CURTAS

Depois de dois anos, Redenção da Serra (SP) retoma seu tradicional torneio leiteiro

A Feira Agropecuária de Redenção da Serra (Feagres), realizada entre os dias 8 e 11 de setembro, teve como um dos destaques o tradicional torneio leiteiro, que reuniu 30 produtores e 42 animais, tendo como parâmetro a regularidade, ou seja, a vaca vencedora foi a que mais se aproximou das faixas de produção estabelecidas pela comissão organizadora, no caso 20, 25 ou 30 kg/dia. A vencedora foi Guitarra, de João Bicudo (Pindamonhangaba), inscrita na faixa de 20 kg, somando 49,98 kg com uma diferença de 0,20g a menos que o total de 50 kg previstos. A vice-campeã foi Bela Vista, de Gabriel Augusto, que somou 50,02kg, ultrapassando em 0,20g, a meta; já a terceira colocada, também inscrita na faixa de 20kg, foi a vaca Branca, animal de propriedade da Agro Valentim, com produção total de 49,900kg, com 100g a menos que meta. “Depois de dois anos, voltamos com o torneio leiteiro e isso é muito importante porque promove a integração dos produtores com o público, que tem a oportunidade de saber o que é uma vaca de leite”, disse Aristeu de Barros Trannin, presidente da Comevap, uma das patrocinadoras do torneio.

FENASUL EXPOLEITE CONGREGA PRODUTORES EM DATA FIXA ANUAL

A Fenasul Expoleite de 2023 está marcada para o dia 17 a 21 de maio de 2023, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A grande novidade, anunciada pelo presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, é a fixação, pelo governo do Estado, do terceiro fim de semana de maio como data oficial e permanente para a feira, que se torna anual, inserida no calendário de eventos do Rio Grande do Sul. A Gadolando, realizadora da feira, comemorou o anúncio, que há muito vinha sendo pleiteado junto ao governo do Estado. “Agora é oficial, temos data e local certos todos os anos, o que vai fortalecer o evento. Com isso, podemos melhorar o planejamento, além de atrair os produtores para que participem. A Fenasul Expoleite se consolida como uma espécie de pré-Expointer”, salienta Tang. A intenção de fortalecer a feira passa pela participação de outras associações de produtores, que devem expor seus animais e produtos.

Pesquisadores desenvolvem cultivar mais produtiva de capim azevém

Pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, em parceria com a Embrapa Clima Temperado, desenvolveram uma nova cultivar de azevém (Lolium multiflorum Lam.) com produtividade de folhas até 20% maior em comparação às tradicionais da mesma espécie. Trata-se de um avanço importante, uma vez que esse capim é amplamente empregado na alimentação de gado leiteiro, especialmente na Região Sul. Em produtividade de forragem, o material recém-desenvolvido gerou 2% mais do que as cultivares BRS Ponteio e a Fepagro, dois importantes materiais de azevém que estão no mercado. Chamada de BRS Estações, a nova cultivar ficou entre as mais produtivas em experimentos realizados no Paraná.

AGRICULTURA PRORROGA VALIDADE DE REGISTRO GENEALÓGICO DE NASCIMENTO PARA RGD

O Ministério da Agricultura acolheu o pedido da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e concedeu novo prazo para que os animais com Registros Genealógicos de Nascimento com validade vencida possam obter Registros Genealógicos Definitivos. De acordo com a ABCZ, a decisão é ampla e irrestrita para todo e qualquer animal, independentemente de sua idade ou vencimento da validade do RGN, sendo a data final para concessão de RGD o dia 30/12/2022, data estabelecida em caráter não prorrogável. Nesse sentido, é muito importante que revisem seus plantéis e verifiquem se há animais nessas condições para não perder essa última oportunidade. Entre em contato o mais breve possível com o conferente de seu processo e agende seu atendimento. Evite que animais de interesse para sua seleção sejam eliminados do plantel por não poderem ser usados como reprodutores.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?