CURTAS

Queijo serrano recebe selo arte

Santa Catarina iniciou a entrega do Selo Arte para produtos artesanais. O primeiro produto a receber a certificação no estado foi o queijo serrano produzido pela família Zanelato, no município de Bom Retiro. Com o selo, o queijo poderá ser comercializado em todo o País. O Selo Arte é a realização de um antigo sonho de produtores artesanais brasileiros. Ele permite que produtos como queijos, embutidos, pescados e mel possam ser vendidos livremente em qualquer parte do território nacional, eliminando entraves burocráticos. Para os consumidores, é uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias.

Mastite “invisível” traz riscos e Prejuízos para rebanhos leiteiros

Em geral, o produtor rural reconhece visualmente a doença em sua forma clínica ao observar inchaço e vermelhidão nas glândulas mamárias de vacas leiteiras e/ou alterações na coloração do leite. No entanto, há um tipo de mastite que não pode ser diagnosticada de forma visual: é a subclínica, em que o animal não apresenta alterações no leite nem na glândula mamária. De acordo com o pesquisador Luiz Francisco Zafalon, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), quando diagnosticada a mastite clínica, o rebanho tem uma proporção bem maior de animais com a mastite “invisível”. O diagnóstico, segundo ele, pode ser feito com vários tipos de testes disponíveis aos produtores. Um deles, conhecido como CMT (California Mastitis Test), utiliza um reagente que, em contato com o leite de uma glândula mamária com mastite subclínica, produz uma mistura viscosa a partir do leite recém-ordenhado, devido ao aumento de células somáticas do leite.

Ex-ministro da agricultura defende securitização de dívidas rurais

O endividamento rural está derrubando sonhos e planejamentos, instalando uma série de obstáculos alheios ao sucesso da colheita. E há olhos muito importantes, verdadeiras referências históricas, atentos a essa conjuntura. Eles pertencem a Alysson Paolinelli, engenheiro agrônomo, ex-ministro da Agricultura e um dos fundadores da Embrapa, no fim dos anos 1960. Para ele, as dívidas são consequência de “um erro que vem sendo alimentado por vários governos há décadas”. “O Brasil é o único grande produtor agrícola do mundo que ainda não tem seguro rural. Isso é uma distorção sem precedentes e responsável por tudo o que assistimos de mazelas”, explica o ex-ministro. Como, segundo ele, tudo o que aconteceu recentemente no Sul e até no Centro-Oeste do País, em função de uma seca severa que trouxe um endividamento descomunal, para quem já estava bastante endividado.

Mapa apreende defensivos Irregulares em são paulo

Cerca de 212 mil litros de defensivos agrícolas irregulares foram apreendidos em São Paulo durante força- tarefa realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entre os dias 23 e 28 de agosto. Ao todo, 37 empresas foram fiscalizadas nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Duas empresas tiveram as atividades interditadas, além de 17 autos de infração lavrados e 122 agrotóxicos fiscalizados. Ainda foram encontrados 17 mil litros de fertilizantes e 1.480 quilos de suplemento mineral animal que estavam sendo produzidos com substâncias proibidas. Participaram da força-tarefa auditores fiscais federais agropecuários de oito estados. As equipes contaram ainda com o apoio de auditores em home office, auxiliando no trabalho de inteligência.

Embrapa Gado de Leite lança o Anuário Leite 2020

A cadeia do leite no pós-covid-19, a produção com foco em bem-estar animal e sustentabilidade, as novas exigências dos consumidores, a vaca que produz mais e consome menos, o novo ambiente nas fazendas para ter vacas e pessoas felizes. Estes são alguns dos 34 temas do Anuário Leite 2020, da Embrapa Gado de Leite, que já está disponível para download no site da empresa. O Anuário Leite 2020 é resultado de parceria da Embrapa Gado de Leite com o jornalista Nelson Rentero, que tem mais de 30 anos dedicados à cadeia do leite, e a Texto Comunicação, responsável pela produção editorial. Além das reportagens especiais, o anuário reúne as mais importantes estatísticas do leite no Brasil e no mundo, incluindo dados de produção (maiores produtores, laticínios, estados, regiões), demanda, preços/custos, exportação/importação, mercado dos Estados Unidos, China e Índia. O Anuário Leite 2020 está disponível para download gratuito no site da Embrapa Gado de Leite, no link www.embrapa.br/gado-de-leite

Nasce filha do primeiro clone de gir leiteiro

A bezerrinha Florida da Cerrados, que nasceu no dia 31 de agosto, no Centro de Tecnologia em Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) da Embrapa Cerrados, no Distrito Federal, não é um animal qualquer. Ela é filha da vaca Acácia da Cerrados TN, primeiro e único clone de Gir Leiteiro do programa de seleção da raça no CTZL, obtido pela técnica de transferência nuclear há três anos. Depois de uma gestação sem complicações para a mãe, a bezerra nasceu pesando 21 kg, está com boa saúde e é bem esperta. “O nascimento da Florida é a comprovação de que a reprogramação nuclear do processo de clonagem que gerou a Acácia foi bem-sucedida”, afirma o pesquisador Carlos Frederico Martins, supervisor do CTZL e coordenador da pesquisa. Acácia foi inseminada artificialmente com sêmen convencional (não sexado) do touro Gir Leiteiro PH Uísque, um premiado animal do rebanho de Paulo Horta, criador no Distrito Federal.

Epamig: foco no controle do carrapato na pecuária

Em Minas Gerais, estado que possui o maior rebanho leiteiro do País, os carrapatos são responsáveis por perdas de mais de 90 litros de leite por vaca. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) trabalha no desenvolvimento de tecnologias para diminuir os prejuízos causados por esses parasitas na pecuária de leite e de corte. Diante desse cenário, os pesquisadores da Epamig e UFMG têm trabalhado para o desenvolvimento de uma vacina que seja capaz de induzir uma resposta imune efetiva e duradoura, e que seja um produto economicamente viável para o produtor. Os experimentos estão sendo desenvolvidos no Campo Experimental Santa Rita, no município de Prudente de Morais (MG). Os resultados das pesquisas serão divulgados após os testes em andamento.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?