Frases - Digital Balde Branco

Desafios do setor

Tere­sa Ven­dra­mi­ni
pre­si­den­te da Soci­e­da­de Rural Bra­si­lei­ra (SRB)

Os prin­ci­pais desa­fi­os dos pro­du­to­res rurais envol­vem capa­ci­ta­ção téc­ni­ca, tec­no­lo­gia, suces­são fami­li­ar e impor­tân­cia do asso­ci­a­ti­vis­mo. É pre­ci­so ter foco na ges­tão. Além dis­so, defen­de­mos a segu­ran­ça jurí­di­ca para os pro­du­to­res. A regu­la­ri­za­ção fun­diá­ria é pre­men­te, assim como a defe­sa do Códi­go Flo­res­tal. O agro não é vilão ambi­en­tal. Não con­si­go acei­tar a visão nega­ti­va do setor. Se há ile­ga­li­da­de, ela tem de ser com­ba­ti­da com a rigi­dez da lei”

Análise de NUL

Mar­cos EPP
pro­du­tor do muni­cí­pio de Pal­mei­ra (PR), Colô­nia Witmarsun

Há vári­os anos a Agro­pe­cuá­ria Régia vem fazen­do esse tipo de aná­li­se de NUL (nitro­gê­nio urei­co do lei­te), tan­to do tan­que, para fazer o moni­to­ra­men­to como um todo do lei­te, quan­to a aná­li­se de NUL por vaca/mês, den­tro do nos­so Con­tro­le Lei­tei­ro Ofi­ci­al. Em rela­ção aos bene­fí­ci­os, quan­do faço a aná­li­se indi­vi­du­al, eu con­si­go ava­li­ar melhor a die­ta de cada lote, fazer uma média de cada cate­go­ria e, com isso, con­si­go ava­li­ar se a die­ta des­ses ani­mais está ajus­ta­da. Uti­li­zo essa infor­ma­ção de NUL com os dados de gor­du­ra, por­cen­tu­al de pro­teí­na e a pro­du­ti­vi­da­de das vacas. Além dis­so, faço a ava­li­a­ção sema­nal do tan­que de pro­teí­na, ureia e gor­du­ra para moni­to­rar como anda o pro­ces­so nutri­ci­o­nal do rebanho”

Canal de convênios

Geral­do Bor­ges
pre­si­den­te da Abraleite

A Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Pro­du­to­res de Lei­te expan­de seu port­fó­lio de ser­vi­ços, ofe­re­cen­do aos seus asso­ci­a­dos uma rede de des­con­tos exclu­si­vos com empre­sas par­cei­ras dire­ta­men­te liga­das ao setor lác­teo. Esta é mais uma con­quis­ta que bene­fi­ci­a­rá dire­ta­men­te todos os pro­du­to­res de lei­te do País. Temos bus­ca­do sem­pre alter­na­ti­vas e for­mas de aten­der às neces­si­da­des da cadeia pro­du­ti­va do lei­te. Esta é mais uma moda­li­da­de de bene­fí­ci­os aos pro­du­to­res, bus­ca­mos envol­ver empre­sas que se rela­ci­o­nam dire­ta­men­te com o nos­so setor. Já temos agên­ci­as de publi­ci­da­de, assessorias/consultorias, cer­ti­fi­ca­do­ras, cur­sos, empre­sas de tec­no­lo­gia, de insu­mos e outros segmentos“ 

Importância do Agro 

Jor­ge Espa­nha
pre­si­den­te da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Mar­ke­ting Rural e Agro­ne­gó­cio (ABM­RA)

O agro­ne­gó­cio bra­si­lei­ro é essen­ci­al para man­ter empre­gos, garan­tir ren­da e ofer­ta de ali­men­tos, espe­ci­al­men­te em momen­tos desa­fi­a­do­res como este. O setor pro­du­ti­vo resul­ta da união de empre­sas, pro­du­to­res e enti­da­des que somam for­ças para supe­rar as adver­si­da­des e tra­ba­lham para colo­car comi­da na mesa das pes­so­as, além de expor­tar para mais de 150 países”