­ção con­cen­tra­da, que nor­mal­men­te pro­mo­ve o incre­men­to no con­su­mo total.

ERRATA

Este é o Grá­fi­co cor­re­to, da maté­ria “Boas Prá­ti­cas na Cria e Recria Sig­ni­fi­cam Lucro ao Pro­du­tor”, da ed. de Junho/Julho2020, na pág. 23:

Cus­to total médio de for­ma­ção de uma bezer­ra desa­lei­ta­da (R$/animal) na amos­tra de fazen­das par­ti­ci­pan­tes do PDPL – UFV

Rolar para cima