balde branco
revista-balde-branco-bezerras-01-ed686

BEZERRAS

Estratégia para aumentar os teores de

sólidos totais no leite das bezerras

Muitas fazendas já vêm adotando essa prática para garantir maiores teores de nutrientes para as bezerras, via dieta líquida

Rafael Azevedo e Gabriel Ferreira

O aumento dos teores de sólidos totais na dieta líquida das bezerras é uma estratégia que cada vez mais vem sendo adotada em fazendas nacionais e é uma boa opção de fornecimento de maiores teores de nutrientes para as bezerras, via dieta líquida, sem ser necessário aumentar significativamente o volume de dieta líquida ofertada. Essa técnica é chamada de adensamento do leite e se baseia na inclusão de sucedâneo lácteo ao leite que será fornecido às bezerras. Além disso, ela pode ajudar a corrigir eventuais deficiências de nutrientes que possam existir no leite.

A quantidade de sucedâneo adicionada ao leite deve ser acompanhada constantemente, uma vez que o descontrole da osmolaridade final da solução pode acarretar problemas intestinais aos bezerros. Outro ponto importante a ser ressaltado é a escolha do sucedâneo que será adicionado. Esse sucedâneo deve conter principalmente proteínas de origem láctea, uma vez que o excesso de proteína vegetal em dietas líquidas, antes dos primeiros 20 dias de vida da bezerra, pode acarretar em problemas intestinais.

Para realizar o enriquecimento do leite, aumentando-se os valores de sólidos totais, vai ser necessário que a fazenda adquira um refratômetro do tipo Brix óptico ou digital (foto).

Para utilizar o equipamento é necessário calibrá-lo com água destilada, para, em seguida, pingar uma gota do leite e avaliar de acordo com a tabela a seguir:

Exemplo: se o leite apresentar 11% de Brix, quer dizer que ele possui 13% de sólidos totais. Após a avaliação, de acordo com o valor de sólidos totais estipulado, adicionaremos a quantidade de sucedâneo, seguindo a tabela 2, de orientação de preparo de adensamento do leite.

Exemplo de avaliação da quantidade de sólidos totais do leite, utilizando-se o refratômetro Brix, com o objetivo de aumentar os sólidos totais da dieta de 10 bezerras para 16%, em uma quantidade de 3 litros de leite em 1 aleitamento do dia:

• 1. Valor do Brix do leite = 10%
• 2. Valor de sólidos totais de meta = 16%
• 3. Número de animais = 10
• 4. Volume de leite por animal em 1 aleitamento = 3 litros
• 5. Volume total de leite para 10 animais em 1 aleitamento = 30 l
• 6. Quantidade de sucedâneo a ser adicionado em 18 litros de leite = 1.482 gramas de sucedâneo

Ou seja, para aumentar a quantidade de sólidos totais da dieta líquida das 10 bezerras relatadas no exemplo, será necessário 1,5 kg de sucedâneo para ser adicionado em 30 litros de leite para 1 aleitamento de 10 bezerras recebendo 3 litros cada uma (ver tabela 3).

 

*Rafael Azevedo é gerente de Neonatos Alta e Gabriel Ferreira é do Grupo Apoiar

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?