Estratégia para aumentar os teores de sólidos totais no leite das bezerras - Digital Balde Branco
revista-balde-branco-bezerras-01-ed686

BEZERRAS

Estratégia para aumentar os teores de

sólidos totais no leite das bezerras

Muitas fazendas já vêm adotando essa prática para garantir maiores teores de nutrientes para as bezerras, via dieta líquida

Rafael Azevedo e Gabriel Ferreira

O aumen­to dos teo­res de sóli­dos totais na die­ta líqui­da das bezer­ras é uma estra­té­gia que cada vez mais vem sen­do ado­ta­da em fazen­das naci­o­nais e é uma boa opção de for­ne­ci­men­to de mai­o­res teo­res de nutri­en­tes para as bezer­ras, via die­ta líqui­da, sem ser neces­sá­rio aumen­tar sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te o volu­me de die­ta líqui­da ofer­ta­da. Essa téc­ni­ca é cha­ma­da de aden­sa­men­to do lei­te e se baseia na inclu­são de suce­dâ­neo lác­teo ao lei­te que será for­ne­ci­do às bezer­ras. Além dis­so, ela pode aju­dar a cor­ri­gir even­tu­ais defi­ci­ên­ci­as de nutri­en­tes que pos­sam exis­tir no leite.

A quan­ti­da­de de suce­dâ­neo adi­ci­o­na­da ao lei­te deve ser acom­pa­nha­da cons­tan­te­men­te, uma vez que o des­con­tro­le da osmo­la­ri­da­de final da solu­ção pode acar­re­tar pro­ble­mas intes­ti­nais aos bezer­ros. Outro pon­to impor­tan­te a ser res­sal­ta­do é a esco­lha do suce­dâ­neo que será adi­ci­o­na­do. Esse suce­dâ­neo deve con­ter prin­ci­pal­men­te pro­teí­nas de ori­gem lác­tea, uma vez que o exces­so de pro­teí­na vege­tal em die­tas líqui­das, antes dos pri­mei­ros 20 dias de vida da bezer­ra, pode acar­re­tar em pro­ble­mas intestinais.

Para rea­li­zar o enri­que­ci­men­to do lei­te, aumen­tan­do-se os valo­res de sóli­dos totais, vai ser neces­sá­rio que a fazen­da adqui­ra um refratô­me­tro do tipo Brix ópti­co ou digi­tal (foto).

Para uti­li­zar o equi­pa­men­to é neces­sá­rio cali­brá-lo com água des­ti­la­da, para, em segui­da, pin­gar uma gota do lei­te e ava­li­ar de acor­do com a tabe­la a seguir:

Exem­plo: se o lei­te apre­sen­tar 11% de Brix, quer dizer que ele pos­sui 13% de sóli­dos totais. Após a ava­li­a­ção, de acor­do com o valor de sóli­dos totais esti­pu­la­do, adi­ci­o­na­re­mos a quan­ti­da­de de suce­dâ­neo, seguin­do a tabe­la 2, de ori­en­ta­ção de pre­pa­ro de aden­sa­men­to do leite.

Exem­plo de ava­li­a­ção da quan­ti­da­de de sóli­dos totais do lei­te, uti­li­zan­do-se o refratô­me­tro Brix, com o obje­ti­vo de aumen­tar os sóli­dos totais da die­ta de 10 bezer­ras para 16%, em uma quan­ti­da­de de 3 litros de lei­te em 1 alei­ta­men­to do dia:

• 1. Valor do Brix do lei­te = 10%
• 2. Valor de sóli­dos totais de meta = 16%
• 3. Núme­ro de ani­mais = 10
• 4. Volu­me de lei­te por ani­mal em 1 alei­ta­men­to = 3 litros
• 5. Volu­me total de lei­te para 10 ani­mais em 1 alei­ta­men­to = 30 l
• 6. Quan­ti­da­de de suce­dâ­neo a ser adi­ci­o­na­do em 18 litros de lei­te = 1.482 gra­mas de sucedâneo

Ou seja, para aumen­tar a quan­ti­da­de de sóli­dos totais da die­ta líqui­da das 10 bezer­ras rela­ta­das no exem­plo, será neces­sá­rio 1,5 kg de suce­dâ­neo para ser adi­ci­o­na­do em 30 litros de lei­te para 1 alei­ta­men­to de 10 bezer­ras rece­ben­do 3 litros cada uma (ver tabe­la 3).

 

*Rafa­el Aze­ve­do é geren­te de Neo­na­tos Alta e Gabri­el Fer­rei­ra é do Gru­po Apoiar