Esse destaque, principalmente aos municípios do Rio Grande do Sul, também é válido quando se observa a localização dos 100 municípios com maior produtividade animal do País, visto que 62 deles estão naquele Estado. Essa lista é seguida por São Paulo, com 15 municípios, Paraná (9), Santa Catarina (7), Minas Gerais (5), Ceará e Espírito Santo, com um município cada. Essa distribuição reflete bem a maior produtividade animal média encontrada nos Estados da região Sul, enquanto São Paulo destaca-se por alguns grandes produtores que elevam a produtividade dos seus municípios, mas que na média não resulta em alta produtividade estadual.
Já no grupo dos 100 municípios com maior volume produzido, 44 estão em Minas Gerais (maior produtor do Brasil). Compõem ainda a lista dos 100 maiores Santa Catarina (15), Paraná (12), Goiás (9), Rio Grande do Sul (8), Pará (3), Pernambuco (3), Rondônia (3), Ceará (1), Rio de Janeiro (1) e Sergipe (1).
Por fim, os dados do Censo Agropecuário mostram que mais de 300 municípios brasileiros apresentaram produtividade superior a 4.237 litros/vaca em 2017, que foi a produtividade média da Nova Zelândia no mesmo ano. Considerando que a produtividade animal é um bom indicador de eficiência e que também está diretamente relacionado à rentabilidade, isso mostra que o Brasil conta com diversos produtores competitivos espalhados pelo País e que servem de exemplo da evolução tecnológica pela qual a atividade leiteira vem passando nos últimos anos.