balde branco

CARTA AO LEITOR

De olho nas oportunidades,

mesmo em tempos de crise

Por muitas e muitas vezes, dificuldades são oportunidade, diz um ditado chinês. Por isso, é importante ajustar a visão para além das crises. Para o futuro, no qual podem estar as oportunidades. Tal atitude significa que se deve permanentemente se preparar da melhor maneira possível para enfrentar e superar os maus momentos e, ao mesmo tempo, se habilitar para aproveitar novas oportunidades. Isso vale muito para a produção leiteira, sempre às voltas com crises atrapalhando o negócio. Sobretudo dos pequenos e médios produtores, que a cada dia se veem frente a novos desafios para sobreviver na atividade. Porém, temos exemplos de inúmeros casos de pequenos produtores familiares que, com boa gestão e eficiência, vêm sobrevivendo com sucesso (vários já foram tema de reportagens na Balde Branco).

Nesta edição, trazemos duas reportagens que retratam a situação dos produtores de leite, sobretudo dos pequenos e médios. Uma é sobre os transtornos e prejuízos em consequência da quebra de energia elétrica na propriedade. Além da luta permanente junto às empresas concessionárias de energia e ao poder público, que nem sempre solucionam os problemas. A saída que resta aos produtores é buscar tecnologias que garantam geração autossuficiente de energia na propriedade.

A outra é sobre oportunidades: se preparar no presente para aproveitar oportunidades futuras. É sobre as perspectivas da produção de leite orgânico, foco de nossa reportagem de capa, “Mapeamento do perfil do leite orgânico aponta para futuro promissor”.

Outro destaque da edição é a reportagem: “Gado Holandês: quebrando tabus no Nordeste”, com exemplos de produtores que rompem preconceitos a respeito da viabilidade dessa raça no semiárido pernambucano e sergipano, mostrando que os animais podem produzir mais de 40 kg de leite por dia.

E abordamos mais temas relevantes para nossos leitores: pagamento por serviços ambientais e, na parte de sanidade, o perigo da raiva nos rebanhos e a fotossensibilidade.

Na entrevista, conversamos com Paulo Sérgio Silva Ramos, da Perene Agronegócios, que fala sobre a Agenda ESG e sua importância para a profissionalização dos produtores de leite.

Boa leitura!

João Antônio dos Santos

Editor

EXPEDIENTE

Editor

João Antônio dos Santos
editor@baldebranco.com.br

Repórter

Erick Henrique
reporter@baldebranco.com.br

Edição de Arte

Casa da Arte
cdadesign@outlook.com

Colaboradores

Denis Teixeira Rocha
Gisele Dela Ricci
Glauco Rodrigues Carvalho
Jéssica Olivier
João Carlos de Faria
Luiz H. Pitombo
Natália Grigol
Paulo do Carmo Martins
Pedro Arcuri

Diretoria Comercial

Marianna Correa
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9-9975-6429

Representante comercial

Viviane Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953-6952

Assinaturas

Alessandra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (whatsapp)

Escritório central
(11) 99480-8631 wattsapp

Coordenação Administrativa

Cristhiane Melo
(11) 99480-8631
(11) 97028-5684

Edição: 19.000 exemplares

Assinatura anual: R$ 140,00
Exemplar atrasado: R$ 14,00

Autorizamos a reprodução total ou parcial de nossos artigos, desde que mencionada a fonte.

Os conceitos emitidos nos artigos assinados ou nos anúncios de publicidade são inteiramente de responsabilidade de seus autores, não traduzindo necessariamente a opinião da revista.

Balde Branco é uma publicação registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Imprensa (6º Ofício) sob nº 20963 de 12.01.90.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?