Em uma carta ao presidente Donald Trump, grupos da indústria de lácteos dos EUA disseram que as políticas comerciais protecionistas do Canadá são intencionalmente projetadas para bloquear as importações do país e violam diretamente o compromisso assumido no Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) e na OMC-Organização Mundial do Comércio.
Esta é a segunda carta que a indústria de lácteos dos EUA escreveu para Trump desde que foi eleito para o cargo, pedindo que ele aja sobre as políticas comerciais “inaceitáveis” do Canadá. Na carta, o setor alega que o Canadá já impõe “tarifas exorbitantes” sobre as importações e que apenas um acesso limitado ao mercado canadense é concedido pelo Nafta.
Os grupos de lácteos dos EUA delinearam e quantificaram o prejuízo que isso poderia ter para a economia dos EUA. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), US$ 1 bilhão de exportações de produtos lácteos dos EUA geram mais de 20 mil empregos para os americanos e quase US $ 3 bilhões na produção econômica.