Localizada em Juiz de Fora (MG), a Embrapa Gado de Leite colocou à disposição do governo federal sua estrutura instalada para ajudar na realização de testes laboratoriais de identificação da Covid-19. Os testes serão realizados por meio do equipamento Real Time PCR, que obtém resultado com 99,6% de acurácia (precisão). Deverão ser recebidas amostras de Juiz de Fora e municípios próximos.
A Embrapa Gado de Leite possui três equipamentos RT-PCR e seis profissionais treinados para operá-los com o nível de segurança que a ação exige. A equipe deverá ser ampliada por meio de parceria com outras instituições da região. Assim, informa ter capacidade para realizar até 1.100 análises por dia, com escala de trabalho 24 horas.
A Embrapa Gado de Leite irá se tornar uma importante aliada do sistema de saúde de Juiz de Fora e região. A missão da empresa de pesquisa será fazer o teste laboratorial que identifica a presença do Covid-19. Portanto, não caberá à Embrapa atender diretamente a população.
A coleta de amostras de saliva dos pacientes suspeitos continuará sendo feita pelo sistema de saúde. Em seguida, a amostra é processada para extrair uma parte do material genético, o RNA, que também é o tipo de informação genética que o vírus carrega.
A Embrapa Gado de Leite será responsável pela terceira etapa do processo, que é o testagem do RNA, utilizando o equipamento RT-PCR. Esse teste confirma a presença ou a ausência do Coronavírus, com 99,6% de acurácia (precisão). A técnica amplifica o RNA do Covid-19 nas amostras positivas.
O trabalho será feito por uma equipe de pesquisadores doutores, capacitada em universidades brasileiras e internacionais de referência. Outro fator importante para assegurar a acurácia dos resultados é o uso de equipamentos de última geração com a calibração correta.
Os resultados dos testes RT-PCR serão enviados às autoridades sanitárias de cada município para que os pacientes saibam se estão infectados ou não e para que ocorra o controle da doença na região.
A Embrapa Gado de Leite aguarda orientações do Ministério da Saúde, que irá se articular com as autoridades da região, definindo os procedimentos para os testes. As ações serão prontamente comunicadas à imprensa, assegurando informações à população.
A contribuição da Embrapa atende demanda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que está atuando em parceria com o Ministério da Saúde. A ministra Tereza Cristina solicitou à Embrapa o levantamento dos laboratórios capazes de conduzir testes com a técnica RT-PCR e terem seu uso rotineiro redirecionado para identificar a eventual presença do coronavírus em amostras biológicas.
Os laboratórios da Embrapa poderão ser utilizados na etapa de amplificação e detecção do material genético (RNA fita simples) do Coronavírus nas amostras recebidas. Os testes serão supervisionados pelo Ministério da Saúde em conjunto com instituições como a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Adolfo Lutz.
A capacidade instalada na Embrapa em todo o país indica a possibilidade de uso de 47 laboratórios. As estruturas geralmente são usadas para tarefas como detecção de genes de interesse agronômico em plantas, animais e microrganismos e podem ter seu uso adaptado para a necessidade prevista pelo Ministério da Saúde. Com base na infraestrutura disponível a Embrapa pode, potencialmente, contribuir com quase 43 mil análises por dia.
A Empresa já vem colaborando com a Fiocruz para a realização de testes de detecção de Chikungunya, dengue e zica vírus, com o emprego da mesma tecnologia, visando aliviar as demandas do sistema de saúde.
Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa (Sire) / Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Gado de Leite
Embrapa Gado de Leite
Todos os Direitos Reservados - Balde Branco © 2023
Personalidade Virtual