De olho nas oportunidades, mesmo em tempos de crise - Digital Balde Branco

CARTA AO LEITOR

De olho nas oportunidades,

mesmo em tempos de crise

Por mui­tas e mui­tas vezes, difi­cul­da­des são opor­tu­ni­da­de, diz um dita­do chi­nês. Por isso, é impor­tan­te ajus­tar a visão para além das cri­ses. Para o futu­ro, no qual podem estar as opor­tu­ni­da­des. Tal ati­tu­de sig­ni­fi­ca que se deve per­ma­nen­te­men­te se pre­pa­rar da melhor manei­ra pos­sí­vel para enfren­tar e supe­rar os maus momen­tos e, ao mes­mo tem­po, se habi­li­tar para apro­vei­tar novas opor­tu­ni­da­des. Isso vale mui­to para a pro­du­ção lei­tei­ra, sem­pre às vol­tas com cri­ses atra­pa­lhan­do o negó­cio. Sobre­tu­do dos peque­nos e médi­os pro­du­to­res, que a cada dia se veem fren­te a novos desa­fi­os para sobre­vi­ver na ati­vi­da­de. Porém, temos exem­plos de inú­me­ros casos de peque­nos pro­du­to­res fami­li­a­res que, com boa ges­tão e efi­ci­ên­cia, vêm sobre­vi­ven­do com suces­so (vári­os já foram tema de repor­ta­gens na Bal­de Branco).

Nes­ta edi­ção, tra­ze­mos duas repor­ta­gens que retra­tam a situ­a­ção dos pro­du­to­res de lei­te, sobre­tu­do dos peque­nos e médi­os. Uma é sobre os trans­tor­nos e pre­juí­zos em con­sequên­cia da que­bra de ener­gia elé­tri­ca na pro­pri­e­da­de. Além da luta per­ma­nen­te jun­to às empre­sas con­ces­si­o­ná­ri­as de ener­gia e ao poder públi­co, que nem sem­pre solu­ci­o­nam os pro­ble­mas. A saí­da que res­ta aos pro­du­to­res é bus­car tec­no­lo­gi­as que garan­tam gera­ção autos­su­fi­ci­en­te de ener­gia na propriedade.

A outra é sobre opor­tu­ni­da­des: se pre­pa­rar no pre­sen­te para apro­vei­tar opor­tu­ni­da­des futu­ras. É sobre as pers­pec­ti­vas da pro­du­ção de lei­te orgâ­ni­co, foco de nos­sa repor­ta­gem de capa, “Mape­a­men­to do per­fil do lei­te orgâ­ni­co apon­ta para futu­ro promissor”.

Outro des­ta­que da edi­ção é a repor­ta­gem: “Gado Holan­dês: que­bran­do tabus no Nor­des­te”, com exem­plos de pro­du­to­res que rom­pem pre­con­cei­tos a res­pei­to da via­bi­li­da­de des­sa raça no semiá­ri­do per­nam­bu­ca­no e ser­gi­pa­no, mos­tran­do que os ani­mais podem pro­du­zir mais de 40 kg de lei­te por dia. 

E abor­da­mos mais temas rele­van­tes para nos­sos lei­to­res: paga­men­to por ser­vi­ços ambi­en­tais e, na par­te de sani­da­de, o peri­go da rai­va nos reba­nhos e a fotossensibilidade. 

Na entre­vis­ta, con­ver­sa­mos com Pau­lo Sér­gio Sil­va Ramos, da Pere­ne Agro­ne­gó­ci­os, que fala sobre a Agen­da ESG e sua impor­tân­cia para a pro­fis­si­o­na­li­za­ção dos pro­du­to­res de leite.

Boa lei­tu­ra!

João Antô­nio dos Santos

Edi­tor

EXPE­DI­EN­TE

Edi­tor

João Antô­nio dos San­tos
editor@baldebranco.com.br

Repór­ter

Erick Hen­ri­que
reporter@baldebranco.com.br

Edi­ção de Arte

Casa da Arte
cdadesign@outlook.com

Cola­bo­ra­do­res

Denis Tei­xei­ra Rocha
Gise­le Dela Ric­ci
Glau­co Rodri­gues Car­va­lho
Jés­si­ca Oli­vi­er
João Car­los de Faria
Luiz H. Pitom­bo
Natá­lia Gri­gol
Pau­lo do Car­mo Mar­tins
Pedro Arcu­ri

Dire­to­ria Comercial

Mari­an­na Cor­rea
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9–9975-6429

Repre­sen­tan­te comercial

Vivi­a­ne Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953–6952

Assi­na­tu­ras

Ales­san­dra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (what­sapp)

Escri­tó­rio cen­tral
(11) 99480–8631 wattsapp

Coor­de­na­ção Administrativa

Cristhi­a­ne Melo
(11) 99480–8631
(11) 97028–5684

Edi­ção: 19.000 exemplares

Assi­na­tu­ra anu­al: R$ 140,00
Exem­plar atra­sa­do: R$ 14,00

Auto­ri­za­mos a repro­du­ção total ou par­ci­al de nos­sos arti­gos, des­de que men­ci­o­na­da a fonte.

Os con­cei­tos emi­ti­dos nos arti­gos assi­na­dos ou nos anún­ci­os de publi­ci­da­de são intei­ra­men­te de res­pon­sa­bi­li­da­de de seus auto­res, não tra­du­zin­do neces­sa­ri­a­men­te a opi­nião da revista.

Bal­de Bran­co é uma publi­ca­ção regis­tra­da no INPI — Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pro­pri­e­da­de Indus­tri­al sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Impren­sa (6º Ofí­cio) sob nº 20963 de 12.01.90.