balde branco

CURTAS

Castrolanda cancela o Agroleite 2021

A Cooperativa Castrolanda, por meio da organização do Agroleite, definiu, no dia 14 de abril, pelo cancelamento da edição 2021 da feira. Evento referência internacional, que tinha calendário previsto entre os dias 10 e 14 de agosto na Cidade do Leite, Parque de Exposições Dario Macedo em Castro (PR), não será realizado presencialmente neste ano e tem como principal motivo o cuidado da Castrolanda com todos os envolvidos, bem como a preocupação constante com a realidade enfrentada pelo País no que diz respeito à pandemia.

Pesquisadores de MS desenvolvem vacina contra carrapato bovino

O prejuízo causado pela presença de carrapatos nos rebanhos bovinos brasileiros gira em torno dos US$ 3,2 bilhões ao ano. Este cenário está prestes a mudar graças ao trabalho de pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, que sob a coordenação do doutor em biologia molecular, Renato Andreotti, desenvolveram, junto a um laboratório farmacêutico, aquela que poderá se tornar a primeira vacina contra o carrapato em circulação no País. De acordo com Andreotti, a vacina possui eficácia de 69% e deverá ser aplicada dose de reforço a cada 6 meses. A vacina contra o carrapato bovino já teve seu depósito de patente aprovado e pode chegar ao mercado brasileiro em breve.

Guia para avaliação de produtos veterinários

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo lançou o Guia de Boas Práticas Clínicas para Avaliação de Produtos Veterinários. Trata-se de um material inédito no Brasil, que visa contribuir para com a eficiência na realização de estudos clínicos. O material está disponível online e foi apresentado, em março, ao Ministério da Agricultura. O documento elenca diretrizes não apenas para o cumprimento de regras municipais, estaduais e federais. Os protocolos sugeridos focam o bem-estar animal, a conduta das equipes envolvidas, os cuidados com os ambientes, bem como o controle de resíduos e a sustentabilidade. Acesse o guia em: https://www.crmvsp.gov.br/Materiais/GUIA_DE_BOAS_PRATICAS_CLNICAS.pdf

Cooperativas investem em plataforma digital pioneira

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecogro/RS) apresentou, em seminário virtual, no dia 20 de abril, a plataforma SmartCoop. O sistema irá integrar 30 das maiores cooperativas agropecuárias do RS e milhares de produtores em um ecossistema de inovação digital. Segundo o presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, a ferramenta é um divisor de águas para a produção gaúcha porque agregará um ganho expressivo de competitividade aos cooperados. “Temos em mãos uma tecnologia que, além de facilitar o dia a dia do produtor, permitirá que ele negocie sua produção e possa adquirir em sua cooperativa produtos em melhores preços, que esteja ao lado da cooperativa 24 horas por dia mesmo não estando lá fisicamente”, pontua.

Queijo do marajó recebe registro de identificação geográfica

Com uma tradição de mais de 200 anos de história, o queijo do Marajó, produzido no Estado do Pará, conquistou recentemente o registro de Indicação de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Com o título, o queijo preparado de forma artesanal, a partir do leite cru de búfalas criadas na região, conquista um reconhecimento importante para proteção do seu valor como patrimônio da tradição produtiva da cultura local dos municípios de Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Soure. Essas localidades fazem parte do território da Ilha do Marajó. Além disso, com a IG o produto ganha maior chance de conquistar novos mercados, promovendo o desenvolvimento econômico local.

Cooperativas investem em plataforma digital pioneira

Com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos (ABCB), o Instituto de Zootecnia (IZ), de São Paulo, estabeleceu parcerias para a transferência de tecnologias de dois de seus relevantes Laboratórios – o de Biotecnologia e o de Análise de Leite. Em Registro (SP), onde está a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) do IZ, concentram-se 12.500 cabeças de búfalos. “A unidade conduz cinco linhas de pesquisas, como produção animal, inseminação artificial em tempo fixo (IATF), produção in vivo (SOV) e in vitro (PIVE) de embriões e transferência de embriões em tempo fixo (TETF), contando com apoio da Fapesp e CNPq”, detalha o pesquisador Nélcio Antônio Tonizza de Carvalho, chefe da Unidade.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?