balde branco

O uso desta nova ferramenta ganha espaço no campo, mostrando-se de grande utilidade em diferentes atividades da agricultura e da pecuária

Por Lucas Machado

Os drones, desenvolvidos originalmente com finalidade militar, vêm tendo cada vez maior utilização na área civil. Um exemplo é o que vem ocorrendo no setor agropecuário, onde o recurso tem auxiliado principalmente na tomada de decisões estratégicas e no acompanhamento da atividade agrícola e pecuária, principalmente do que se refere ao gerenciamento da produção.

Nesse sentido, estudos estão sendo realizados pela Embrapa Instrumentação, unidade localizada em São Carlos-SP. Lá, os pesquisadores desenvolveram softwares que analisam com precisão e rapidez as imagens captadas pelos drones. Estes softwares podem, por exemplo: avaliar a qualidade do plantio, mapear deficiência de nitrogênio na cultura, acompanhar o desenvolvimento da cultura, detectar e mapear doenças e pragas, estimar estresse hídrico e a produtividade final de uma área.

A propósito, o professor Rubens Duarte Coelho, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq-Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, fez uma comparação interessante com o satélite Landsat 8, lançado em 2013 pelo governo norte-americano. De acordo com ele, a frequência de aquisição de imagens em uma mesma área deste satélite é de 16 dias quando as condições climáticas estão boas. Cada pixel da imagem do Landsat 8 nas bandas espectrais vermelho, azul e verde representa uma área de aproximadamente 900 m², sendo que na imagem termal (infravermelho) cada pixel representa cerca de 10 mil m².

Já com a utilização do drone voando a uma altitude de 300 m, limite máximo de altura autorizado para voo não tripulado, com câmeras especiais multiespectral/térmica acopladas, tem-se para uma foto de 6 ha de área nas bandas espectrais da radiação visível, cada pixel representando uma área equivalente à tela de um smartphone (49 cm²). As imagens podem ser captadas a qualquer hora do dia e inúmeras vezes em um mesmo dia. Diminuindo-se a altitude, aumenta-se ainda mais essa resolução. Como se vê, são muitas as vantagens desse equipamento.

Leia a íntegra desta matéria na edição Balde Branco 627, de janeiro 2017

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?