Frases - Digital Balde Branco

Tecnologia

Ale­xan­dre Rigon
pro­pri­e­tá­rio da Fazen­da Rigon, em São José do Cedro (SC), que tem um plan­tel de 63 vacas em lac­ta­ção orde­nha­das por robô

A orde­nha robo­ti­za­da supe­rou as nos­sas expec­ta­ti­vas, espe­ci­al­men­te em rela­ção à pro­du­ti­vi­da­de dos ani­mais. Aliás, a pro­du­ti­vi­da­de não está rela­ci­o­na­da ape­nas ao volu­me de lei­te, cuja orde­nha aumen­tou de 2 para 3 litros, em média, mas tam­bém com a saú­de do ani­mal, dimi­nuin­do o núme­ro de mas­ti­tes no plantel”

ILPF no leite

Wes­ley Lei­te Matos
enge­nhei­ro agrô­no­mo do Gru­po Matsuda

A ado­ção do sis­te­ma de ILPF é vis­ta como uma estra­té­gia que pro­por­ci­o­na a siner­gia entre pas­ta­gem, cul­tu­ras anu­ais e com­po­nen­tes flo­res­tais, favo­re­cen­do o aumen­to da pro­du­ção com cus­tos mais bai­xos, além de trans­for­mar a pro­pri­e­da­de eco­no­mi­ca­men­te viá­vel o ano todo. Esses resul­ta­dos são atri­buí­dos ao efei­to da pre­sen­ça de som­bra e, con­se­quen­te­men­te, do con­for­to tér­mi­co na área, tor­nan­do-se uma estra­té­gia posi­ti­va nes­se sis­te­ma de produção”

Reforma tributária

Rober­to Brant
pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to CNA, da Con­fe­de­ra­ção da Agri­cul­tu­ra e Pecuá­ria do Brasil

Reco­nhe­ce­mos a neces­si­da­de de uma refor­ma tri­bu­tá­ria, mas não pode­mos cri­ar inse­gu­ran­ça e tri­bu­tar seto­res que vêm obten­do um bom desem­pe­nho na eco­no­mia. Isso seria total­men­te con­tra­pro­du­cen­te e limi­ta­ria a expan­são, tra­zen­do menos cres­ci­men­to econô­mi­co e, con­se­quen­te­men­te, arre­ca­da­ção para o País”

Melhoramento genético

Dani­el K. Morei­ra
coor­de­na­dor do pro­gra­ma lei­te da Select Sires do Brasil

O aumen­to da pro­du­ti­vi­da­de e a lucra­ti­vi­da­de do reba­nho é obti­da por meio de alguns pila­res, entre eles a gené­ti­ca. É impor­tan­te que esse pilar seja con­sis­ten­te e que o tou­ro real­men­te trans­mi­ta para as filhas todo o poten­ci­al expres­so na pro­va. Essa trans­mis­são não está escri­ta em lugar nenhum por isso é impor­tan­te uti­li­zar­mos uma gené­ti­ca tra­di­ci­o­nal, uma mar­ca que tenha his­tó­ri­co de sucesso”

Nutrição

Lécio Quei­roz Soa­res
zoo­tec­nis­ta, mes­tre em For­ra­gi­cul­tu­ra e Pas­ta­gem e con­sul­tor téc­ni­co da Cer­ra­do­Pec Con­sul­to­ria Agropecuária

A ele­va­ção de pre­ços dos con­cen­tra­dos pro­tei­cos e ener­gé­ti­cos faz cres­cer a neces­si­da­de de pro­du­zir for­ra­gem de alta qua­li­da­de e com bom valor nutri­ti­vo, redu­zin­do o cus­to ali­men­tar sem dei­xar de lado o desem­pe­nho pro­du­ti­vo do rebanho”

Crescimento na pandemia

José Mau­ro Ber­to­li­ni
dire­tor comer­ci­al da Bime­da Brasil

No últi­mo ano, mes­mo no cená­rio atu­al de pan­de­mia, a Bime­da con­se­guiu cres­cer no mer­ca­do e aumen­tar a pro­du­ção. No mês de abril des­te ano, a empre­sa regis­trou um cres­ci­men­to de 40% em rela­ção a igual perío­do de 2020. Redo­bra­mos os cui­da­dos de higi­e­ne, cum­prin­do todos os pro­to­co­los sani­tá­ri­os. Na ver­da­de, já tínha­mos um cui­da­do rigo­ro­so, com todos os EPIs, exa­ta­men­te por ser­mos uma far­ma­cêu­ti­ca vete­ri­ná­ria. Des­sa manei­ra, não foi pre­ci­so fechar nenhu­ma linha de pro­du­ção e pude­mos aten­der os nos­sos cli­en­tes, com resul­ta­dos óti­mos e um cres­ci­men­to aci­ma do planejado”

Rolar para cima