balde branco

CARTA AO LEITOR

Desafio de produzir bem passa por uma boa genética, pelo comportamento e sanidade animal e por

sustentabilidade

O melhoramento genético de qualquer raça bovina leiteira é um dos fatores que determinam o sucesso de um projeto e, por isso, um desafio que precisa ser encarado todos os dias, como tem feito a Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil (ACGJB), que, conforme conta nossa reportagem de capa, uniu-se à Embrapa Gado de Leite para ter o seu Programa de Melhoramento Genético.

Ao completar um ano de atividade, a iniciativa já traz boas novidades aos criadores como o sumário de avaliação genômica da raça, o controle leiteiro e os seus dados de desempenho zootécnico.

Outro desafio que exige atenção de quem produz leite é a observação constante do comportamento animal, como prática que pode refletir muito positivamente na produtividade do rebanho, a ser feita visualmente ou com o uso de tecnologias de ponta sempre com a atenção para detectar sinais de anormalidade impactarão no desempenho das vacas leiteiras.

Também tratamos nesta edição do tema sustentabilidade, um assunto cada vez mais presente tanto da porteira para dentro quanto da porteira para fora, um desafio para atender às expectativas de todos os elos da cadeia, do campo ao consumidor final, que está cada vez mais exigente quanto à origem do produto que encontra nas prateleiras do mercado.

Neste caso, o destaque é o projeto “Net Zero Nature por Ninho” da Nestlé, que promove boas práticas de agricultura regenerativa na produção de leite de alta qualidade, com baixa emissão de carbono e bonificação aos produtores. Confira em nossa reportagem sobre a Fazenda Marinho, localizada em Silvânia (GO), a convite da empresa.

Ainda nessa mesma linha, mas voltada para a saúde animal, trazemos um relato sobre as pesquisas e experimentos com o uso da fitoterapia, que vêm sendo realizadas há uma década pelo Instituto de Zootecnia de São Paulo (IZ), visando contribuir para o combate da mastite e para a melhor qualidade do leite.

Na entrevista do mês, o assunto é suplementação animal, aqui tratado com muita propriedade pelo zootecnista Juliano Sabella, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementação Mineral (Asbram).

Boa leitura

João Antônio dos Santos

Editor

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?