balde branco

Fundo El Risquillo, propriedade leiteira chilena com 6.500 vacas, acaba de fechar contrato com a DeLaval para a instalação de 64 robôs de ordenha, transformando-se na maior fazenda leiteira robotizada do mundo. Trata-se de uma propriedade da Agrícola Ancali, que já possui em funcionamento 16 unidades do mesmo sistema a ser instalado, apresentando média de 45,2 litros/vaca/dia.

“Estamos nos preparando para o futuro”, disse o gerente de operações da empresa, Odrióm Escobar, que estima que as vacas nos robôs produzirão 10% mais leite do que no sistema rotativo. “No sistema robotizado, uma vaca faz em média 2,9 ordenhas por dia. Os benefícios se revelam em mais produção, melhor bem-estar animal e menos estresse para o rebanho em produção”, diz.

O plano é ordenhar vacas recém-paridas por meio do sistema rotatório atualmente empregado em seus primeiros 30 dias de lactação junto com vacas com úberes com algum problema de conformação. Após 30 dias, as vacas serão movidas para o sistema robotizado. Escobar disse que a seleção para a conformação do úbere ajuda a reduzir a quantidade de ordenhas incompletas nos robôs.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?