O aumento dos teores de sólidos totais na dieta líquida das bezerras é uma estratégia que cada vez mais vem sendo adotada em fazendas nacionais e é uma boa opção de fornecimento de maiores teores de nutrientes para as bezerras, via dieta líquida, sem ser necessário aumentar significativamente o volume de dieta líquida ofertada. Essa técnica é chamada de adensamento do leite e se baseia na inclusão de sucedâneo lácteo ao leite que será fornecido às bezerras. Além disso, ela pode ajudar a corrigir eventuais deficiências de nutrientes que possam existir no leite.
A quantidade de sucedâneo adicionada ao leite deve ser acompanhada constantemente, uma vez que o descontrole da osmolaridade final da solução pode acarretar problemas intestinais aos bezerros. Outro ponto importante a ser ressaltado é a escolha do sucedâneo que será adicionado. Esse sucedâneo deve conter principalmente proteínas de origem láctea, uma vez que o excesso de proteína vegetal em dietas líquidas, antes dos primeiros 20 dias de vida da bezerra, pode acarretar em problemas intestinais.
Para realizar o enriquecimento do leite, aumentando-se os valores de sólidos totais, vai ser necessário que a fazenda adquira um refratômetro do tipo Brix óptico ou digital (foto).
Para utilizar o equipamento é necessário calibrá-lo com água destilada, para, em seguida, pingar uma gota do leite e avaliar de acordo com a tabela a seguir:
Exemplo: se o leite apresentar 11% de Brix, quer dizer que ele possui 13% de sólidos totais. Após a avaliação, de acordo com o valor de sólidos totais estipulado, adicionaremos a quantidade de sucedâneo, seguindo a tabela 2, de orientação de preparo de adensamento do leite.
Exemplo de avaliação da quantidade de sólidos totais do leite, utilizando-se o refratômetro Brix, com o objetivo de aumentar os sólidos totais da dieta de 10 bezerras para 16%, em uma quantidade de 3 litros de leite em 1 aleitamento do dia:
• 1. Valor do Brix do leite = 10%
• 2. Valor de sólidos totais de meta = 16%
• 3. Número de animais = 10
• 4. Volume de leite por animal em 1 aleitamento = 3 litros
• 5. Volume total de leite para 10 animais em 1 aleitamento = 30 l
• 6. Quantidade de sucedâneo a ser adicionado em 18 litros de leite = 1.482 gramas de sucedâneo
Ou seja, para aumentar a quantidade de sólidos totais da dieta líquida das 10 bezerras relatadas no exemplo, será necessário 1,5 kg de sucedâneo para ser adicionado em 30 litros de leite para 1 aleitamento de 10 bezerras recebendo 3 litros cada uma (ver tabela 3).
*Rafael Azevedo é gerente de Neonatos Alta e Gabriel Ferreira é do Grupo Apoiar
Todos os Direitos Reservados - Balde Branco © 2023
Personalidade Virtual