balde branco

Durante o Minas Láctea 2017 serão premiadas 11 categorias de produtos inscritos por laticínios de vários estados

 Mais uma edição do Concurso Nacional de Produtos Lácteos do Brasil será realizado durante o Minas Láctea 2017, em Juiz de Fora-MG. O mais tradicional evento do setor no país é uma vitrine para o mercado. O julgamento dos produtos será realizado nos dias 18 e 19 de julho no laboratório do Instituto de Laticínios Cândido Tostes. A premiação será entregue no encerramento do MinasLáctea, no dia 20 de julho.

O concurso conta com a avaliação feita por profissionais de universidades, indústrias e dos serviços de inspeção federal, estadual e municipal, que julgam aspectos como cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência. Serão avaliadas 11 categorias, como doce de leite, requeijão, manteiga, destaque especial e queijos gorgonzola, minas padrão, prato, reino, gouda, parmesão, provolone.

De acordo com professor da UFV-Universidade Federal de Viçosa, Mauro Furtado, há mais de 20 anos juiz do concurso, os produtos lácteos estão evoluindo especialmente no tocante à inovação e qualidade. “Muito desse progresso vem desse Concurso, no qual muitas empresas têm a oportunidade de enfrentar uma concorrência que é baseada essencialmente na qualidade dos produtos que são submetidos aos juízes”, afirma.

De acordo com o coordenador do Concurso, Fernando Magalhães, que é pesquisador da Epamig-ILCT, após o evento, as empresas participantes recebem um relatório onde se pode comparar os resultados obtidos de cada atributo do seu produto, com a média dos demais participantes e com as notas da empresa campeã. “Eles podem melhorar seus produtos tendo como referência os padrões do campeão de cada categoria”, explica.

Apesar de o concurso não oferecer selo de premiação, muitas indústrias fazem questão de estampar a vitória nas embalagens. É o caso do Laticínios Funarbe, de Viçosa, que já acumula noves estrelas no rótulo de doce de leite. De acordo com a supervisora financeira e comercial do Laticínio, Eliane Rodrigues do Vale, a premiação está ligada diretamente à qualidade dos ingredientes, principalmente do leite, proveniente da UFV e da microrregião de Viçosa.

“Estar no pódio traz credibilidade no mercado e aumenta o nosso compromisso com o consumidor. O mesmo produto que vai para o julgamento está nas prateleiras de supermercados de diversos estados brasileiros”, conta. Este ano o Laticínios Funarbe irá concorrer também nas categorias requeijão cremoso e manteiga, além do doce de leite.

Laticínios de todo o país podem se inscrever até o dia 7 de julho. A inscrição custa R$ 300, independente do número de categorias inscritas. Mais informações: www.minaslactea.com.br/concurso e tel (32) 3224-3116.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?