balde branco

CARTA AO LEITOR

Estratégias para reduzir os

custos da dieta com o uso de

COPRODUTOS

O alto custo dos principais ingredientes do concentrado tem provocado muita dor de cabeça aos produtores nos últimos meses. Consequência: diminuição da margem da atividade leiteira. E o que resta ao produtor, além de reclamar ao vento? O recomendável é focar, dentro da porteira, na melhoria da gestão de todas as etapas da atividade, e mirar no fator de maior custo: o manejo nutricional. E, claro, nos mais caros, que são o milho e a soja. O desafio é fazer isso sem comprometer a qualidade da dieta, contando sempre com a orientação de um técnico em nutrição.

Daí que nossa reportagem de capa são os coprodutos (subprodutos), resíduos gerados pela indústria de alimentos. Eles têm ótimo valor nutricional e são alternativas estratégicas não só para reduzir custos como também para balancear a dieta. No texto, conheça mais sobre as vantagens e as maneiras corretas de utilizar, por exemplo, o DDG (resíduo do milho, na fabricação do etanol), a casquinha de soja, o farelo e o caroço de algodão, a cevada e a polpa cítrica).

Levando mais informações para nossos leitores, destacamos ainda, no quesito evolução genética, a raça de dupla aptidão Simental e suas ramificações, Simlandês e Simbrasil, que fazem bonito em muitas fazendas do País. Para completar o cardápio de temas desta edição, reportagens sobre botulismo, eficiência reprodutiva, enfezamento do milho, leite em Goiás e o uso do trigo como pasto e silagem, no Sul.

Fechando o leque de relevantes in­formações, nossa entrevistada é Mariana Brant, expert em qualidade do leite e diretora da consultoria +Leite, que presta assistência técnica a produtores de diversas regiões de Minas Gerais e do sul da Bahia.

Boa leitura, muita saúde e paz!

João Antônio dos Santos

Editor

EXPEDIENTE

Editor

João Antônio dos Santos
editor@baldebranco.com.br

Repórter

Erick Henrique
reporter@baldebranco.com.br

Edição de Arte

Casa da Arte
cdadesign.com.br

Colaboradores

Denis Teixeira Rocha
Gisele Dela Ricci
Glauco Rodrigues Carvalho
João César de Resende
Luiz H. Pitombo
Natália Grigol
Paulo do Carmo Martins
Pedro Arcuri
Rafael Ribeiro

Diretoria Comercial

Marianna Correa
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9-9975-6429

Representante comercial

Viviane Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953-6952

Assinaturas

Alessandra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (whatsapp)

Escritório central
(11) 99480-8631 wattsapp

Coordenação Administrativa

Cristhiane Melo
(11) 99480-8631
(11) 97028-5684

Edição: 19.000 exemplares

Assinatura anual: R$ 140,00
Exemplar atrasado: R$ 14,00

Autorizamos a reprodução total ou parcial de nossos artigos, desde que mencionada a fonte.

Os conceitos emitidos nos artigos assinados ou nos anúncios de publicidade são inteiramente de responsabilidade de seus autores, não traduzindo necessariamente a opinião da revista.

Balde Branco é uma publicação registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Imprensa (6º Ofício) sob nº 20963 de 12.01.90.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?