Encontro de criadores de Simental com premiações e homenagens - Digital Balde Branco
revista-balde-branco-simental-01-ed682

SIMENTAL

Encontro de criadores de Simental com

premiações e homenagens

O jornalista Sebastião Nascimento, que também já trabalhou na Balde, foi um dos homenageados pelos criadores de Simental, em evento especial dos criadores, na capital paulista 

Flávia Tonin

Após pra­ti­ca­men­te dois anos, os cri­a­do­res de Simen­tal, Sim­bra­sil e Sim­lan­dês vol­ta­ram a se encon­trar pre­sen­ci­al­men­te em uma noi­te espe­ci­al de fes­ta. No res­tau­ran­te Por­to, na capi­tal pau­lis­ta, dia 11 de dezem­bro, foi rea­li­za­da a entre­ga de prê­mi­os das expo­si­ções naci­o­nais vir­tu­ais do ano para o Simen­tal Dupla Apti­dão Cor­te, Simen­tal Dupla Apti­dão Lei­te, Simen­tal Bra­si­lei­ro, Sim­bra­sil e Sim­lan­dês, além de home­na­gens. Entre elas, uma espe­ci­al ao jor­na­lis­ta Sebas­tião Nas­ci­men­to, o “Tião”, que encon­trou aqui, na revis­ta Bal­de Bran­co, um bri­lhan­te iní­cio de car­rei­ra. Depois, pas­sou por reda­ções de impor­tan­tes jor­nais e revis­tas do Brasil.

“Tes­te­mu­nhei a gran­de evo­lu­ção do Simen­tal e do Sim­bra­sil por todos esses anos. Na ver­da­de, acom­pa­nhei o cres­ci­men­to e o desen­vol­vi­men­to ace­le­ra­do e deci­si­vo do gado por aqui sele­ci­o­na­do. O que veio de fora e o que foi pro­du­zi­do no Bra­sil. Tor­na­mos tam­bém notí­cia o boom da soja sob o cli­ma tro­pi­cal. Isso há mais de 30 anos”, lem­brou Tião, que fez inú­me­ras repor­ta­gens, mui­tas delas na pecuá­ria leiteira.

Tião recebendo o troféu, entre Alan Fraga e Flávia Tonin

Marianna Correa, da Balde Branco, entrega troféu a Eduardo Borges de Assis, criador do RS

O even­to, orga­ni­za­do pela Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Cri­a­do­res de Simen­tal e Sim­bra­sil (ABCRSS), con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de cri­a­do­res de Minas Gerais, Espí­ri­to San­to, São Pau­lo, Bahia, Para­ná, San­ta Cata­ri­na, Mato Gros­so, Bra­sí­lia e Rio Gran­de do Sul, que par­ti­ci­pa­ram das expo­si­ções virtuais.

Espe­ci­fi­ca­men­te para os ani­mais lei­tei­ros, foram reco­nhe­ci­dos os melho­res ani­mais e cri­a­do­res de duas expo­si­ções: Simen­tal Dupla Apti­dão Lei­te e Sim­lan­dês. No Simen­tal Dupla Apti­dão Lei­te, o cri­a­dor Pau­lo Pro­co­pi­ak de Agui­ar, da Simen­tal PPA, rece­beu os prê­mi­os de melhor cri­a­dor e expo­si­tor. No Sim­lan­dês, Roge­rio Naim Sawaia, da Fazen­da JR Simen­tal, levou os tro­féus de Melhor Expo­si­tor e Cri­a­dor. Ambos rece­be­ram os prê­mi­os máxi­mos do ano, cha­ma­dos de Tro­féu Eficiência. 

Segun­do a asso­ci­a­ção, o inte­res­se pelas linha­gens lei­tei­ras de Simen­tal e Sim­bra­sil cres­ce a cada dia, prin­ci­pal­men­te para a pro­du­ção de um ani­mal cri­a­do a pas­to e com lei­te de qua­li­da­de, favo­rá­vel para a pro­du­ção de quei­jo. Tam­bém esti­ve­ram pre­sen­tes no even­to outros cri­a­do­res foca­dos na apti­dão lei­tei­ra, como repre­sen­tan­tes da Sae­xi Agro, do Sítio Caná­rio e da Simen­tal Schwanfer.

No cor­te, a pre­mi­a­ção máxi­ma foi entre­gue a Wan­der­ley Ber­té, da Fazen­da Sonho e Rea­li­da­de (Simen­tal Dupla Apti­dão cor­te), Sér­gio Viei­ra Attie, da Simen­tal Ver­de Ama­re­lo (Simen­tal Bra­si­lei­ro) e Ara­mis Sér­gio Bel­tra­mi, da Sim­bra­sil Noa­ra (Sim­bra­sil). Para 2022, a ABCRSS pre­ten­de rea­li­zar, mais uma vez, a expo­si­ção vir­tu­al, além da reto­ma­da das pre­sen­ci­ais, e apoia a orga­ni­za­ção de lei­lões, cujo calen­dá­rio será reto­ma­do em março.

Organizadores das exposições virtuais, Paulo Tonin e Adib Neto, ao centro Alan Fraga presidente da ABCRSS