Uma plataforma que acompanha e gerencia a rota do leite desde o produtor até a indústria foi o startup vencedor da campanha
O desafio de startups Ideas for Millk elegeu, no último dia 13 de dezembro, em Brasília-DF, a equipe SCL Rota, de Belo Horizonte-MG como vencedora da promoção. A equipe apresentou a plataforma que automatiza e integra os dados do processo de coleta e captação de leite de laticínios e cooperativas de ponta a ponta. Para o analista de sistema Otavio Augusto Fernandes, que ao lado de Juscelino Pereira, representa a equipe SCL Rota, o maior prêmio de vencer o desafio é ter o selo da Embrapa na solução apresentada pela startup. A iniciativa contou também com apoio do portal Agripoint, Carrusca Innovation, Litteris Consulting e Qranio.
“A ciência está passando por uma revolução, que é a transformação digital. Novas ferramentas estão aí para empoderar e fortalecer o segmento da agropecuária. É preciso atrair, cada vez mais, jovens para o mundo da agricultura e da alimentação”, afirmou Maurício Lopes, presidente da Embrapa, a abertura do evento.
O CEO da Litteris Consulting, Cezar Taurion, diz que um dos maiores desafios dos realizadores do concurso foi aproximar o mundo das startups, voltado em sua maioria para as questões urbanas, do mundo rural. Ele acredita que o agro é um oceano de oportunidades para as empresas e que ainda está um pouco distante do mundo digital.
A cadeia produtiva do leite foi escolhida por gerar produtos que estão presentes no Brasil inteiro e que, de acordo com o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, precisa atuar sob a lógica da indústria 4.0, no mundo digital. Ele diz ainda que isso só foi possível porque a empresa atua em rede, junto com universidades e outras instituições.
“O papel das universidades foi importantíssimo em unir a turma da tecnologia da informação com a das ciências agrárias. Estamos deixando um caminho sólido para que outros segmentos do agronegócio possam repetir essa experiência de acordo com suas particularidades”, acredita Martins.
O processo de seleção durou cerca de cinco meses. Após o primeiro filtro seletivo, de 137 iniciativas foram escolhidas 40 para participar das finais regionais em oito cidades brasileiras: Belo Horizonte-MG, Juiz de Fora-MG, Viçosa-MG, Lavras-MG, Campinas-SP, São Carlos-SP, Piracicaba-SP e Porto Alegre-RS.
Na etapa final do desafio, 31 profissionais de referência na pesquisa agropecuária, no mercado e em negócios de TI avaliaram os oito finalistas quanto: ao tamanho do problema a ser resolvido (relacionado ao tamanho do público-alvo e/ou mercado); à expectativa de longo prazo para o produto ser melhorado e expandido; quanto à dificuldade de implantação e execução da solução proposta: e quanto ao estágio de desenvolvimento do produto no momento do desafio.
Além da equipe finalista de Belo Horizonte-MG, SLC Rota, o desafio teve outros dois destaques: a equipe Sytech Feeder, de Juiz de Fora-MG, que desenvolveu um sistema integrado hardware/software que monitora em tempo real o consumo de concentrados de bezerras, com o objetivo de definir o momento do desaleitamento; a equipe SysLar, de Porto Alegre-RS, que apresentou um sistema para o monitoramento e controle em tempo real do percentual de gordura no leite, a fim de aumentar a eficiência da produção de leite e a qualidade dos produtos derivados.
Para Samir Iasbeck, CEO do Qranio, uma startup do ramo educacional e uma das realizadoras do evento, o Ideas for Milk foi um divisor de águas para a Embrapa e para as empresas que passarão a atuar no agronegócio, “Aqui nós vimos muita geração de tecnologia, de informação qualificada para esse segmento, mas ainda vemos a necessidade de avançar nos modelos de negócios”, acrescenta.