balde branco

CURTAS

MERCADO LÁCTEO PROMISSOR PARA A BUBALINOCULTURA GAÚCHA

A Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) trabalha em parceria com a Emater para o fomento do leite de búfala no Rio Grande do Sul.  O vice-presidente da entidade, Guilherme Giambastiani, explica que, no Brasil inteiro, o búfalo se destacou pelo leite e, no Rio Grande do Sul, a maioria dos produtores foi para a pecuária de corte. “Hoje temos dois produtores que suprem a Cooperbúfalo; há um grande campo de crescimento para a búfala de leite, especialmente na agricultura familiar. Se conseguirmos fomentar essa questão, daremos maior visibilidade para a búfala, gerando renda ao produtor”, destaca. Segundo Giambastiani, diferentemente da carne, os derivados do leite de búfala têm uma demanda maior. “O que produz, vende. Vários laticínios de fora do RS olham para cá porque aqui tem grande consumo. É um produto que tem liquidez”, complementa.

Homeopatia segue em expansão na medicina veterinária

Homeopatia Veterinária foi uma das primeiras especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com a publicação da Resolução n° 625/95. Desde então, já foram reconhecidos títulos de 19 profissionais, dos quais 12 estão vigentes. De acordo com a Comissão Técnica de Homeopatia Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), há expansão no campo profissional, tanto no segmento pet quanto no de animais de produção. “A área está em desenvolvimento, o que está muito atrelado à preocupação com a sustentabilidade e à busca por terapias médicas menos invasivas, menos tóxicas e que tragam resultados”, argumenta o presidente da comissão, Fábio Fernando Ribeiro Manhoso.

PIB DA AGROPECUÁRIA CRESCERÁ 1,4% EM 2019

Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário deverá aumentar 1,4% em 2019, conforme estimativa divulgada no dia 19 de novembro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A projeção mostra uma aceleração ante a estimativa de agosto, que apontou um avanço de 0,5%. Segundo o Ipea, o resultado positivo deste ano será puxado pela pecuária, que deverá crescer 1,8%. As cadeias de bovinos, aves e ovos impulsionam o crescimento, com altas de 2,1%, 2,1% e 3,4%, respectivamente. Já para a agricultura, a previsão é de aumento de 1% no valor adicionado das lavouras. Para 2020, a pecuária deve ser protagonista, com previsão de avanço de 4,3%, puxado principalmente pela produção de bovinos (5,8%).

PUBLICAÇÃO DO IZ SOBRE CONTROLE DE CARRAPATOS ESTÁ DISPONÍVEL

nova edição do livro referente ao VI Workshop Controle de Carrapatos, que abordou o tema “Carrapaticidas: toxicologia, resíduos e alternativas”, realizado pelo Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está disponível para download no link Publicações em www.iz.sp.gov.br.

Segundo a coordenadora do evento e pesquisadora do IZ, Cecília José Veríssimo, o assunto abordado é de extrema importância, “pois envolve o bem-estar do homem, do animal e de seu ambiente”. O uso indiscriminado – sem critério e de maneira errada – do carrapaticida leva ao fenômeno da resistência do parasita aos carrapaticidas, além da morte de dezenas de animais. Outro sério problema está na intoxicação de pessoas ao manipular o produto, quando ocorrem erros de dosagem e aplicação.

MAPA PREPARA PORTAL COM DADOS SOBRE A QUALIDADE DO LEITE NO BRASIL

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está finalizando um novo portal que reunirá dados de análises de qualidade do leite em todo o país. O projeto ainda está em desenvolvimento e fornecerá informações quantitativas e das medições dos padrões previstos nas INs 76 e 77, de forma a ter um raio-X da produção nacional. A posição foi indicada pela fiscal do Mapa e médica veterinária Milene Cé, que se reuniu com representantes das principais indústrias de laticínios do Rio Grande do Sul, em novembro, em Porto Alegre.

Para o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, esta será uma ferramenta importante para guiar os trabalhos de qualificação da produção no Brasil e seria excelente se permitisse estratificar o grau de testagens nos vários estados do País. O projeto, inicialmente previsto para entrar no ar em outubro, ainda se encontra em fase de elaboração.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?