Renato Andreotti
pesquisador da Embrapa Gado de Corte
“Realizamos pesquisas com o carrapato-do-boi nas diferentes regiões do Brasil, mostrando que existe estabilidade filogenética na população. O que observamos é que esse carrapato possui ramificações dentro de uma mesma população devido à influência do fluxo de comercialização de bovinos. Também estudamos a resposta imune das vacinas em bovinos e elas mostram uma identidade com o sistema imune em várias regiões do mundo. Além disso, existe uma estabilidade para o antígeno da vacina, o que nos faz concluir que é possível obter uma vacina global efetiva contra esses carrapatos, utilizando um único antígeno universal baseado no Bm86, por exemplo”
Alysson Paolinelli
engenheiro agrônomo, ex-ministro da Agricultura e um dos fundadores da Embrapa no fim dos anos 1960
“O endividamento rural está derrubando sonhos e planejamentos, instalando uma série de obstáculos alheios ao sucesso da colheita. O Brasil é o único grande produtor agrícola do mundo que ainda não tem seguro rural. Isso é uma distorção sem precedentes e responsável por tudo o que assistimos de mazelas. Tudo o que aconteceu recentemente no Sul e até no Centro-Oeste do País, em função de uma seca severa que trouxe um endividamento descomunal, para quem já estava bastante endividado”
Fábio Homero Diniz
analista da Embrapa Gado de Leite
“A ausência de dados a respeito da produção orgânica, nos diversos elos da cadeia, é o principal gargalo para o crescimento do setor no País. O Observatório do Leite Orgânico vai reunir, em uma única plataforma, dados e informações sistematizadas sobre a cadeia agroalimentar do leite orgânico. A expectativa é realizar uma ampla caracterização e um monitoramento territorial das fazendas orgânicas de leite, com dados sobre tamanho do rebanho, produtividade, ambiente e avaliação da eficiência dos sistemas”
Anderson Amendoeira Namen
doutor e professor em Engenharia de Sistemas pela Coppe/UFRJ
“A tecnologia se tornou a melhor saída para encurtar as distâncias, disseminar informações, otimizar o tempo, reduzir custos e reafirmar a capacidade empreendedora do produtor rural. Por outro lado, de um total de 5 milhões de propriedades rurais existentes no Brasil, cerca de 70% delas ainda não estão conectadas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, há um déficit muito grande de conectividade. Cerca de 97% dos produtores e gestores do campo têm celulares, quase 90% têm smartphones, mas isso não basta. Se quisermos informação em tempo real, precisamos de conectividade”
Christian Milani
gerente da Categoria Leite da Semex
“O mercado de inseminação artificial (IA) tem crescido
substancialmente, pois o nosso país é de aptidão leiteira, e nós temos um dos maiores rebanhos comerciais do mundo. Por isso, temos percebido que a tecnologia de IA vem para ajudar no aumento da produtividade. Contudo, a genética, sozinha, não faz o resultado, porque depende de manejo bem feito, alimentação de precisão, além de a parte sanitária estar em dia, para que possamos explorar ao máximo o potencial genético oferecido no mercado, independentemente da raça dos rebanhos leiteiros”
Todos os Direitos Reservados - Balde Branco © 2023
Personalidade Virtual