balde branco

Opinião

revista-balde-branco-opiniao-joao-tejon-edicao-660

José Luiz Tejon Megido

Membro do Conselho Científico
 Agro Sustentável (CCAS)

 

COMUNICAÇÃO,

decifra-me ou te devoro!

A incerteza sempre fez parte da vida humana na Terra. No agro, de maneira gigantesca: as incertezas com clima, pragas, doenças, bolsas de mercadorias, hábitos alimentares em transformação e concorrência internacional. Nesta era, da informação veloz e conflitante, uma era de notícias falsas se misturando com as verdadeiras, e onde também aprendemos que podemos falar um monte de mentiras dizendo só a verdade, o insumo mais vital e sagrado para o agronegócio está no domínio da comunicação. Como no enigma da esfinge: decifra-me ou te devoro!

Já vivemos no Brasil exemplos recentes de incompetências comunicacionais, com reflexos tenebrosos sobre nossas realidades. A Operação Carne Fraca, generalizando para todo o setor de proteína animal um problema localizado; vivemos e ainda estamos vivendo a balbúrdia da Torre de Babel do desmatamento e das queimadas, em que 5% de péssimos produtores estragam a vida de 95% de corretos e legais produtores, onde o crime, a grilagem de terras e o assalto a reservas protegidas queimam o ótimo trabalho da gigantesca maioria que faz o bem.

E o óleo nas águas do Nordeste? Mais um problema agravado pela incompetência comunicacional. O governo federal havia proibido a pesca de camarão e lagosta nas áreas da derrama petrolífera, medida que acaba de ser revogada. Precisou a Associação Brasileira das Indústrias do Pescado (Abipesca) atuar em caráter urgentíssimo para minimizar outro sacrifício desnecessário sobre pescadores, armadores, varejistas, atacadistas, funcionários de um segmento que emprega mais de 1 milhão de pessoas, e que, somente em novembro, iria sacrificar 300 milhões de reais de faturamento.

Em entrevista, a Câmara Setorial da Produção de Pescado disse que essa restrição significa antecipar em 30 dias o período do defeso regular da atividade, o que viria a eliminar milhares de postos de trabalho. Da mesma forma, o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira, acrescentou: “O imbróglio em torno do óleo ainda é difícil de ser dimensionado. Parecia que os órgãos federais não conseguiam enxergar o tamanho da tragédia”.

Nosso peixe está limpo e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, revogou a determinação da suspensão da pesca no litoral do Nordeste. A realidade já é complexa. Sem inteligência comunicacional, as loucuras das percepções criam novas realidades indesejadas, que amplificam mais ainda a dimensão do mal.

Comunicação, decifra-me ou te devoro. Uma área do conhecimento humano sagrado para a gestão do novo agronegócio. Dobra o agro Brasil, e peixe, a proteína que mais vai crescer nos próximos 10 anos.

O autor é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, doutor em Educação pela UDE/Uruguai. É membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS)

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?