balde branco
revista-balde-branco-consultoria-01-ed677

Com orientação técnica especializada, a produção segue por caminhos seguros que o levam ao sucesso naatividade leiteira

COWTECH

Consultorias

que fazem a diferença para os produtores de leite

Prestação de serviço a nossos leitores: vamos apresentar, numa série de reportagens, o perfil de consultorias especializadas, que vêm contribuindo com sua orientação para o incremento da produção leiteira nacional

Erick Henrique

A bovinocultura leiteira brasileira ainda necessita de uma generosa dose de profissionalização. Só para ilustrar, no Estado de Goiás, o quarto maior produtor de leite do País, segundo dados do IBGE, apenas 20% das propriedades contratam algum tipo de assistência técnica. Em maior ou menor grau, essa situação de déficit quanto ao número de produtores que contam com orientação técnica especializada ocorre também em bacias leiteiras espalhadas por todas as regiões. Esse, conforme atestam especialistas, é um dos principais motivos do baixo desempenho produtivo e da qualidade do leite, que se reflete numa minguada margem de renda dos produtores.

Tal situação, segundo o médico veterinário e diretor técnico da Cowtech, Marco Antônio Pádua Carvalho, é devida em boa parte a  produtores que ainda encaram a assistência técnica como custo e não como investimento, pois acreditam que um técnico não pode agregar valor ao seu negócio. “Aliás, vale dizer, grande parte dessa ‘visão/atitude’ é decorrente de insatisfação do produtor provocada por modelos de assessoria ou consultoria do passado que não conseguiram transmitir, na prática, os benefícios e o valor da orientação técnica especializada a seus clientes”,  avalia  ele, que tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV, especialização em Gestão de Fazendas Leiteiras pela Esalq-USP e é  consultor associado do programa MDA da Clínica do Leite.  

No seu entender, muitos desses modelos de assistência do passado apenas realizavam alguns trabalhos, como exames, principalmente de tuberculose e brucelose, ou estritamente de assistência clínica. E hoje as consultorias precisam ser focadas na prevenção de enfermidades. “A prevenção é fundamental e, juntamente com ela, vem o planejamento de negócios. Assim, a figura dos consultores especialistas em cada área tomou o lugar daquele técnico do modelo generalista. Ou seja, agora o consultor tem uma boa atualização técnica e conhece a produção de leite de uma fazenda como um todo. Dessa forma, as fazendas precisam entender melhor o papel do consultor e o consultor o seu papel nas propriedades, assim um poderá ajudar o outro”, explica Carvalho.

 

Marco Antonio Carvalho: “Entre os principais pilares da boa gestão na propriedade está garantir alimento de qualidade para os animais”

De acordo com o consultor, a Cowtech surgiu da necessidade desse novo modelo de trabalho, baseado na ciência, na tecnologia e em experiências a campo consistentes, face ao fato de as fazendas precisarem melhorar o seu desempenho na gestão, na produtividade e no aumento de escala, e, claro, serem rentáveis. Isso significa racionalização de custos e das operações, animais de padrão genético superior na produção de leite, nutrição adequada, manejo sanitário e reprodutivo eficiente, e domínio da produção de alimentos de qualidade para garantir a dieta correta o ano todo. Esses são os alicerces para as propriedades se profissionalizarem rapidamente e, as que não conseguirem, principalmente na gestão, ficarão para trás e vão deixar a atividade. “A nossa missão é ajudar os produtores rurais a se tornarem profissionais em seus negócios, sendo o nosso maior propósito contribuir com a melhoria constante dos resultados de nossos clientes. A equipe gerencial da Cowtech é formada por quatro diretores técnicos (Marco Antônio Carvalho, Paulo Stacchini, João Paulo Santos e Leonardo Dantas), cada um dirigindo uma área de concentração, por isso a multidisciplinaridade da empresa”, informa o médico veterinário.

Atualmente, a consultoria consegue atender a qualquer tipo de demanda técnica e gerencial dos produtores de leite, corte e agricultores com foco em produção de alimentos para os animais, seja a pasto, silagens, feno, pré-secado, ou produção de soja e afins. A metodologia de trabalho é baseada no modelo “lean”, trazido para a agropecuária pela Clínica do Leite, no Modelo Agro+Lean, e atualmente intitulada Escola de Gestão Agro-Lean, sob a coordenação do professor Paulo Fernando Machado.

“Nossa maior demanda é a consultoria em gestão, ou seja, o produtor nos chama para ajudá-lo a organizar o seu negócio e, muitas vezes, o cliente quer que o ajudemos a fazer o negócio dar certo. Para que isso aconteça, trabalhamos na adoção de uma metodologia gerencial que permite a melhoria de todos os processos, desde o controle de custos, passando por todas as áreas técnicas (alimentação, reprodução, qualidade de leite, criação de bezerras, sanidade e biossegurança, conforto e bem-estar animal, projetos de construções, produção de alimentos e fertilidade de solos, etc.) e focando sempre na capacitação da equipe de trabalho (produtor, gerentes e operadores).”

Mais tranquilidade para o produtor – “Na verdade, o grande foco é melhorar o resultado como um todo, ou seja, ter sucesso, que é o resultado de diversos fatores envolvidos, como diminuição da rotatividade de pessoal, melhoria dos indicadores financeiros, das condições das vacas (que produzem mais leite e de melhor qualidade), redução de ‘brigas’ por preço com os compradores de leite. Enfim, ter tranquilidade, ou melhor ter uma boa noite de sono. O valor de ter o negócio sob controle em todos seus aspectos é enorme e este é o nosso propósito”, destaca Carvalho.

É importante que o produtor tenha consciência de que não existe um prazo específico para ver os resultados a partir da contratação da consultoria. Uns começam a surgir em pouco tempo, outros a médio a longo prazo, ou seja, varia de fazenda para fazenda. “Vai depender de uma série de fatores, em que entram também as expectativas dos donos e dos funcionários. Porém, alguns números zootécnicos e financeiros podem ser vistos no médio prazo (algo em torno de seis meses a um ano)”, nota o consultor.

ANÁLISE DAS FAZENDAS

Evolução da produção de leite e margem operacional no período

Ele observa ainda que, se houver grandes falhas técnicas a serem sanadas, os resultados podem ser quase que instantâneos. Por exemplo, no caso de mudança do alojamento das vacas em novas instalações de compost barn, a resposta é quase imediata; ou se a nutrição estiver com falhas de formulação. No entanto, não é algo que aconteça com frequência.

Em 22 anos de trabalho, conforme relata Carvalho, a Cowtech pôde ajudar muitos produtores, com diversos tipos de desafios, alguns sem sucesso, porém muitos com grande resultado. “Lembro que um cliente nos contatou, em 2013, pois estava vendendo todo o rebanho e iria terminar com a atividade, pois já não aguentava mais os prejuízos acumulados. Após uma avaliação geral do negócio, detectamos um grande potencial de produção e melhoria de desempenho, mas seriam necessários vários ajustes na fazenda. Elaboramos um plano de trabalho para o cliente, que acreditou na proposta. Hoje, esse produtor figura entre os TOP 100 de produção de leite nacional”, diz.

Para ele, quando se inicia um projeto desde o início, fica mais claro tudo o que deve ser feito para o bom desempenho da atividade, conforme foi o caso de outro cliente da consultoria, que os procurou em 2009 para iniciar a atividade leiteira, partindo de um grande plano de investimento. “Nosso trabalho foi montar todo o desenho do sistema de produção, sob um modelo moderno de gestão, com definição de equipe com cargos e salários, além de todos os processos de todas as áreas de produção, e também o projeto das instalações. Esse cliente também está entre os TOP 100, com grande sucesso em seu negócio. Em suma, são muitos os casos de sucesso, desde grandes empreendimentos até propriedades com produção ao redor dos 100 litros de leite por dia”, finaliza Carvalho.

Pastagem abundante durante todo o ano, com o uso da sobressemeadura prolongando o pasto até outubro

Áreas de atuação da consultoria

 

Pastagens e produção de forragens: Atua desde o planejamento da demanda X suprimento potencial de forragem da propriedade (pastagens, culturas para suplementação volumosa e integração lavoura/pecuária), incluindo mapeamento das áreas, levantamento e manejo da fertilidade do solo, seleção de híbridos e variedades forrageiras, implantação das culturas forrageiras e respectivos tratos culturais, reformas, divisões e manejo das pastagens, intensificação de pastagens (via adubação estratégica e pastejo rotacionado). Fechando o círculo, a colheita e o armazenamento de forragens conservadas (diferentes tipos de silagem, pré-secado, feno e pastagens diferidas), tanto em fazendas de gado de leite quanto de corte.

Reprodução: A Cowtech atua junto a seus clientes assessorando-os na adoção de protocolos sanitários voltados à manutenção da saúde do aparelho reprodutivo e à prevenção de doenças reprodutivas das matrizes, manejo e rotina de programas de inseminação artificial (IA) e inseminação artificial em tempo fixo (IATF), seleção de reprodutores/sêmen, programas de transferência de embriões, programas de melhoramento genético do rebanho, estratégias para cruzamento industrial e implantação e manejo de estação de monta para pecuária de corte, diagnósticos precoces de gestação, programas e manejos nutricionais específicos para aumentar a eficiência reprodutiva e treinamento da equipe das fazendas responsáveis pela reprodução.

Qualidade do leite: De acordo com as informações coletadas e o enquadramento do sistema de produção, direciona o trabalho para a capacitação da mão de obra e o entendimento da importância do rigor da higiene no processo de ordenha. A avaliação é global, observando animais e colaboradores, antes, durante e após ordenha, com metodologia direcionada para o cultivo microbiológico, baixo uso de antibióticos, eficiência nos tratamentos, instalação de linha de ordenha, manutenção e controle dos indicadores de qualidade do leite: CCS média do rebanho; CBT média do rebanho; porcentual de gordura, de proteína e nitrogênio ureico no leite (NUL).

Controle financeiro e análise de mercado: A consultoria tem ajudado pecuaristas, tanto de corte quanto de leite, desde o treinamento específico de conceitos de contabilidade rural e controle de fluxo de caixa, adoção de metodologias de controle de despesas e receitas, uso de softwares para essa finalidade, até o planejamento e o controle financeiro de projetos e etapas chaves das atividades. Utilizando essas ferramentas, é possível calcular o custo por litro de leite, da arroba produzida, do bezerro a ser vendido, do quilo de capim ou silagem produzida a ser comercializada e vários outros custos e indicadores importantes. Como o controle financeiro é um componente do modelo de gestão global do negócio proposto pela Cowtech, simulações, planejamento, ações e estratégias de comercialização e redução de custo são, estrategicamente, delineadas para cada propriedade, ajudando o produtor a tornar seu negócio mais rentável, continuamente.

Nutrição: Atua em todo o processo da alimentação dos animais e em todas as categorias de animais (bezerras, novilhas, garrotes/tourinhos, vacas em lactação e vacas em transição). Desde o planejamento, orientações técnicas e controle da produção de forragens, até a organização de lotes produtivos e respectivos arraçoamentos e suplementação com concentrados, minerais e aditivos. Utilizam-se softwares e conceitos modernos de formulação de dietas (custo mínimo e lucro máximo).

PERFIL

 

• 40 fazendas em produção de leite, com 7.200 vacas em lactação e um total de 9.000 vacas. São 202.300 litros de leite sob orientação da Cowtech;

• São 6 propriedades assistidas na área de produção de feno e pré-secado. Mais 5 fazendas assistidas em gado de corte com um total de 3.000 vacas de corte. Mais assessoria em produção de milho grão, ora silagem. Na maioria dessas fazendas com cultura de inverno (aveia, sorgo, um pouco de cana).

• Atuação nas seguintes regiões: Sul de Minas; Sudoeste de Minas; Região do Alto Paranaíba; Triângulo Mineiro; todo Estado de São Paulo; Sul de Goiás; e Tocantins.

Mais informações: Tel. (35) 9 9981-2206; www.cowtech.com.br

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?