CARTA AO LEITOR
Os exemplos de sucesso das mulheres na pecuária leiteira são muitos e espalhados por todos os cantos do Brasil. Nas páginas da Balde Branco foi divulgada, em inúmeras reportagens, a atuação das mulheres, seja como produtoras de leite, seja como técnicas, consultoras e pesquisadoras. Vale notar que, nessas ações, há sem dúvida um diferencial, às vezes explícito, às vezes só perceptível em pequenos detalhes aqui e ali, mas que na somatória final lá está a sua marca. Nesse avançar a mulher vai se empoderando no fazer leiteiro, ocupando com sua competência e, digamos, com amor, seu lugar de destaque na cadeia produtiva do leite. No manejo cuidadoso e mais sensível dos animais, no carinho na lida com os bezerros, o fazer mais delicado e rigoroso nos procedimentos da ordenha. Ou seja, um toque natural no trato que se junta com empenho, organização e determinação em fazer tudo com a força da delicadeza. Por isso, que, em sua grande maioria, está ligada de algum modo ao bem-estar animal.
Como homenagem a essas batalhadoras (este é o termo certo), a Balde Branco traz a reportagem de capa com o depoimento de algumas delas, que têm uma atuação exemplar na pecuária leiteira e também pelo que simboliza no momento, para o agro como um todo, o depoimento de Teresa Cristina Vendramini, primeira mulher eleita para presidir a Sociedade Rural Brasileira (SRB), em seus 100 anos de história.
Ainda sobre o papel e a presença cada vez maior da mulher na pecuária de leite, trazemos um estudo feito pela consultora Roberta Züge sobre a atuação das mulheres nessa área, traçando um perfil do trabalho delas e a visão que têm de sua atuação.
Outro destaque dessa edição é a matéria sobre robôs na ordenha, tecnologia que vem crescendo animadoramente e trazendo uma série de benefícios para os produtores e também aos animais.
Uma novidade que abordamos é o aproveitamento do bezerro leiteiro para a produção de carne de vitelo, com duas promissoras experiências que mostram ser mais uma possibilidade de agregar valor à atividade leiteira.
Na entrevista da edição, o convidado é Márcio Nery, que acaba de assumir a presidência da Asbia. Ele faz um balanço do setor de inseminação artificial e fala sobre as ações para reforçar o desenvolvimento dessa área.
Obs.: Em breve, estará no ar o Portal Balde Branco, com muitas novidades para a cadeia produtiva do leite.
Boa leitura!
João Antônio dos Santos
Editor
Capa: Casa da Arte
Editor
João Antônio dos Santos
editor@digital.baldebranco.com.br
Repórter
Erick Henrique
reporter@digital.baldebranco.com.br
Edição de Arte
Casa da Arte
cdadesign.com.br
Colaboradores
Denis Teixeira Rocha, Fernanda Carvalho,
Luiz H. Pitombo,
Glauco Rodrigues Carvalho,
Heloise Duarte, João César de Resende,
Natália Grigol,
Paulo do Carmo Martins,
Pedro Arcuri, Rafael Ribeiro, Roberta Züge
Diretoria Comercial
Marianna Correa
marianna.correa@terra.com.br
(11) 2081-2163 e (11) 9-9975-6429
Representante comercial
Viviane Rosa
comercial@digital.baldebranco.com.br
(11) 99953-6952
Assinaturas
Alessandra Melo
alessandra.melo@digital.baldebranco.com.br
(11) 98366.0595 (whatsapp)
Escritório central
baldebranco@digital.baldebranco.com.br
www.baldebranco.com.br
(11) 2081-3045 – 0800-7715181
Fax (11) 2081- 3144
Coordenação Administrativa
Cristhiane Melo
cristhiane.melo@digital.baldebranco.com.br
(11) 2081-2579
Assistente Administrativa
Paula Nocetti
paula.nocetti@digital.baldebranco.com.br
Edição: 21.000 exemplares
Assinatura anual: R$ 110,00
Exemplar atrasado: R$ 11,00
Autorizamos a reprodução total ou parcial de nossos artigos, desde que mencionada a fonte. Os conceitos emitidos nos artigos assinados ou nos anúncios de publicidade são inteiramente de responsabilidade de seus autores, não traduzindo necessariamente a opinião da revista.
Balde Branco é uma publicação registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Imprensa (6º Ofício) sob nº 20963 de 12.01.90.
Todos os Direitos Reservados - Balde Branco © 2023
Personalidade Virtual