balde branco
revista-balde-branco-simental-01-ed682

SIMENTAL

Encontro de criadores de Simental com

premiações e homenagens

O jornalista Sebastião Nascimento, que também já trabalhou na Balde, foi um dos homenageados pelos criadores de Simental, em evento especial dos criadores, na capital paulista

Flávia Tonin

Após praticamente dois anos, os criadores de Simental, Simbrasil e Simlandês voltaram a se encontrar presencialmente em uma noite especial de festa. No restaurante Porto, na capital paulista, dia 11 de dezembro, foi realizada a entrega de prêmios das exposições nacionais virtuais do ano para o Simental Dupla Aptidão Corte, Simental Dupla Aptidão Leite, Simental Brasileiro, Simbrasil e Simlandês, além de homenagens. Entre elas, uma especial ao jornalista Sebastião Nascimento, o “Tião”, que encontrou aqui, na revista Balde Branco, um brilhante início de carreira. Depois, passou por redações de importantes jornais e revistas do Brasil.

“Testemunhei a grande evolução do Simental e do Simbrasil por todos esses anos. Na verdade, acompanhei o crescimento e o desenvolvimento acelerado e decisivo do gado por aqui selecionado. O que veio de fora e o que foi produzido no Brasil. Tornamos também notícia o boom da soja sob o clima tropical. Isso há mais de 30 anos”, lembrou Tião, que fez inúmeras reportagens, muitas delas na pecuária leiteira.

Tião recebendo o troféu, entre Alan Fraga e Flávia Tonin

Marianna Correa, da Balde Branco, entrega troféu a Eduardo Borges de Assis, criador do RS

O evento, organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Simental e Simbrasil (ABCRSS), contou com a participação de criadores de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Brasília e Rio Grande do Sul, que participaram das exposições virtuais.

Especificamente para os animais leiteiros, foram reconhecidos os melhores animais e criadores de duas exposições: Simental Dupla Aptidão Leite e Simlandês. No Simental Dupla Aptidão Leite, o criador Paulo Procopiak de Aguiar, da Simental PPA, recebeu os prêmios de melhor criador e expositor. No Simlandês, Rogerio Naim Sawaia, da Fazenda JR Simental, levou os troféus de Melhor Expositor e Criador. Ambos receberam os prêmios máximos do ano, chamados de Troféu Eficiência.

Segundo a associação, o interesse pelas linhagens leiteiras de Simental e Simbrasil cresce a cada dia, principalmente para a produção de um animal criado a pasto e com leite de qualidade, favorável para a produção de queijo. Também estiveram presentes no evento outros criadores focados na aptidão leiteira, como representantes da Saexi Agro, do Sítio Canário e da Simental Schwanfer.

No corte, a premiação máxima foi entregue a Wanderley Berté, da Fazenda Sonho e Realidade (Simental Dupla Aptidão corte), Sérgio Vieira Attie, da Simental Verde Amarelo (Simental Brasileiro) e Aramis Sérgio Beltrami, da Simbrasil Noara (Simbrasil). Para 2022, a ABCRSS pretende realizar, mais uma vez, a exposição virtual, além da retomada das presenciais, e apoia a organização de leilões, cujo calendário será retomado em março.

Organizadores das exposições virtuais, Paulo Tonin e Adib Neto, ao centro Alan Fraga presidente da ABCRSS

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?