Consumo imediato de colostro ao nascer pode determinar a sobrevivência das bezerras - Digital Balde Branco

VITRINE

Consumo imediato de colostro ao nascer pode determinar a sobrevivência das bezerras

Dife­ren­te­men­te do que acon­te­ce com o ser huma­no, a imu­ni­da­de das vacas não é trans­fe­ri­da pela pla­cen­ta para o feto. Isso por­que sua estru­tu­ra pos­sui vári­as cama­das, impe­din­do a pas­sa­gem dos anti­cor­pos para a bezer­ra. Marí­lia Ribei­ro, res­pon­sá­vel pelo pro­je­to Dra. Spray­Fo, da Trouw Nutri­ti­on no Bra­sil, expli­ca que, ape­sar de não rece­be­rem os anti­cor­pos no úte­ro, as bezer­ras têm outra fon­te de imu­ni­da­de: o colos­tro. “O ris­co de mor­ta­li­da­de e mor­bi­da­de de um ani­mal que não toma colos­tro é mui­to ele­va­do. Na lite­ra­tu­ra, 9 em cada 10 ani­mais que não inge­rem a secre­ção têm ris­co de ado­e­ci­men­to ou mor­te nos pri­mei­ros dias de vida”, aler­ta a Dra. Sprayfo.

Zoetis apoia pequenos produtores de leite no interior paulista 

A empre­sa desen­vol­veu o “Pro­gra­ma Gado de Lei­te”, em par­ce­ria com a SEI Con­sul­to­ria e o IBS – Ins­ti­tu­to Bio­Sis­tê­mi­co, com a sua mis­são de com­par­ti­lhar conhe­ci­men­to e boas prá­ti­cas lei­tei­ras com peque­nos pecu­a­ris­tas. Des­sa vez, o muni­cí­pio de Pro­mis­são (SP) rece­be o pro­je­to, visan­do levar aumen­to de pro­du­ti­vi­da­de e mais qua­li­da­de de vida a peque­nos pro­du­to­res da região. Em Pro­mis­são, local des­ta edi­ção do pro­gra­ma, o pro­je­to, que dura­rá um ano, rea­li­zou par­ce­ria com uma coo­pe­ra­ti­va local, que reú­ne mais de 300 asso­ci­a­dos e entre­ga entre 30 e 45 mil litros de lei­te dia­ri­a­men­te. Foram sele­ci­o­na­dos 30 pro­du­to­res. O pro­gra­ma leva­rá, para os pecu­a­ris­tas, infor­ma­ções sobre qua­li­da­de do lei­te (qua­li­da­de da orde­nha, pre­sen­ça de mas­ti­te, pré e pós-dip­ping, nor­mas regu­la­tó­ri­as, etc.), nutri­ção ani­mal e saú­de reprodutiva.

Lindsay anuncia primeiro pivô inteligente do mundo 

O Smart Pivot, ou pivô inte­li­gen­te, é o pri­mei­ro no mun­do que se enqua­dra em uma nova cate­go­ria de irri­ga­ção meca­ni­za­da e autô­no­ma. O equi­pa­men­to vai além da apli­ca­ção e do geren­ci­a­men­to de água tra­di­ci­o­nal, alcan­ça e for­ne­ce uma ampla gama de dados sobre a saú­de das lavou­ras e o desem­pe­nho do equi­pa­men­to. Ele dis­po­ni­bi­li­za, simul­ta­ne­a­men­te, ao pro­du­tor infor­ma­ções pre­ci­sas que geram não ape­nas eco­no­mia com­pro­va­da de água, ener­gia e outros insu­mos, como tam­bém de fer­ti­li­zan­tes e defen­si­vos agrí­co­las. O Smart Pivot com­bi­na ima­gens de saté­li­te, aére­as, sen­so­res e câme­ras embar­ca­das no pivô para detec­tar ano­ma­li­as em cam­po, aju­dan­do a tor­nar mais fáceis as deci­sões de todo o mane­jo da lavou­ra, não ape­nas da irri­ga­ção, oti­mi­zan­do o uso do equipamento.

Polinutri anuncia novo gerente para a unidade Maringá

Ampli­an­do e refor­çan­do o time, a Poli­nu­tri, empre­sa que atua no desen­vol­vi­men­to, na pro­du­ção e na comer­ci­a­li­za­ção de solu­ções e pro­du­tos para a nutri­ção e saú­de ani­mal, anun­cia a con­tra­ta­ção do zoo­tec­nis­ta Luís Fer­nan­do de Almei­da (foto) para o car­go de geren­te de uni­da­de em Marin­gá, no nor­te do Para­ná. “Tenho mui­to orgu­lho de fazer par­te de uma empre­sa que há 32 anos é uma gran­de par­cei­ra do pro­du­tor rural, sem­pre ino­van­do e cres­cen­do jun­to com o agro­ne­gó­cio”, diz o novo geren­te da Polinutri.

URUS agora faz parte da Pon Holding, a mais nova gigante mundial do agro

Dona de um fatu­ra­men­to anu­al que ultra­pas­sa os R$ 40 bilhões e com mais de 12 mil cola­bo­ra­do­res, a Pon Hol­ding aca­ba de anun­ci­ar a URUS como par­te de seu con­glo­me­ra­do de empre­sas. Impor­tan­tes com­pa­nhi­as que tra­ba­lham com melho­ra­men­to gené­ti­co bovi­no no Bra­sil, como a Alta Gene­tics e a Genex Bra­sil, que são par­te da URUS, ago­ra com­põem a hol­ding, que deve se tor­nar uma das mai­o­res do agro­ne­gó­cio mun­di­al. “Essa mudan­ça sina­li­za que as empre­sas per­ten­cen­tes ao gru­po URUS entram em um novo pata­mar em ter­mos de inves­ti­men­to e pre­sen­ça no mer­ca­do. A Genex cer­ta­men­te vai ampli­ar seu sha­re no mer­ca­do de melho­ra­men­to gené­ti­co”, afir­ma o dire­tor exe­cu­ti­vo da Genex do Bra­sil, Sér­gio Saud.

Rolar para cima