Frases - Digital Balde Branco

Touro Gir Leiteiro 

João Vicen­te Alves de Ávi­la
cri­a­dor e sele­ci­o­na­dor do AVLA Gir

Rece­bo feed­back de pro­du­to­res bra­si­lei­ros e de paí­ses como a Colôm­bia que uti­li­zam a gené­ti­ca de Gaba­ri­to AVLA em seus cru­za­men­tos com vacas Gir Lei­tei­ro e tam­bém com Holan­de­sas PO. Esses pecu­a­ris­tas dizem que as filhas des­se repro­du­tor estão apre­sen­tan­do exce­len­tes resul­ta­dos em ter­mos de pro­du­ti­vi­da­de. Tal retor­no dos cri­a­do­res é bas­tan­te satis­fa­tó­rio para nós”

Manifesto

Dar­lan Palha­ri­ni
secre­tá­rio-exe­cu­ti­vo do Sin­di­ca­to da Indús­tria de Lati­cí­ni­os do Rio Gran­de do Sul (Sin­di­lat), que pediu res­tri­ção ao uso do ter­mo lei­te em ali­men­tos de ori­gem vegetal

É essen­ci­al que, enquan­to o Bra­sil não tem uma regu­la­men­ta­ção apro­va­da para itens fabri­ca­dos de base vege­tal, o gover­no impo­nha limi­tes cla­ros que res­trin­jam o uso de ter­mos como lei­te, quei­jo e de outros deri­va­dos a pro­du­tos ori­gi­ná­ri­os de mamíferos” 

Remuneração

Hen­ri­que Bor­ges
geren­te de com­pras de lei­te da Danone

A inten­ção com o pro­gra­ma mais sóli­dos é aumen­tar a quan­ti­da­de de gor­du­ra e pro­teí­na no lei­te, tra­zen­do mais ganho para toda a cadeia (pro­du­tor, indús­tria e con­su­mi­dor). O prin­ci­pal obje­ti­vo do paga­men­to por sóli­dos é a melho­ria da qua­li­da­de da maté­ria-pri­ma. Por­que remu­ne­rar somen­te os bovi­no­cul­to­res por volu­me em litros sim­ples­men­te dei­xa de lado todos os nobres com­po­nen­tes do lei­te, que são lac­to­se, gor­du­ra e proteína” 

Conhecimentos e união

João Car­los Lei­te
pre­si­den­te da Aprocan

O peque­no pro­du­tor de lei­te e de quei­jo tem de bus­car infor­ma­ções e conhe­ci­men­tos per­ma­nen­te­men­te sobre novas tec­no­lo­gi­as, mer­ca­do, his­tó­ria do quei­jo, seus dife­ren­tes tipos, suas carac­te­rís­ti­cas nutri­ci­o­nais e os bene­fí­ci­os à saú­de. E mui­tís­si­mo impor­tan­te: se unir a outros pro­du­to­res numa asso­ci­a­ção para faci­li­tar a bus­ca de conhe­ci­men­tos e for­ta­le­cer a ati­vi­da­de em sua região”