ESPAÇO EMPRESARIAL - Digital Balde Branco
revista-balde-branco-tortuga-01-thumbnail-ed684

ESPAÇO EMPRESARIAL

ROVIMIX BETACAROTENE®

A revolução que chegou ao Brasil em 2015 e mostra cada vez mais consistência após 7 anos

A repro­du­ção é tra­ta­da em mui­­tos paí­ses, espe­ci­al­men­te tro­pi­cais, como o prin­ci­pal entra­ve no sis­te­ma de pro­du­ção de lei­te, já que enten­de­mos que a vaca pos­sui uma cur­va de lac­ta­ção espe­cí­fi­ca e que não é igual duran­te toda ela. Assim rodar cor­re­ta­men­te o ciclo repro­du­ti­vo e ten­tar ter ao lon­go do ano todo ani­mais sem­pre per­to ao pico impli­ca mai­or pro­du­ti­vi­da­de e ren­ta­bi­li­da­de ao pro­du­tor, pois dilui os três prin­ci­pais cus­tos da ati­vi­da­de: con­cen­tra­do (kg de Leite/kg de ração); volu­mo­so (kg leite/kg MS); e mão de obra (Lei­te/­di­as-homem). Jun­tas elas somam de 45–70% do cus­to ope­ra­ci­o­nal efe­ti­vo da produção.

Exis­tem inú­me­ras manei­ras de melho­rar a repro­du­ção dos ani­mais den­tro da pro­pri­e­da­de. Um pon­to que mui­to pou­cos falam ou não são cla­ros é como fazer a repro­du­ção tam­bém melho­rar pela boca? Será que não há nada de novo?

Temos vári­os assun­tos já exten­si­va­men­te dis­cu­ti­dos no que tan­ge à nutri­ção e refor­ça­dos inclu­si­ve pelo novo NASEM 2021, tais como: melho­rar nutri­ção de pré e pós-par­to (30 dias antes e 30 dias depois do par­to) para pro­teí­na meta­bo­li­zá­vel e ener­gia meta­bo­li­zá­vel; bus­car die­tas equi­li­bra­das em DCAD e adi­ti­vos para redu­ção de doen­ças; ava­li­ar cons­tan­te­men­te os níveis de nitro­gê­nio urei­co do lei­te do reba­nho; cor­ri­gir a rela­ção óti­ma de car­boi­dra­tos fer­men­tá­veis e pro­teí­na degra­da­da no rúmen; aten­tar para níveis óti­mos de fibra fisi­ca­men­te efe­ti­va na lac­ta­ção para não incor­rer em doen­ças como aci­do­se e lami­ni­te, entre vári­os outros.

Em mea­dos dos anos 2010, a DSM con­se­guiu sin­te­ti­zar e tes­tar em mais de 40 tra­ba­lhos cien­tí­fi­cos uma molé­cu­la iné­di­ta: uma pró-vita­mi­na A, conhe­ci­da como Betacaroteno. 

A molé­cu­la está pre­sen­te hoje no paco­te Fepro­xi que inclui tam­bém Selê­nio no for­ma­to de Mine­ral Tor­tu­ga e Vita­mi­na E Rovi­mix, poten­tes anti­o­xi­dan­tes que tam­bém cola­bo­ram na saú­de e repro­du­ção animal.

Após con­sis­ten­tes resul­ta­dos apre­sen­ta­dos nas taxas de con­cep­ção, taxas de pre­nhez, taxas de abor­to e taxas de reab­sor­ção embri­o­ná­ria, o pro­du­to alcan­çou o núme­ro de 38.000 ani­mais suple­men­ta­dos em 2021. E como será que estamos?

Após levan­ta­men­tos rea­li­za­dos com toda equi­pe téc­ni­ca de Lei­te da DSM pre­sen­te em todos os Esta­dos do País e tam­bém na Amé­ri­ca Lati­na, com cer­ca de 180 pes­so­as, con­so­li­da­mos os dados que seguem abai­xo. Eles se refe­rem a abr./2017 a abr./2021, cole­ta­dos com softwa­res espe­ci­a­li­za­dos e reti­ran­do efei­to de cli­ma (verão/inverno):

Núme­ro de fazen­das cole­ta­das: 152 pro­pri­e­da­des;
Núme­ro de vacas cole­ta­das: 4.300 no perío­do de pré-par­to e com lac­ta­ção fecha­da.
Dados médi­os de melho­ria zoo­téc­ni­ca obti­dos nas fazen­das usuá­ri­as do Beta­ca­ro­te­no
Taxa de con­cep­ção ‑4,5%
Taxa de pre­nhez — 1,1%
Reten­ção de pla­cen­ta — ‑4,95%

 

Os valo­res aci­ma sig­ni­fi­cam redu­ções no cus­to de lei­te na ordem de R$ 0,03 a R$ 0,07/litro de lei­te, a depen­der do sis­te­ma de pro­du­ção, o que é mui­to! Den­tro do atu­al cus­to da estra­té­gia con­se­gui­mos ver taxas de retor­no sobre o capi­tal ou retor­no sobre o inves­ti­men­to (ROI) que vari­am de 1:3 a 1:5,2.

Para mais infor­ma­ções, entre em con­ta­to com nos­so time de campo!