Elas, trazendo um novo olhar para a pecuária leiteira - Digital Balde Branco

CAR­TA AO LEITOR

ELAS, TRAZENDO UM NOVO OLHAR PARA A PECUÁRIA LEITEIRA

Os exem­plos de suces­so das mulhe­res na pecuá­ria lei­tei­ra são mui­tos e espa­lha­dos por todos os can­tos do Bra­sil. Nas pági­nas da Bal­de Bran­co foi divul­ga­da, em inú­me­ras repor­ta­gens, a atu­a­ção das mulhe­res, seja como pro­du­to­ras de lei­te, seja como téc­ni­cas, con­sul­to­ras e pes­qui­sa­do­ras. Vale notar que, nes­sas ações, há sem dúvi­da um dife­ren­ci­al, às vezes explí­ci­to, às vezes só per­cep­tí­vel em peque­nos deta­lhes aqui e ali, mas que na soma­tó­ria final lá está a sua mar­ca. Nes­se avan­çar a mulher vai se empo­de­ran­do no fazer lei­tei­ro, ocu­pan­do com sua com­pe­tên­cia e, diga­mos, com amor, seu lugar de des­ta­que na cadeia pro­du­ti­va do lei­te. No mane­jo cui­da­do­so e mais sen­sí­vel dos ani­mais, no cari­nho na lida com os bezer­ros, o fazer mais deli­ca­do e rigo­ro­so nos pro­ce­di­men­tos da orde­nha. Ou seja, um toque natu­ral no tra­to que se jun­ta com empe­nho, orga­ni­za­ção e deter­mi­na­ção em fazer tudo com a for­ça da deli­ca­de­za. Por isso, que, em sua gran­de mai­o­ria, está liga­da de algum modo ao bem-estar animal.

Como home­na­gem a essas bata­lha­do­ras (este é o ter­mo cer­to), a Bal­de Bran­co traz a repor­ta­gem de capa com o depoi­men­to de algu­mas delas, que têm uma atu­a­ção exem­plar na pecuá­ria lei­tei­ra e tam­bém pelo que sim­bo­li­za no momen­to, para o agro como um todo, o depoi­men­to de Tere­sa Cris­ti­na Ven­dra­mi­ni, pri­mei­ra mulher elei­ta para pre­si­dir a Soci­e­da­de Rural Bra­si­lei­ra (SRB), em seus 100 anos de história.

Ain­da sobre o papel e a pre­sen­ça cada vez mai­or da mulher na pecuá­ria de lei­te, tra­ze­mos um estu­do fei­to pela con­sul­to­ra Rober­ta Züge sobre a atu­a­ção das mulhe­res nes­sa área, tra­çan­do um per­fil do tra­ba­lho delas e a visão que têm de sua atu­a­ção.
Outro des­ta­que des­sa edi­ção é a maté­ria sobre robôs na orde­nha, tec­no­lo­gia que vem cres­cen­do ani­ma­do­ra­men­te e tra­zen­do uma série de bene­fí­ci­os para os pro­du­to­res e tam­bém aos ani­mais.
Uma novi­da­de que abor­da­mos é o apro­vei­ta­men­to do bezer­ro lei­tei­ro para a pro­du­ção de car­ne de vite­lo, com duas pro­mis­so­ras expe­ri­ên­ci­as que mos­tram ser mais uma pos­si­bi­li­da­de de agre­gar valor à ati­vi­da­de lei­tei­ra.
Na entre­vis­ta da edi­ção, o con­vi­da­do é Már­cio Nery, que aca­ba de assu­mir a pre­si­dên­cia da Asbia. Ele faz um balan­ço do setor de inse­mi­na­ção arti­fi­ci­al e fala sobre as ações para refor­çar o desen­vol­vi­men­to des­sa área.
Obs.: Em bre­ve, esta­rá no ar o Por­tal Bal­de Bran­co, com mui­tas novi­da­des para a cadeia pro­du­ti­va do leite.

Boa lei­tu­ra!

revista-balde-branco-joao-antonio-edicao-660

João Antô­nio dos Santos

Edi­tor

Capa: Casa da Arte

Edi­tor
João Antô­nio dos San­tos
editor@digital.baldebranco.com.br

Repór­ter
Erick Hen­ri­que
reporter@digital.baldebranco.com.br

Edi­ção de Arte
Casa da Arte
cdadesign.com.br

Cola­bo­ra­do­res
Denis Tei­xei­ra Rocha, Fer­nan­da Car­va­lho,
Luiz H. Pitom­bo,
Glau­co Rodri­gues Car­va­lho,
Heloi­se Duar­te, João César de Resen­de,
Natá­lia Gri­gol,
Pau­lo do Car­mo Mar­tins,
Pedro Arcu­ri, Rafa­el Ribei­ro, Rober­ta Züge

Dire­to­ria Comer­ci­al
Mari­an­na Cor­rea
marianna.correa@terra.com.br
(11) 2081–2163 e (11) 9–9975-6429

Repre­sen­tan­te comer­ci­al
Vivi­a­ne Rosa
comercial@digital.baldebranco.com.br
(11) 99953–6952

Assi­na­tu­ras
Ales­san­dra Melo
alessandra.melo@digital.baldebranco.com.br
(11) 98366.0595 (what­sapp)

Escri­tó­rio cen­tral
baldebranco@digital.baldebranco.com.br
www.baldebranco.com.br
(11) 2081–3045 — 0800–7715181
Fax (11) 2081- 3144

Coor­de­na­ção Admi­nis­tra­ti­va
Cristhi­a­ne Melo
cristhiane.melo@digital.baldebranco.com.br
(11) 2081–2579

Assis­ten­te Admi­nis­tra­ti­va
Pau­la Nocet­ti
paula.nocetti@digital.baldebranco.com.br

Edi­ção: 21.000 exem­pla­res
Assi­na­tu­ra anu­al: R$ 110,00
Exem­plar atra­sa­do: R$ 11,00

Auto­ri­za­mos a repro­du­ção total ou par­ci­al de nos­sos arti­gos, des­de que men­ci­o­na­da a fon­te. Os con­cei­tos emi­ti­dos nos arti­gos assi­na­dos ou nos anún­ci­os de publi­ci­da­de são intei­ra­men­te de res­pon­sa­bi­li­da­de de seus auto­res, não tra­du­zin­do neces­sa­ri­a­men­te a opi­nião da revista. 

Bal­de Bran­co é uma publi­ca­ção regis­tra­da no INPI — Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pro­pri­e­da­de Indus­tri­al sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Impren­sa (6º Ofí­cio) sob nº 20963 de 12.01.90.

revista-balde-branco-edicao-662
Rolar para cima