balde branco

TENDÊNCIAS

revista-balde-branco-pedro-arcuri-edicao-660

Pedro Braga Arcuri

Pesquisador da Embrapa Gado de Leite

Consumo e transformação digital no campo e na linguagem

Para o leite, como será 2020? A expectativa é de crescimento econômico. O consumo deve reagir.

B oa parte da população brasileira hoje é composta por adultos jovens, componentes da “geração millenials”. São jovens adultos, urbanos, demonstram preferências semelhantes em comportamento e no uso de tecnologias encontradas mundo afora: busca por comodidade, praticidade, cuidados com a saúde e certa indulgência à mesa. Focados neste público de bom poder aquisitivo, além de idosos e crianças, os agentes da cadeia do leite, em especial os produtores, devem continuar na busca incessante por mais qualidade.

Estimam os especialistas que o consumo de leite fluido deverá ser estável, com tendência de queda, por mudança de hábitos de consumo. O consumo crescente de iogurtes deve continuar, em razão da demanda puxada pela busca de produtos promotores da saúde, com características específicas, como mais proteína ou probióticos.

O queijo cresce em quantidade consumida e em valor, por ser uma preferência dos millenials. Ainda, aumentar o teor de sólidos pelo teor de gordura também é um objetivo a ser perseguido pelos produtores, com o preço da manteiga mantido elevado, mais uma vez puxado pelas preferências dos consumidores e pela comprovação dos benefícios do consumo de manteiga associado a hábitos de atividade física e consumo de vegetais.

Ademais, de acordo com a prestigiosa revista Harvard Business Review, 2020 é o “ponto de inflexão” da transformação digital no agronegócio mundial. Significa dizer que a partir deste ano haverá um número maior de empresas e agentes do agronegócio adotando em definitivo tecnologias digitais, para não perecerem frente a seus concorrentes.

A transformação digital muda nossa forma de trabalhar e de comunicar. Primeiro, porque usamos cada vez mais os celulares, para muitas coisas além de conversas telefônicas; mas também porque estamos mudando nossa linguagem.”

Muitas vezes, sem percebermos, as mudanças nos envolvem e transformam nosso cotidiano. A transformação digital muda nossa forma de trabalhar e de comunicar. Primeiro, porque usamos cada vez mais os celulares, para muitas coisas além de conversas telefônicas; mas também porque estamos mudando nossa linguagem.

“Com ctz vamos! Vlw o convite o Show e blz dms <>!!!” Ou, “Com certeza vamos! Valeu o convite, o show é beleza demais, abraços!!!”. A “tradução” da frase consumiu 19 caracteres a mais e ainda contém uma vírgula e um acento agudo. Este é um pequeno exemplo de uma nova escrita, mais sintética, para quem conhece os novos vocábulos, em geral, jovens. Isso acaba com a língua portuguesa? Não creio. Vejam a analogia com Vossa Mercê, depois, vosmicê, hoje você e, amanhã, vc… Estudos na ciência da linguística mostram que esta “nova” linguagem é eficaz na comunicação de ideias complexas. Lidamos ainda com os símbolos, chamados “emojis”, que também comunicam ideias complexas. A linguagem é a expressão de um povo, comunicação que acompanha inovações.

Considero, portanto, importante acompanhar com atenção a mudança de hábitos e, se possível, incorporar a “nova” linguagem escrita e falada para que a diferença de idade não vire um conflito entre gerações que resulte no atraso da transformação digital no campo.

Hoje, a cadeia do leite, por meio da iniciativa Ideas for Milk, da Embrapa, é o setor produtivo que mais promove a inovação digital no Brasil. Apoiamos os produtores, ajudando-os a prosperar com qualidade de vida e os setores da cadeia produtiva do leite, a estarem prontos para as mudanças que virão. Promovemos o ecossistema de inovação do leite em torno da transformação digital, e sua nova linguagem, para aumentar a produtividade com sustentabilidade, agregando pessoas para colaborar, inovar e promover mudanças em prol do Leite 4.0.

Feliz 2020, que este seja um ano para ser lembrado pela transformação digital, por progresso e paz!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?